image/svg+xml

Autor Tópico: Comboios 9V ou 12V ?  (Lida 744 vezes)

Jose Lima

  • .
  • Mensagens: 5
  • Fan de LEGO
Comboios 9V ou 12V ?
« em: 28 de Setembro de 2014, 14:29:59 »
Olá companheiros,

O meu tema preferido é o Lego City e estou a pensar no meu sótão começar a minha cidade.
Cidade sem comboios não é cidade, por isso perguntava que tipo de comboio devo comprar?
Sei que existe comboios de 4,5V, 9V e de 12V e cada vez é maior a confusão.
Será que me podiam ajudar com a vossa opinião.
Grato pela atenção e boas construções.
José Pedro Lima

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Comboios 9V ou 12V ?
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2014, 15:16:02 »
Apesar das várias normas, a que está em vigor actualmente é a 9V Power Functions. Nem sei bem se é este nome mas o que importa é que difere bastante das anteriores.

Na nova norma os carris são de plástico e, portanto, não condutores. A fonte de energia tem que ser incorporada no próprio comboio.

No entanto estes novos carris são mecanicamente compatíveis com os anteriores de 9V. Estes mais antigos tinha uma parte metálica que transmitia a energia aos comboios.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Comboios 9V ou 12V ?
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2014, 17:27:11 »
Não é muito a minha área, mas basicamente é o que o tito disse.

Tanto como o 4.5v como o 12v foram descontinuados em meados dos anos 80.
Depois imperou o 9V (de 91 a 2006) onde a corrente era transmitida pelas linhas que eram metálicas. Depois disso a LEGO continua com 9v, mas a fonte de energia está nos próprios comboios com baterias ou caixas de pilhas. Assim as linhas deixam de ter a necessidade de serem metálicas e logo com um custo de produção mais baixo. As linhas são compatíveis com as dos 9v dos anos 90 e praticamente iguais se tirarmos a parte metálica. Neste formato também existem umas linhas que permitem curvaturas variáveis.
Actualmente existem motores que são boogies (à semelhança dos 9v dos anos 90) como existe também a possibilidade de utilizar motores power functions como acontece por exemplo no Emerald Night.

Neste momento as 4.5v, 12v e 9v com linhas metálicas podem ser opções mais caras que a atual, visto que as linhas e os motores só se encontram no mercado paralelo. Mais barato e mais escolha só mesmo com a versão atual. De notar que vão aparecendo sistemas de terceiros (como o caso do s-brick) que aumentam as possibilidades de automização das linhas de comboio.

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: Comboios 9V ou 12V ?
« Responder #3 em: 29 de Setembro de 2014, 14:35:36 »
Obviamente que depende da área que queres ocupar, mas qualquer sistema dos que apontaste ficará muito caro, principalmente pelos motores e pelas rectas.

O melhor mesmo é adquirir o sistema actual, o PF.  :)
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Jose Lima

  • .
  • Mensagens: 5
  • Fan de LEGO
Re: Comboios 9V ou 12V ?
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2014, 15:28:01 »
Olá companheiros,

Quero agradecer as vossas preciosas respostas, pois assim já sei que tipo de comboio e linhas terei de comprar.

Mais uma vez obrigado e desejo a todos vós boas construções.

José Pedro Lima

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Comboios 9V ou 12V ?
« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2014, 09:10:18 »
E então, qual foi a tua escolha?