image/svg+xml

Autor Tópico: Reparação do motor PF-M  (Lida 3375 vezes)

nuno2500

  • Visitante
Reparação do motor PF-M
« em: 15 de Junho de 2011, 16:33:23 »
Ora de volta a casa e após uma tentativa à bruta de abrir um dos meus dois motores M que berraram no AeP2, meti mão à obra com mais calma. Aqui ficam as fotos do interior e a descrição do processo de abertura.





Primeiro que tudo, tal como os motores de comboio 9V, a abertura só se pode fazer cortando o ABS. Aqueles encaixes que se vêem nas foto acima, servem para trancar as duas peças exteriores e têm que ser desbastados com um x-ato ou algo parecido. Neste caso como fiz uma tentativa à bruta as marcas notam-se muito mas para a próxima uso um x-ato de forma cirúrgica e acredito que o resultado seja mais limpinho.


Depois é ir desmontando as engrenagens planetárias e limpar tudo. Não usei lubrificante porque não tenho aquele de lítio que parece que é o único que não ataca o plástico. Com o motor cá fora, liguei-o à caixa de pilhas para confirmar se era ou não do motor. Funcionou à primeira. Caso necessário, pode-se entornar álcool lá para dentro e fazer rodar o eixo o que vai disolver sujidade que possa existir nos contactos internos (já fiz isto nos de 9v e resultou). Depois é voltar a montar tudo com calma e usar o parafuso da tampa para voltar a fechar o motor.


E pronto, poderei não o usar num moc onde seja muito forçado mas pode ir para o andrade ou para a roda gigante ou algo onde seja poupado a grandes esforços.



 

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #1 em: 15 de Junho de 2011, 16:54:21 »
Algumas perguntas:

O motor funcionava, ainda que mal, quando o retiraste do MOC?

O motor não funcionava apenas por acumulação de sujidade?

Após reparação dirias que em percentagem qual a performance do motor daqui para a frente?

Obrigado pelas imagens e dos passos que seguiste, és realmente o Sr Engenhocas  ;D
This is Comunidade 0937!!!

nuno2500

  • Visitante
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2011, 17:05:15 »
Algumas perguntas:

O motor funcionava, ainda que mal, quando o retiraste do MOC?

O motor não funcionava apenas por acumulação de sujidade?

Após reparação dirias que em percentagem qual a performance do motor daqui para a frente?

Obrigado pelas imagens e dos passos que seguiste, és realmente o Sr Engenhocas  ;D


LOL Pareces um médico  ;)


O motor ficou completamente parado no AeP2. Não sei a razão mas acredito na acomulação do pó ou pó do desgaste das gears nos contactos. Por outro lado como é um sistema de  engrenagens planetárias fechado, pode acumular esse pó ou sujidade lá dentro e impedir o rodar das seis gears pequenas. Agora estou a abrir um que roda mas tem muito pouca força. Quando souber o resultado digo qualquer coisa.


O que já reparei, parece ter a mesma força quando o tento parar à mão apertando um eixo. Vamos ver com o tempo.
 

nuno2500

  • Visitante
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2011, 17:31:36 »
Ora bem, o segundo motor M que abri hoje funcionava mas lento e sem força. Segui o processo que descrevi no início do tópico e abri-o. Verifiquei que o motor fora da caixa e ligado a pilhas rodava lento na mesma. Estes motores são muito semelhantes aos dos carrinhos das pistas de slot (não dos profissionais) dos quais eu ja tenho algum conhecimento do interior de quando era puto. Decidi abri-lo e vejam o estado dos contactos do motor:









O algodão não engana:





Atenção que estes contactos são muito finos e frágeis. É necessário muita calma e na dúvida não forçar.





No processo de fechar o motor é necessário muito cuidado para o eixo entrar entre os dois contactos e não os empurrar o que os iria danificar.




Já está a funcionar, penso que senão normalmente, de forma a ter uso.








Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #4 em: 15 de Junho de 2011, 17:50:53 »

Não queres passar isto para a wiki e/ou para o Helpdesk ?

Grande tutorial :)
Nine

nuno2500

  • Visitante
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #5 em: 15 de Junho de 2011, 18:01:28 »

Não queres passar isto para a wiki e/ou para o Helpdesk ?

Grande tutorial :)


Se calhar fica melhor no helpdesk não? Hoje já não tenho tempo mas dentro de dias farei algo para o helpdesk e depois vou linkar no eurobricks.

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #6 em: 15 de Junho de 2011, 18:13:15 »

Não queres passar isto para a wiki e/ou para o Helpdesk ?

Grande tutorial :)


Se calhar fica melhor no helpdesk não? Hoje já não tenho tempo mas dentro de dias farei algo para o helpdesk e depois vou linkar no eurobricks.


A vantagem da wiki era poder ser atualizada com o tempo, é mais fácil do que no fórum.

Chegou-se a falar nisso, criar um secção para tutoriais na wiki, mas penso que não chegou a ir para a frente.
Nine

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #7 em: 15 de Junho de 2011, 18:17:59 »
Bom trabalho Nuno. Tu és mesmo o gajo das engenhocas. Um dia destes ainda partilho contigo umas ideias que fervilham na minha cabeça...

Onde quer que seja colocado, convém reorganizar tudo no mesmo testo e, de preferência, remover as referências à primeira pessoa.  ;)

Se for para a Wiki, pergunta se tiveres alguma dúvida. Se for para o fórum, podes responder mesmo neste tópico e eu depois movo para o helpdesk.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #8 em: 15 de Junho de 2011, 23:31:42 »
Definitivamente deveria de estar nos dois locais para que não seja esquecido nem num lado nem noutro.
Quando tivermos algo avariado, falamos com o Nuno :) S
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #9 em: 16 de Junho de 2011, 00:02:47 »
Dois locais não! Isso é meio caminho andado para as informações ficarem incoerentes em pouco tempo.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #10 em: 16 de Junho de 2011, 00:07:47 »
Dois locais não! Isso é meio caminho andado para as informações ficarem incoerentes em pouco tempo.

Isto é um tópico que vai ser actualizado?
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #11 em: 16 de Junho de 2011, 00:09:56 »
Dois locais não! Isso é meio caminho andado para as informações ficarem incoerentes em pouco tempo.

Isto é um tópico que vai ser actualizado?

Não sei! Mas se for começam logo as incoerências.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #12 em: 16 de Junho de 2011, 00:12:11 »
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #13 em: 16 de Junho de 2011, 09:40:35 »
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.

Um tópico fixo no Helpdesk com um link para os tutoriais da wiki.
Nine

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: Reparação do motor PF-M
« Responder #14 em: 17 de Junho de 2011, 08:29:34 »
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.

Um tópico fixo no Helpdesk com um link para os tutoriais da wiki.

Isso!
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"