image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha  (Lida 1488 vezes)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« em: 10 de Agosto de 2014, 23:03:36 »

Volans Scapha (1)
by lbaixinho, on Flickr

No outro dia o Guerreiro deu-me umas pequenas velas e, claro, tive que as utilizar num barco voador :)


Volans Scapha (3)
by lbaixinho, on Flickr

O MOC representa um dos primeiros veículos aéreos do OutroMundo. Como ainda ando a apontar datas e outros detalhes da wiki do OutroMundo para ver se encontro incongruências, a descrição desta construção fica para mais tarde.


Volans Scapha (5)
by lbaixinho, on Flickr

A primeira coisa que fiz foi a armação para as velas onde utilzei um bom punhado de 11090 que tinha encomendado no ano passado. Depois passei para as partes laterais da embarcação. Depois de ter desistido de utilizar apenas plates com recurso a hinges para ter o formato pretendido, passei para duas hose, que são juntas através de dois bricks 1x1 com studs de todos lados. Estas quatro peças são as que praticamente sustentam toda a construção :)
Assim já foi mais simples de dar o formato que queria, tipo embarcação de pesca artesanal. Cobri as laterias com plates, tiles e wedges com a ajuda de plates com clip light. O chão foi a parte seguinte onde, apesar de não dar para perceber pelas fotos, tem tiles viradas para baixo na parte inferior do barco e tiles viradas para cima no interior.
Tendo a parte principal do barco feita, comecei a acrescentar pormenores, acessórios, cordas e os minifigs. Esta foi a primeira vez que construí minifigs com a minha nova organização de minifigs e acessórios, o que resultou lindamente visto que consegui encontrar as peças que queria num instante.

Mais imagens no Flickr

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #1 em: 10 de Agosto de 2014, 23:22:13 »
Bom uso das 11090, ficaram engenhosas as velas.

Só um pormenor, a bandeira preta deveria estar virada para trás  :P

Gostei da forma como fizeste o casco, com o tubo flexivel, faz-me lembrar o barco de pesca que fizeste há tempos para o cartaz do evento da Ancorensis que também gostei bastante.
This is Comunidade 0937!!!

chasplas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 509
  • Que as peças te acompanhen
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #2 em: 11 de Agosto de 2014, 10:07:27 »
As velas parece as da maquina voladora dos ewoks, é correcto?  :)

O tubo flexivel nao forza a estrutura de mais? Tambem poderias aproveitar para que fosse um corrimao

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #3 em: 11 de Agosto de 2014, 11:34:13 »
Obrigado pelos comentários :)

(...)

Só um pormenor, a bandeira preta deveria estar virada para trás  :P
Olha que não, visto que o vento está por detrás para enfunar as velas. Algo como se vê em (alguns) barcos piratas, por exemplo o 6285.

Gostei da forma como fizeste o casco, com o tubo flexivel, faz-me lembrar o barco de pesca que fizeste há tempos para o cartaz do evento da Ancorensis que também gostei bastante.

Sim, segue um formato parecido. O barco de pesca é este e é o tradicional da minha vila. Por acaso ando a pensar em fazer uma nova versão e a técnica que usei ontem pode ser interessante.

As velas parece as da maquina voladora dos ewoks, é correcto?  :)
Tive mesmo que pesquisar para saber de que set era.. e tens razão, é do 8038.

O tubo flexivel nao forza a estrutura de mais? Tambem poderias aproveitar para que fosse um corrimao
Não, por acaso o tubo não força muito a estrutura.
Neste caso acho que não se chama corrimão, mas sim amurada. O que indicas é mais ou menos o que fiz aqui: http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,13963.0.html

chasplas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 509
  • Que as peças te acompanhen
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #4 em: 11 de Agosto de 2014, 13:17:03 »

As velas parece as da maquina voladora dos ewoks, é correcto?  :)
Tive mesmo que pesquisar para saber de que set era.. e tens razão, é do 8038.

Bom, se as minifigs nao ficam confortabeis e precisan de mais estabilidade eu tenho a duas do meu 8038 sem usar.  ;)

Citar
O tubo flexivel nao forza a estrutura de mais? Tambem poderias aproveitar para que fosse um corrimao
Não, por acaso o tubo não força muito a estrutura.
Neste caso acho que não se chama corrimão, mas sim amurada. O que indicas é mais ou menos o que fiz aqui: http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,13963.0.html

o de "corrimao" o procurei no diccionario,  :facepalm: o meu portugues ainda nao é tan completo.  Mais, sim essa era a ideia.

Adolfo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 304
  • A criatividade vem das estrelas
    • Flickr
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2014, 13:47:46 »
Mas que MOC mais doidinho! É uma mistura de Star Wars com Steampunk ou algo parecido com isso... ::)...Super conceitual. Interessante!
LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #6 em: 11 de Agosto de 2014, 14:23:36 »
Ah, realmente tens razão, haverá ventos contrários para fazer mexer o barco na direcção do vento, no entanto haverá deslocação da bandeira para trás que indicaria o sentido do movimento mais favorável  :P  Como disse são pormenores, a construção é que interessa.
This is Comunidade 0937!!!

CesBrick

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 766
  • Olha que isso é uma técnica ilegal!!
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2014, 22:35:08 »
Eh pa gosto mesmo destes teus MOCs steampunk!! Gostei bastante das velas, da ancora e das minifigs escolhidas! Parabens! Devias construir mais neste tema.  ;D

Ricky Silva

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2950
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #8 em: 13 de Agosto de 2014, 22:50:38 »
Muito bom Baixinho, bons detalhes :-)d
Gosto bastante de como utilizaste as 11090. Peça que não tenho e que às vezes faz uma falta :P

King Andy

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 875
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #9 em: 14 de Agosto de 2014, 00:37:15 »
As tecnicas de construcao que usou para dar a forma exterior ficaram muito porreiras :)

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #10 em: 14 de Agosto de 2014, 14:06:35 »
Já tinha dito que sou muito fã desse teu Outro Mundo  ;)

Belas histórias.

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #11 em: 14 de Agosto de 2014, 15:19:24 »
Obrigado pelos comentários :)

Eh pa gosto mesmo destes teus MOCs steampunk!! Gostei bastante das velas, da ancora e das minifigs escolhidas! Parabens! Devias construir mais neste tema.  ;D

Eu próprio digo isso a mim mesmo :D

Já tinha dito que sou muito fã desse teu Outro Mundo  ;)

Belas histórias.

Thanks. É uma coisa que vou trabalhando devagarinho. Neste momento ando a rever datas visto que já encontrei algumas incongruências. É o mau de andar há dez anos a escrever pontas soltas :)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #12 em: 16 de Agosto de 2014, 20:09:22 »
Já escrevi a descrição para a wiki: http://paginas.comunidade0937.com/outromundo/index.php?title=Volans_Scapha
Mais tarde colocarei a imagem.

NaNeto

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4087
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
Re: [MOC] [OutroMundo] Volans Scapha
« Responder #13 em: 16 de Agosto de 2014, 20:35:58 »
Mais uma nave super porreira para o tema. Gostei mesmo da estrutura das velas, realmente dão um jeito as 11090