Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: [Ajuda] Escala Minifig  (Lida 1252 vezes)

BionicDroid

• ...
  • **
[Ajuda] Escala Minifig
« em: 29 de Setembro de 2006, 03:55:38 »
Alguém me pode explicar a escala minifig (Lego Minifig Scale) em que medidas temos de nos basear para construir por ex: altura de  compartimentos,  janelas , portas, etc.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 03:57:51 por BionicDroid »
Carlos Ribeiro

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Ajuda] Escala Minifig
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2006, 04:25:02 »
Alguém me pode explicar a escala minifig (Lego Minifig Scale) em que medidas temos de nos basear para construir por ex: altura de  compartimentos,  janelas , portas, etc.

Acho que posso.
A escala minifig é baseada, tal como o nome indica, na Minifig.
Esta tem um envelope1 de cerca de 3,5 studs por 13 plates (largura x altura). Por comodidade, as portas LEGO têm uma altura de 5 bricks = 15 plates, e largura de 4 studs, o que se adequa à minifig.

No interior dos edifícios, o pé direito (PD) dos compartimentos deve em parte ser ditado pela profundidade do edifício; assim, para uma casa normal dos anos 80, em que os compartimentos tinham uma profundidade de 6 studs até à fachada, um PD de 6 bricks bastaria para movimentar um minifig no interior. Já no caso de edifícios maiores, quer seja pela imponência que devem ter, quer pela comodidade de acesso ao interior, o PD pode e deve ser maior; não são de excluir as sobrelojas, por vezes até dão um toque interessante.
Por norma, considero um PD mínimo de 6 bricks.

As janelas (4s x 3b) são normalmente colocadas a 2 bricks de distância do chão, mas isto não é de todo obrigatório. No limite, depende apenas de critérios estéticos. Se tiverem portadas/persianas, é aconselhável verificar se elas se podem abrir sem oposição :)

A escala minifig permite dois tipos de abordagem, e por isso é impossível padronizá-la. Passo a explicar:
  • Podemos apostar no realismo, fazendo edifícios em que um minifig fique à escala aproximada dum humano (ou seja, um edifício enorme, bom para modelo estático mas péssimo para a brincadeira)
  • Podemos por outro lado apostar numa mais modesta "reconhecibilidade"2, fazendo edifícios estilizados que se possam reconhecer
Para distinguir os dois tipos, o melhor exemplo é uma estação de combóio: todas as que a LEGO produziu são do segundo tipo (estilizado), havendo no entanto muitos criadores que as fazem realistas para os combóios LEGO e com dimensões que atingem 4 metros.

Pedro

1 - "Envelope" é o nome dado ao espaço que um objecto ocupa; no caso, adoptei esta terminologia do mundo ferroviário, onde o envelope determina a largura dos túneis e o espaço livre em redor de uma linha, bem como as dimensões máximas dos vagões (que são inferiores às do envelope).
2 - Existe, esta palavra? Já não é a primeira vez que a uso, e se for um neologismo quero ter créditos! :)

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #2 em: 16 de Dezembro de 2010, 14:53:34 »
Para não abrir um tópico novo... utilizo este:

O site swooshable colocou uma  página on-line (http://swooshable.com/minifigscaler/) para ajudar a calcular melhor a "escala minifig".

LuísSantos

• .....
    • pasta no brickshelf
« Responder #3 em: 16 de Dezembro de 2010, 14:59:11 »
Mmmm, parece-me que vai ser útil  :-)d
Abçs,
Luís "lumiosa" Santos

http://paginasepecas.blogspot.com/

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #4 em: 16 de Dezembro de 2010, 15:07:47 »
Outro que considero muito útil e costumo utilizar regularmente é este:
http://www.suave.net/~dave/cgi/scale.cgi

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #5 em: 18 de Dezembro de 2010, 22:40:05 »
Por acaso já ando para lançar algo sobre escala minifig vs. portas e janelas recentes.
As portas recentes têm 6 bricks de altura!!!
Os minifigs ficam a parecr crianças, não só pela altura da porta mas também pela altura da maçaneta!!
Outro problema que as portas de 6 bricks implicam é o posicionamento das janelas que têm 3 bricks de altura!
Para ficarem a 2 bricks do chão, não ficam alinhadas com as portas no topo o que fica muito mal. Para ficarem a 3 bricks do chão, lá ficam os minifigs com o parapeito no queixo.....     ^:)^

Em suma... não gosto nada das portas de 6 bricks de altura!!