Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: [Qualidade] Brick 1x1  (Lida 603 vezes)

hugosantos

• Moderador
[Qualidade] Brick 1x1
« em: 25 de Agosto de 2011, 01:58:43 »
Olá a todos,

Tenho vindo a observar a produção e qualidade da peça 3005 Brick 1x1 e ando insatisfeito. Passo a explicar, as peças antigas que possuo de facto não me posso queixar muito porque já têm uns anos, mas estão grande parte delas com fissuras, sendo que todas as peças rachadas apresentam o mesmo tipo de fissura que começam na parte inferior do brick sempre a meio das paredes laterais e que em certas peças vão quase até à aresta superior...  >:(

Ora isto seria "compreensível" em peças que têm mais de 10 anos...

Qual não é a minha surpresa quando começo a detectar este fenómeno em peças recentes, ou seja, peças de sets que saíram há menos de um ano...  sim, é verdade...

Comparei peças do mesmo tipo que tenho antigas com as recentes e noto que na base são diferentes apesar de acabarem por vir a ter o mesmo "defeito" sendo a diferença a de que as 3005 "novas" não têm a base da parede uniforme, isto é, possuem um sulco, ainda que ligeiro, na zona mais próxima do interior oco do brick. Quanto à espessura das paredes do brick fico com dúvidas se as peças mais recentes não serão mais finas, mas aí não se confirma assim tão facilmente (?).

Estas fissuras, notam-se principalmente quando se empilham bricks uns nos outros, coisa que por norma faço não só para organizar-me enquanto construo como também por questões de arrumação. Tal hábito não creio que deverá comprometer a peça uma vez que esta foi feita para isso mesmo, ser empilhada.

Neste momento não tenho hipótese de tirar fotografias com calma para explicar isto mais facilmente, mas amanhã tentarei fazê-lo assim como apresentar a minha reclamação junto da LEGO Direct porque não foram assim tantas peças no mesmo set, foram mesmo 7 (1x White e 6x DBG)...

Gostaria de saber se o mesmo aconteceu com algum de vocês? É que fora este tipo de peça apenas nos bricks ou plates modified com clips é que por vezes detecto fissuras, mas nesses compreendo e sei que a marca melhorou os moldes da peça reforçando-a.

Americo Verde

• Moderador
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
Re: [Qualidade] Brick 1x1
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2011, 08:38:00 »
Olá a todos,

Tenho vindo a observar a produção e qualidade da peça 3005 Brick 1x1 e ando insatisfeito. Passo a explicar, as peças antigas que possuo de facto não me posso queixar muito porque já têm uns anos, mas estão grande parte delas com fissuras, sendo que todas as peças rachadas apresentam o mesmo tipo de fissura que começam na parte inferior do brick sempre a meio das paredes laterais e que em certas peças vão quase até à aresta superior...  >:(

Ora isto seria "compreensível" em peças que têm mais de 10 anos...

Qual não é a minha surpresa quando começo a detectar este fenómeno em peças recentes, ou seja, peças de sets que saíram há menos de um ano...  sim, é verdade...

Comparei peças do mesmo tipo que tenho antigas com as recentes e noto que na base são diferentes apesar de acabarem por vir a ter o mesmo "defeito" sendo a diferença a de que as 3005 "novas" não têm a base da parede uniforme, isto é, possuem um sulco, ainda que ligeiro, na zona mais próxima do interior oco do brick. Quanto à espessura das paredes do brick fico com dúvidas se as peças mais recentes não serão mais finas, mas aí não se confirma assim tão facilmente (?).

Estas fissuras, notam-se principalmente quando se empilham bricks uns nos outros, coisa que por norma faço não só para organizar-me enquanto construo como também por questões de arrumação. Tal hábito não creio que deverá comprometer a peça uma vez que esta foi feita para isso mesmo, ser empilhada.

Neste momento não tenho hipótese de tirar fotografias com calma para explicar isto mais facilmente, mas amanhã tentarei fazê-lo assim como apresentar a minha reclamação junto da LEGO Direct porque não foram assim tantas peças no mesmo set, foram mesmo 7 (1x White e 6x DBG)...

Gostaria de saber se o mesmo aconteceu com algum de vocês? É que fora este tipo de peça apenas nos bricks ou plates modified com clips é que por vezes detecto fissuras, mas nesses compreendo e sei que a marca melhorou os moldes da peça reforçando-a.

Manda-me fotos da peça se faz favor para enviar para o Dep. de Qualidade e ver o que eles nos podem dizer sobre isso.

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2011, 09:15:52 »
Que cena...

Podes colocar aqui também uma foto do que falas? É que tenho ideia que nenhum dos meus bricks 1x1, actuais e com 20 anos, têm fissuras como falas.

hugosantos

• Moderador
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2011, 10:16:19 »
Como referi, mais logo trato disso, ontem a noite não tive tempo nem luz para fotografar como queria, até para acompanhar o meu texto de reclamação que vou enviar à LEGO.

Américo, eu posto sempre aqui e mando para a LEGO Customer Direct email, mas depois mando-te as fotos também.

