KurtSoares, As caixas que tenho em falta são exactamente as dos modelos que comprei já fora do tempo. o 853, é uma réplica, peças novas algumas usadas como as dobradiças dos bancos mas quase sempre em bom estado. 98% do carro são peças novas, o manual é usado mas por acaso está em muito bom estado.
No caso do 8860, tive mesmo de fazer um restauro grande. Peças com marcas de dentes, cinzentos descolorados... enfim, um caos! Tentei respeitar o facto das peças antigas não terem aquelas pequenas furações dos bricks novos. Tentei e consegui arranjar e substituir todas as peças danificadas,(já para não falar de duas horas a lavar peças uma a uma com uma escova pequena), elásticos, etc...
No caso do 8865, tive muita sorte, o modelo vinha impecável mesmo, sem marcas de dentes, nada, foi so lavar!
No caso do 8880, bem, esse foi o meu primeiro carro. Comprei-o quando fiz 18 anos. Montei e deixei ao ar, por cima da minha cama, cerca de 8 anos.
Não sei porque mas é um facto, os brancos deste modelo em particular, são por demais sensíveis á luz. Nem falo de uma exposição directa, falo apenas de apanhar luz do dia, sejam lá os ultravioletas ou radiação cósmica. Nas fotos do bricklink que deixei em anexo, podes reparar nos bancos, mais parecem a cor "tan", nem falo das jantes!
Tentei comprar peças brancas para substituir, mas o preço de certas peças é absolutamente proibitivo e no caso das jantes, ou são novas, ou então a maioria está amarelecida. Tenho aquela peça da caixa de velocidades e algumas outras mas basta que tenham estado á luz e de certo vão estar amarelecidas, umas mais, outras menos.
Como o carro foi o primeiro, decidi manter as peças assim, a idade é um posto e ás tantas gasto mais 40 euros entre peças e jantes. Enfim, tentei lavar, passar álcool, fiz experiências com tinta, raspar com uma lâmina, passar lixa de água (entenda-se, em outras peças que não estas, claro) mas de nada valeu. O plástico tem "algo" de organico e uma vez alterado, parece ficar gravado no "adn" da peça. Sei que parece treta mas acabei por me afeiçoar á cor e respeito-a.
No caso do 8860, não era meu de origem, nem tem brancos e ai sim, mudei tudo o que havia para mudar. Pensando bem, talvez seja por isso que os carros ou são vermelhos, ou pretos, mas nunca mais a lego fez nenhum deles com brancos...
No caso do 8448, foi o ultimo que não comprei quando saiu, faltam-me os autocolantes, e a caixa mas os mais baratos que vi andam na casa dos 40 euros e as caixas, idem, para mim , não vale a pena e não posso gastar esse valor. Tinha peças usada mas mudei aquelas que são pneumáticas mas também tem molas, estavam partidas.
De resto, são modelos meus de origem, não volto a deixar passar um sem comprar. Quando saiu o Enzo, fiquei na dúvida se comprava ou não por não ser Technic mas hoje acho que fiz bem. Vejo-os á venda por preços proibitivos!
Resumo, infelizmente não conheço nada que mude um branco que já seja amarelecido ou quase "tan".

é o peso da idade.
Francisco, obrigado, eu tambem acho que se conseguir um ou outro bom exemplar das caixas, que o compro.

a ver vamos. O pior mesmo é que isto nunca baixa de preço, é sempre mais e mais, ou então se são baratas, estão seriamente danificadas. Enfim...
Cumps