Alguém me pode explicar a escala minifig (Lego Minifig Scale) em que medidas temos de nos basear para construir por ex: altura de compartimentos, janelas , portas, etc.
Acho que posso.
A escala minifig é baseada, tal como o nome indica, na Minifig.
Esta tem um
envelope1 de cerca de 3,5 studs por 13 plates (largura x altura). Por comodidade, as portas LEGO têm uma altura de 5 bricks = 15 plates, e largura de 4 studs, o que se adequa à minifig.
No interior dos edifícios, o pé direito (PD) dos compartimentos deve em parte ser
ditado pela profundidade do edifício; assim, para uma casa normal dos anos 80, em que os compartimentos tinham uma profundidade de 6 studs até à fachada, um PD de 6 bricks bastaria para movimentar um minifig no interior. Já no caso de edifícios maiores, quer seja pela imponência que devem ter, quer pela comodidade de acesso ao interior, o PD pode e deve ser maior; não são de excluir as sobrelojas, por vezes até dão um toque interessante.
Por norma, considero um PD
mínimo de 6 bricks.
As janelas (4s x 3b) são normalmente colocadas a 2 bricks de distância do chão, mas isto não é de todo obrigatório. No limite, depende apenas de critérios estéticos. Se tiverem portadas/persianas, é aconselhável verificar se elas se podem abrir sem oposição

A escala minifig permite dois tipos de abordagem, e por isso é impossível padronizá-la. Passo a explicar:
- Podemos apostar no realismo, fazendo edifícios em que um minifig fique à escala aproximada dum humano (ou seja, um edifício enorme, bom para modelo estático mas péssimo para a brincadeira)
- Podemos por outro lado apostar numa mais modesta "reconhecibilidade"2, fazendo edifícios estilizados que se possam reconhecer
Para distinguir os dois tipos, o melhor exemplo é uma estação de combóio: todas as que a LEGO produziu são do segundo tipo (estilizado), havendo no entanto muitos criadores que as fazem realistas
para os combóios LEGO e com dimensões que atingem 4 metros.
Pedro
1 - "Envelope" é o nome dado ao espaço que um objecto ocupa; no caso, adoptei esta terminologia do mundo ferroviário, onde o envelope determina a largura dos túneis e o espaço livre em redor de uma linha, bem como as dimensões máximas dos vagões (que são inferiores às do envelope).
2 - Existe, esta palavra? Já não é a primeira vez que a uso, e se for um neologismo quero ter créditos!