image/svg+xml

Autor Tópico: [Discussão] Fábrica LEGO na China  (Lida 4298 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Discussão] Fábrica LEGO na China
« em: 20 de Março de 2013, 07:47:23 »
Via Brickset: http://www.brickset.com/news/article/?ID=6019

Antes de mais, sim, há peças LEGO que são fabricadas na China actualmente. Nomeadamente os minifigs coleccionáveis, porta-chaves entre outros.
No entanto isso acontece em fábricas sub-contratadas para o efeito.

A novidade disto é que agora a LEGO vai ter a sua própria fábrica em território chinês.. que em princípio irá fabricar para abastecer o mercado asiático, um pouco como acontece com a fábrica mexicana.

O que acham disto?

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #1 em: 20 de Março de 2013, 09:24:54 »
Acho bem, se as peças que lá forem fabricadas forem distribuídas por lá, pode ser que não se misturem com as fabricadas nas instalações não chinesas que considero que resultam num melhor produto final.

Em termos de estabilidade da marca acho óptimo porque como tenho vindo a dizer o mercado asiático tem tido muita atenção por parte da LEGO. Facilmente se percebe que é um mercado com grande potencial de crescimento ao nível das vendas e expansão do brinquedo LEGO.
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #2 em: 20 de Março de 2013, 09:51:07 »
Acho bem, se as peças que lá forem fabricadas forem distribuídas por lá, pode ser que não se misturem com as fabricadas nas instalações não chinesas que considero que resultam num melhor produto final.
(...)

Por muito que a LEGO diga isso (e duvido que ao dizer seja 100% verdade), não há maneira de garantir a estanquidade do sistema. O comércio via net (Bricklink, eBay ou outros) vai "misturar" as peças e sets em três tempos.

nuno2500

  • Visitante
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #3 em: 20 de Março de 2013, 11:03:06 »
Sinais dos tempos. A China é grande e trabalha (ainda) a amendoins. Por agora confio na LEGO para não fazer disto um desastre. Vamos ver.

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #4 em: 20 de Março de 2013, 12:16:56 »
Para mim, o grande problema da China, será a mão de obra barato, que por vezes implica não qualificada (ou altamente qualificada), pois eles fazem qualquer coisa só para ficarem com o "negocio"! Outra questão será as fugas de informação! Isso vesse no caso da Apple e afins!! O dia em que a China começe a ter mão de obra mais qualificada ou a dar mais direitos aos trabalhadores vai-se tormar um pais "tipo europeu", como tal, vai perder o poderio !!

nuno2500

  • Visitante
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #5 em: 20 de Março de 2013, 12:54:03 »
Mas a decisão de colocar o produto no mercado cabe à LEGO. Não acredito que o que estamos a conversar não tenha sido ponderado por eles. Aguardo para ver. Se correr mal, não será por desconhecimento da realidade chinesa. Aguardemos...

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #6 em: 20 de Março de 2013, 12:59:35 »
Bem, apesar de reconhecer que se nota bem quando uma peça LEGO é fabricada na Europa e na China, reconheço que ambas estão a léguas da concorrência em termos de qualidade.
Pelo que percebi, as diferenças até nem estão no processo de fabrico, mas no próprio ABS (matéria prima) utilizado no fabrico de peças na China.

Por isso acredito que o "problema" irá persistir e no futuro teremos que conviver com peças de qualidade diferente. No fundo já o fazemos, visto que a questão dos vários tons dentro de uma mesma cor é um problema recente (últimos 10 anos?) e o pessoal continua a comprar LEGO.

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #7 em: 20 de Março de 2013, 13:08:26 »
Bem, apesar de reconhecer que se nota bem quando uma peça LEGO é fabricada na Europa e na China, reconheço que ambas estão a léguas da concorrência em termos de qualidade.
Pelo que percebi, as diferenças até nem estão no processo de fabrico, mas no próprio ABS (matéria prima) utilizado no fabrico de peças na China.

Por isso acredito que o "problema" irá persistir e no futuro teremos que conviver com peças de qualidade diferente. No fundo já o fazemos, visto que a questão dos vários tons dentro de uma mesma cor é um problema recente (últimos 10 anos?) e o pessoal continua a comprar LEGO.

Sim, concordo plenamente! Com o tempo as peças chinesas vão-se misturar com as outras!!!  Creio que depois vai surgir a dúvida entre uma peça chinesa e uma "falsificada""

dcanotilho

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1014
  • O Carrasco de Dead Gulch
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #8 em: 20 de Março de 2013, 17:08:33 »
Bem as Tablets e iCenas são todos feitos na china e ninguem se queixa muito disso pois as marcas exigiram standards de qualidade americanos e europeus.  Talvez uma fabrica lego gerida por alguem da lego e não subcontratada consiga fazer um trabalho similar aos das fábricas europeias  :)

Não creio também que a marca queira cair em erros de falha de produção ou "cutting corners". Aliás a LEGO tem o sucesso e qualidade que tem porque não comete exactamente esses erros creio eu. É marca única, e de confiança ;)

(editado conforme sugestão do Hugo)
« Última modificação: 20 de Março de 2013, 17:20:33 por dcanotilho »
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #9 em: 20 de Março de 2013, 17:16:10 »
 o_0 "icenas"... cheguei lá, mas tenta escrever de forma a que se perceba directamente a tua opinião.

Quanto aos standard de qualidade Europeus vs Americanos são bem diferentes em várias áreas...

E quanto a erros a LEGO já cometeu vários devido à produção "made in china"... e até distingue bem os produtos que são feitos lá com os das outras fábricas, basta verificar que usam LEGO IDs distintos para peças de moldes semelhantes.
This is Comunidade 0937!!!

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #10 em: 20 de Março de 2013, 18:57:46 »
(...) basta verificar que usam LEGO IDs distintos para peças de moldes semelhantes.

Explica-me lá essa tua teoria? Fiquei curioso....  ::)

Thebicyclestory

  • ..
  • *
  • Mensagens: 63
  • Leg Godt with punctured ABS!
    • Flickr
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #11 em: 20 de Março de 2013, 21:10:23 »
Se for esse o caso a LEGO® passará a ser mais um produto Made in China ^:)^

Esperemos que isso não aconteça... :-\
Filipe Rocha - LEGO Technic®

nuno2500

  • Visitante
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #12 em: 20 de Março de 2013, 22:29:11 »
Se for esse o caso a LEGO® passará a ser mais um produto Made in China ^:)^

Esperemos que isso não aconteça... :-\
Nem sei bem o que comentar. O que dizes é uma grande disparate. Gostava de saber qual é a informação que tens que te leve a afirmar uma coisa dessas. Não pode ser apenas porque se fala da instalação de uma fábrica na Ásia. Certamente saberás algo que nós não sabemos.

Thebicyclestory

  • ..
  • *
  • Mensagens: 63
  • Leg Godt with punctured ABS!
    • Flickr
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #13 em: 20 de Março de 2013, 23:04:56 »
Eu também não percebo a tua dúvida ???
Filipe Rocha - LEGO Technic®

nuno2500

  • Visitante
Re: [Discussão] Fábrica LEGO na China
« Responder #14 em: 21 de Março de 2013, 02:18:08 »
Eu também não percebo a tua dúvida ???
Temos pena  ^:)^