Ora de volta a casa e após uma tentativa à bruta de abrir um dos meus dois motores M que berraram no AeP2, meti mão à obra com mais calma. Aqui ficam as fotos do interior e a descrição do processo de abertura.
Primeiro que tudo, tal como os motores de comboio 9V, a abertura só se pode fazer cortando o ABS. Aqueles encaixes que se vêem nas foto acima, servem para trancar as duas peças exteriores e têm que ser desbastados com um x-ato ou algo parecido. Neste caso como fiz uma tentativa à bruta as marcas notam-se muito mas para a próxima uso um x-ato de forma cirúrgica e acredito que o resultado seja mais limpinho.
Depois é ir desmontando as engrenagens planetárias e limpar tudo. Não usei lubrificante porque não tenho aquele de lítio que parece que é o único que não ataca o plástico. Com o motor cá fora, liguei-o à caixa de pilhas para confirmar se era ou não do motor. Funcionou à primeira. Caso necessário, pode-se entornar álcool lá para dentro e fazer rodar o eixo o que vai disolver sujidade que possa existir nos contactos internos (já fiz isto nos de 9v e resultou). Depois é voltar a montar tudo com calma e usar o parafuso da tampa para voltar a fechar o motor.
E pronto, poderei não o usar num moc onde seja muito forçado mas pode ir para o andrade ou para a roda gigante ou algo onde seja poupado a grandes esforços.