image/svg+xml

Autor Tópico: O que desmontar ?  (Lida 1334 vezes)

douronet

  • ..
  • *
  • Mensagens: 43
  • Fan de LEGO
O que desmontar ?
« em: 18 de Julho de 2014, 15:44:53 »
Boas tarde.

A maior parte dos meus sets são "vintage" e estão todos montados. Chegou a hora de desmontar. Mas será que vale a pena desmontar tudo? Eu quero de facto deixar apenas alguns sets montados mas as variáveis para a escolha do que fica em blocos ou não, são bastantes.

Que sets vintage valem a pena desmontar para MOC's? Alguns que tenho são tão antigos.....

Vale a pena desmontar os meus Technics?

Tenho 2 comboios City iguais. Vele a pena desmontar?

Obrigado desde já pelas vossas opiniões. São as que mais prezo.

Já desmontei os poucos sets que tenho mais recentes.

CesBrick

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 766
  • Olha que isso é uma técnica ilegal!!
Re: O que desmontar ?
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2014, 15:53:54 »
A resposta depende um pouco do que queres fazer depois.. Queres construir dentro da mesma linha desses sets antigos?  Ou vis querer fazer coisas diferentes?
O cinzento e o castanho ainda são dos antigos? É que Lego mudou algumas cores e é dificil encontrar mais peças das cores antigas..
Eu, como acho que já te disse noutro post, não desmontava os antigos... Ficam bem é assim, montados.  ;D
O comboio, se tens dois, se calhar desmontavas um...

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: O que desmontar ?
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2014, 15:56:28 »
É sempre uma decisão pessoal.

Deves deixar montado aquilo que gostas ou que te diz alguma coisa ou tem siginificado (e isto se tiveres espaço para os ter montados, um luxo que nem todos se pode gabar).

Há quem também não desmonte por valor comercial ou porque as peças já estão envelhecidas e não vale a pena misturar com as mais novas, são quase relíquias...


Quanto a sets repetidos... às vezes compram-se dois para fazer um comboio mais longo, por exemplo, outras vezes porque as peças são apelativas e queremos para o nosso stock... mas há quem tenha como principio básico comprar sets, montar (ou nem isso), desmontar e separar as peças para construir MOCs. Ou simplesmente comprar peças avulso conforme necessidade.

Há também linhas da LEGO que, por norma,  não se compram para peças como é o caso do tema Architecture, mas mais para exposição...

É uma questão de gosto, necessidade, posicionamento no hobby e os teus objectivos, mas uma coisa é certa... uma vez que tenhas o sets e o desmontes podes sempre voltar a montá-lo porque as peças existem e estão contigo.
This is Comunidade 0937!!!

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: O que desmontar ?
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2014, 16:39:54 »
Por acaso há dias pensei exactamente no contrário.
Muitas peças que tenho pertenciam ao meu irmão... sets dos anos 60 e 70.
E tenho essas peças misturadas com as minhas peças de puto (anos 80 90) e as que arranjei depois de sair da dark age (extras de sets e compradas avulso).

Então quero montar os sets antigos para os meter em display... até porque as peças desses sets nem são as mais utilizadas em moc's.

Mas é como eles disseram... é uma questão pessoal.
Eu tenho os meus sets novos todos montados. Custa-me ter ali tanta peça "empatada"... mas também me custa desmontá-los.

Ryckyloko

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 523
  • Fan de LEGO Star War
    • Flickr
Re: O que desmontar ?
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2014, 17:46:13 »
Para mim é fácil!

Todos os set´s que tenho ou tinha... imortalizo-os com fotos! 95% deles tenho as instruções...
Depois... desmonto tudo e ...peças! Casas, casinhas, set´s star wars, carros, robots, etc... tudo para peças!
Espaço é algo que preciso... e chega a um ponto que começamos a ser selectivos...

MOC`s meus, que tem algum relevo, conteúdo,  beleza/espectacularidade/excentricidade...  e que eu  tenho orgulho em ter construído, ficam em expo. em casa.


douronet

  • ..
  • *
  • Mensagens: 43
  • Fan de LEGO
Re: O que desmontar ?
« Responder #5 em: 18 de Julho de 2014, 18:40:14 »
Muito obrigado pelas vossas opiniões.

Já tomei uma decisão mais consciente agora que observei os vossos pontos de vista

Vou apenas deixar montados os sets da década de 1970 e alguns dos princípios dos 80's e ainda os Technics.

