image/svg+xml

Autor Tópico: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização  (Lida 3788 vezes)

nuno2500

  • Visitante
[MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« em: 03 de Abril de 2013, 00:15:51 »
Usando as imagens da review do eurobricks, fiz uma proposta de motorização do 79111. A prioridade foi manter a estética o mais próximo do original possível. Perde-se apenas a funcionalidade da porta que salta. O autocolante (sabemos que é importante) pode na mesma ser colado por dentro mas nos bricks. As fichas PF tramam tudo com aquele bocado que sai dos 2x2. Bem, segundo o LDD, cabe lá tudo. As portas de correr fornecem a largura interior extra necessária às ligações. Agora só falta o set para testar.

LDD file: CLICK







« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 00:20:14 por nuno2500 »

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #1 em: 03 de Abril de 2013, 09:25:38 »
Só uma pergunta: a motorização utilizada é igual à do 7938 ?!

Em caso afirmativo o motor iria nas rodas de que elemento?

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #2 em: 03 de Abril de 2013, 09:35:23 »
Boa Nuno!  ;)
This is Comunidade 0937!!!

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #3 em: 03 de Abril de 2013, 11:29:14 »
Só uma pergunta: a motorização utilizada é igual à do 7938 ?!
Em caso afirmativo o motor iria nas rodas de que elemento?
Aqui o motor está debaixo da carruagem, sim é o motor igual ao do 7938. Segundo os meus cálculos (e do LDD) cabe tudo lá dentro. O fio que alimenta o motor passa por baixo da caixa de pilhas (aqui simulada com uma pilha de bricks com 4x4x8).
 

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #4 em: 03 de Abril de 2013, 11:45:27 »
Só uma pergunta: a motorização utilizada é igual à do 7938 ?!
Em caso afirmativo o motor iria nas rodas de que elemento?
Aqui o motor está debaixo da carruagem, sim é o motor igual ao do 7938. Segundo os meus cálculos (e do LDD) cabe tudo lá dentro. O fio que alimenta o motor passa por baixo da caixa de pilhas (aqui simulada com uma pilha de bricks com 4x4x8).

Muito à justa e com os fios muito bem arrumados, à 1ª vista também me parece possível. O motor (que é bem feio) ficou bem disfarçado.
Acho que vou seguir a tua proposta para o comboio que construí. O facto de ter posto o motor nas rodas da frente da locomotiva fazia com que patinasse quando aumentava a velocidade. Entretanto, tive que enxertar o interior frontal da locomotiva com bricks (e até imans lego) para aumentar o peso.

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #5 em: 03 de Abril de 2013, 11:51:57 »
Erro de principiante...  :P



Como se pode ver o motor é horrível. Se o mudar para uma carruagem, melhora o funcionalismo e permite melhorar bastante a estética da locomotiva.




« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 12:05:24 por Jotabe »

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #6 em: 03 de Abril de 2013, 12:04:31 »
 :D
This is Comunidade 0937!!!

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #7 em: 03 de Abril de 2013, 12:08:51 »
Se aumentar este Caboose em 4 bricks de comprimento, permite fazer algo parecido. Tenho é sérias dúvidas se um Caboose tão comprido não fica algo contra natura  ???



Outra opção seria ir na carruagem de passageiros mas aí teria o problema de se verem as peças através das janelas...


0937 superfan

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 6900
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • Flickr
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #8 em: 03 de Abril de 2013, 12:13:22 »
Se aumentar este Caboose em 4 bricks de comprimento, permite fazer algo parecido. Tenho é sérias dúvidas se um Caboose tão comprido não fica algo contra natura  ???



Outra opção seria ir na carruagem de passageiros mas aí teria o problema de se verem as peças através das janelas...



Podes sempre colocar cortinas!  ;)

2Fs

  • ...
  • **
  • Mensagens: 411
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #9 em: 03 de Abril de 2013, 12:17:16 »
Nuno, como percebo muito pouco ou quase nada sobre o assunto, fiquei com a dúvida, como o sensor IR fica no interior da carruagem, as janelas são suficientes para o sensor aceitar as ordens do comando? Ou será necessário colocar o sensor mais acima integrando-o no tecto?
Fernando Fernandes

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #10 em: 03 de Abril de 2013, 12:19:51 »
Se aumentar este Caboose em 4 bricks de comprimento, permite fazer algo parecido. Tenho é sérias dúvidas se um Caboose tão comprido não fica algo contra natura  ???



Outra opção seria ir na carruagem de passageiros mas aí teria o problema de se verem as peças através das janelas...



Podes sempre colocar cortinas!  ;)

Entre construir e construir não me sobra muito tempo para o crochet e para o tricot...  :D

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #11 em: 03 de Abril de 2013, 12:43:22 »
Nuno, como percebo muito pouco ou quase nada sobre o assunto, fiquei com a dúvida, como o sensor IR fica no interior da carruagem, as janelas são suficientes para o sensor aceitar as ordens do comando? Ou será necessário colocar o sensor mais acima integrando-o no tecto?

A motorização é feita com:

87574c01

58123c01

87513c01

64227

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #12 em: 03 de Abril de 2013, 13:58:01 »
Nuno, como percebo muito pouco ou quase nada sobre o assunto, fiquei com a dúvida, como o sensor IR fica no interior da carruagem, as janelas são suficientes para o sensor aceitar as ordens do comando? Ou será necessário colocar o sensor mais acima integrando-o no tecto?
Bem visto. Como dei prioridade a manter o set inalterado, optei por esta solução escondida. O sensor aceita as ordens, claro que ficamos mais limitados ao ângulo/raio de alcance. O sensor no tecto não fica com a parte preta centrada pois tem que ser colocado de lado em relação ao comprimento da carruagem por causa do espaço das fichas PF que não podem ficar viradas para a caixa de pilhas ou os bricks de topo. Também se pode abrir ligeiramente a porta lateral, o que dará mais ângulos de operação ao comando. Claro que poderá não dar para estar longe a comandar, também vai depender das superfícies reflectoras em volta.

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #13 em: 03 de Abril de 2013, 13:58:32 »
Nuno, como percebo muito pouco ou quase nada sobre o assunto, fiquei com a dúvida, como o sensor IR fica no interior da carruagem, as janelas são suficientes para o sensor aceitar as ordens do comando? Ou será necessário colocar o sensor mais acima integrando-o no tecto?

A motorização é feita com:

87574c01

58123c01

87513c01

64227
Certo.

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOD] [LDD] 79111 - proposta de motorização
« Responder #14 em: 03 de Abril de 2013, 14:10:17 »
Se aumentar este Caboose em 4 bricks de comprimento, permite fazer algo parecido. Tenho é sérias dúvidas se um Caboose tão comprido não fica algo contra natura  ???



Outra opção seria ir na carruagem de passageiros mas aí teria o problema de se verem as peças através das janelas...



Podes sempre colocar cortinas!  ;)

Entre construir e construir não me sobra muito tempo para o crochet e para o tricot...  :D


Jotabe, podes tentar a opção de fazer um tender com a caixa de pilhas lá dentro, e motorizado da forma que eu propus para o 79111. O IR ficaria na locomotiva (isso obrigaria a dois fios entre a locomotiva e o tender).