Americo Verde

• Moderador
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
« Responder #4 em: 25 de Agosto de 2011, 10:18:00 »
Como referi, mais logo trato disso, ontem a noite não tive tempo nem luz para fotografar como queria, até para acompanhar o meu texto de reclamação que vou enviar à LEGO.

Américo, eu posto sempre aqui e mando para a LEGO Customer Direct email, mas depois mando-te as fotos também.

Não disse o contrário... :) mas isso também serve para a TLG :)

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2011, 13:27:29 »
Acho que isso aconteceu-me uma ou duas vezes e nem dei muita atenção.
normalmente esse tipo de problemas aparecem mais nas minifigs (como uma da nova millennium que tinha uma fissura pouco depois de sair da caixa) e nas headlight.

BrunoSilva13

• .....
  • O MecCo... só demorei meia hora!
« Responder #6 em: 25 de Agosto de 2011, 14:00:47 »
Também tenho bricks 1x1 com mais de 20 anos e que eu tenha dado por isso não notei nenhuma fissura, e nos novos também não, mas irei tomar mais atenção a isso.   ^:)^
Preservar e não esquecer o passado é a melhor forma de entender o presente e perspectivar o Futuro.

eskeleto532

• ..
  • *
  • Amante de BIONICLE até ao fim
    • Grandes Arquivos BIONICLE
« Responder #7 em: 25 de Agosto de 2011, 20:31:34 »
Isso pode não importar muito para que usa system, mas as 'Ball-Socket' de BIONICLE sofrem muito de rachadelas, principalmente as de 2008-2010, que são particularmente frágeis e só podem ser montada uma única vez sem partir, enquanto as de 1999-2006 não sofrem disso sendo muito raro acontecer algo do género. Felizmente a LEGO já melhorou isso em 2011, as 'Ball-Socket' podem ser montadas e desmontadas livremente sem perderem resistência.

hugosantos

• Moderador
« Responder #8 em: 25 de Agosto de 2011, 23:17:06 »
Tal como tinha prometido venho aqui mostrar as fotos do que estive a descrever ontem. As fotos estão com um tamanho maiorzito para que sejam perceptíveis as fissuras de que falava. Realço que os bricks formato novo são originários de um set que saiu há menos de um ano e os bricks formato antigo têm em média mais de 10 anos avontade.

Foto Geral: à esquerda peças formato novo, à direita formato antigo

Pormenor Formato Antigo

Pormenor Formato Novo

Foto Geral: à esquerda formato antigo e à direita formato novo

Comparação entre novo (esquerda) e antigo (direita)

Alguém observou este comportamento nas vossas peças?

Mais fotos no Flickr

Nota: Apesar de não ser evidente nos bricks novos, todos eles têm fissuras, mas através de fotografia não foi fácil transmiti-lo com excepção da foto que coloquei neste post.

ups

• Moderador
« Responder #9 em: 25 de Agosto de 2011, 23:49:46 »
As peças nos sets novos, estavam montados no set original quando notaste isso? Ou só notaste nas arrumações.

Estou a ponderar se a fissura teria sido criada devido a uma posição em stress  quando montada.
Fundador da Comunidade0938!

hugosantos

• Moderador
« Responder #10 em: 25 de Agosto de 2011, 23:57:16 »
As peças nos sets novos, estavam montados no set original quando notaste isso? Ou só notaste nas arrumações.

Estou a ponderar se a fissura teria sido criada devido a uma posição em stress  quando montada.

As peças novas são 7 bricks... Notei quando estava a separar as peças por tipos e como costumo juntar as peças quando tenho tempo reparei logo naquela em DBG que salta a vista até na foto se destaca... grande rachadela  ^:)^

Mesmo que a peça esteja montada num set, fico muito desiludido que peças de um set com menos de um ano fiquem assim... de certeza que não é esta a qualidade que a LEGO pretende dar ao seu produto.

Tal como eles dizem os bricks podem ser empilhados "over and over again" e são compatíveis com todas as outras peças... no entanto ao terem fissuras esqueçam o clutch power...

hugosantos

• Moderador
« Responder #11 em: 29 de Agosto de 2011, 09:01:23 »
Como seria de esperar já obtive feedback da LEGO Direct dizendo que me vão enviar peças de substituição, sempre irrepreensível neste aspecto.

No entanto, vejam lá se também têm peças com este problema aí em casa e digam.

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #12 em: 29 de Agosto de 2011, 09:28:36 »
Ultimamente durante a desmontagem de sets ou MOCs não tenho encontrado problemas do génerp. Mas sim, ficarei atento ;D

nunofilipe72

• .....
« Responder #13 em: 29 de Agosto de 2011, 09:45:38 »
Não tem a ver com a menor espessura das paredes dos bricks???

Lembro-me que li algures sobre isso !     ???

hugosantos

• Moderador
« Responder #14 em: 29 de Agosto de 2011, 09:47:38 »
Não me parece que seja pela espessura porque como podes ver pelas fotos tenho desses casos em ambos os formatos, sendo que as peças mais antigas em maior quantidade. No entanto, tenho peças antigas que estão impecáveis.