O que quer dizer que vou ficar com algumas peças engraçadas dos temas Espaço e Piratas....

Aqui deixo umas fotos tiradas à pressa e que nem apanham todos os Legos  ...mas está na altura de um homem com 41 anos ter uma decoração mais adulta na sala de estar :-)||

Obrigado uma vez mais pela ajuda na tomada de decisão.

P.S Não vou desmontar o Comboio. Porque tenho dezenas e dezenas de rectas e curvas que fui acumulando e só agora reparei que me faltam peças essenciais como o Track 9V Crossing , o Track 9V Switch Point Right e o Track 9V Switch Point Left . Já estão na minha Wanted list do Bricklink e para a semana já devo fazer uma encomenda. Acho que vou tirar o carro da garagem e montar uma brutal pista de comboios.




CesBrick

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 766
  • Olha que isso é uma técnica ilegal!!
Re: O que desmontar ?
« Responder #6 em: 18 de Julho de 2014, 21:40:35 »
Bem, tens aí umas relíquias! Muito bom! Esses do Space então....

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: O que desmontar ?
« Responder #7 em: 19 de Julho de 2014, 01:14:17 »
Eu preservava-os tal como estão, bem protegidos do pó.  ;D
Tal como já foi dito antes pelo CesBrick, muitos destes sets incluem cores descontinuadas (como o Old Gray/Dark Gray) que complicam a sua ligação com as peças novas (a não ser que queiras dar um ar envelhecido ás mesmas).

É só passar no Bricklink e começar uma nova colecção a partir daí.  :D

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: O que desmontar ?
« Responder #8 em: 22 de Julho de 2014, 15:25:03 »
Concordo com as opiniões que dizem para não desmontares.

Acho que os sets que tens antigos devias deixar como estão e investir, na medida do possível, em sets novos assim como peças. Acho que até ficarás mais à vontade para criar sem medo de danificar as peças dos teus sets antigos.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

douronet

  • ..
  • *
  • Mensagens: 43
  • Fan de LEGO
Re: O que desmontar ?
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2014, 16:36:26 »
CesBrick os modelos Space são os meu favoritos.
Obrigado pelas vossas opiniões golfman e Eínon. Já comecei a investir em Legos de "nova geração". De facto estes sets antigos oferecem um bocado de receio no que toca a danificar peças que são um pouco mais complicadas (e caras) de encontrar.
Tomei a liberdade de vos deixar agora uma fotografia que tirei ao meu set 600. Fiquei satisfeito quando  descobri que tinha a 1º minifigura produzida. Por acaso tenho duas iguais e com os autocolantes em muito bom estado. Sem pontas soltas. Ainda estou admirado de como estas peças resistiram tão bem estes anos todos.

Admito que sou um bocado "agarrado" a estes set's antigos e que ainda não vislumbrei aquele brilhozinho nos olhos quando vejo os sets mais recentes. Por isso não fiquem chateados se for colocando aqui umas fotos de vez em quando das minhas peças "vintage". 1 abraço para todos.


nelsonajm

  • ..
  • *
  • Mensagens: 63
Re: O que desmontar ?
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2014, 17:23:21 »
Boas,

Tenho um Set idêntico, mas dos bombeiros... Eu também adoro os set's antigos, mas mais da linha Technic, actualmente até me tenho visto a gostar mais dos temas normais e deixar um pouco de lado o Technic... tudo porque resolveram rasgar definitivamente com a construção com studs.... a qual aprecio bastante.

Assim vou-me deliciando com o tema Architecture, que deve ser por defeito da profissão.... e do tema StarWars... que gosto bastante.

douronet

  • ..
  • *
  • Mensagens: 43
  • Fan de LEGO
Re: O que desmontar ?
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2014, 18:08:57 »
Olá nelsonajam.

A nostalgia e as lembranças são um ponto forte no que toca a manter os sets vintage. Eu acho que estas antiguidades eram de facto extraordinárias avaliando as décadas em que foram feitas. Em termos de qualidade, são peças com mais 30 anos e que ainda brilham. Isso diz tudo.
Quanto ao tema Architecture.....fiquei surpreendido com a sua forma. Depois, li o livro Architecture Studio de 2013 (muito bom) e rapidamente fiquei com vontade de experimentar. É outra "forma" de "olhar" os Legos e a sua construção. Vamos ver se o futuro reserva alguma coisa desse tema.
1 abraço.