image/svg+xml

Autor Tópico: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?  (Lida 1997 vezes)

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
[WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« em: 13 de Agosto de 2015, 18:00:02 »
Boa tarde a todos!

Depois do Camaro que me fez voltar ao Lego http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,14819.0.html ,  não consegui aguentar um mês.

Hoje comecei um novo MOC de um carro recente, desta vez 100% meu e com o objectivo de tentar replicar ao máximo a realidade deixando de parte as funções.
Não sei quando vou acabar nem se vou acabar mas hoje já deu para recolher muita informação e meter mãos a obra! :D



« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 09:45:05 por LBaixinho »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2015, 09:44:47 »
Technic não é bem a minha área, mas a construção promete.

Editei a tag do título para WIP: work in progress

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
Re: [MOC] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #2 em: 18 de Agosto de 2015, 16:02:46 »
Technic não é bem a minha área, mas a construção promete.

Editei a tag do título para WIP: work in progress

Obrigado! Desconhecia essa TAG. Cenas de newbie! :D

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #3 em: 20 de Agosto de 2015, 15:32:51 »
Boa tarde!

Ontem arreliem-me pois faltam-me peças.
Tinha de desmontar o Camaro para poder continuar este [WIP] e isso é algo que não está nos meus planos, portanto introduzi as novas tecnologias na construção do Lego.
Não sei se alguém utiliza o Ldraw, SR 3D Builder, etc mas gostava de saber se há entendidos no assunto aqui no forum com quem possa tirar algumas duvidas!

Entretanto há algo que é transversal a todos os tipos de Lego, as instruções.

Gostava de pedir a vossa opinião sobre as instruções que criei.
Apontem todos os defeitos possíveis e imaginários para que possa corrigir nas versões finais!

Aqui fica o link : https://1c0cjr.s.cld.pt

Obrigado!  :-)d

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #4 em: 20 de Agosto de 2015, 18:53:51 »

Existe pessoal que faz algumas construções, o ideal é fazeres as perguntas e se alguém souber ajuda.

Em relação às instruções, que programa usas?

Não sei se colocava a lista de peças, ocupa muito espaço da forma que está.

As instruções para montagem parecem-em razoáveis, não sei o nível de excelência que pretendes.

Por exemplo, na página 5 (11 do pdf) tu colocas o axle entre as plates, o próximo passo vai obrigar a tirar uma das plates para colocar as outras peças no axle. Dá para perceber mas se quiseres que seja tudo perfeito vai-te dar um pouco de trabalho nos detalhes ...
Nine

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2015, 16:59:42 »
...

Por exemplo, na página 5 (11 do pdf) tu colocas o axle entre as plates, o próximo passo vai obrigar a tirar uma das plates para colocar as outras peças no axle. Dá para perceber mas se quiseres que seja tudo perfeito vai-te dar um pouco de trabalho nos detalhes ...

Correcção de engano, não sei se dava para perceber. Troca plate por liftarm 1 x 2 Thin:

Por exemplo, na página 5 (11 do pdf) tu colocas o axle entre as  liftarm 1 x 2 Thin, o próximo passo vai obrigar a tirar uma das  liftarm 1 x 2 Thin para colocar as outras peças no axle. Dá para perceber mas se quiseres que seja tudo perfeito vai-te dar um pouco de trabalho nos detalhes ...

Nine

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2015, 20:49:47 »
...

Por exemplo, na página 5 (11 do pdf) tu colocas o axle entre as plates, o próximo passo vai obrigar a tirar uma das plates para colocar as outras peças no axle. Dá para perceber mas se quiseres que seja tudo perfeito vai-te dar um pouco de trabalho nos detalhes ...

Correcção de engano, não sei se dava para perceber. Troca plate por liftarm 1 x 2 Thin:

Por exemplo, na página 5 (11 do pdf) tu colocas o axle entre as  liftarm 1 x 2 Thin, o próximo passo vai obrigar a tirar uma das  liftarm 1 x 2 Thin para colocar as outras peças no axle. Dá para perceber mas se quiseres que seja tudo perfeito vai-te dar um pouco de trabalho nos detalhes ...

Olá Nine!

Impecavel era este tipo de feedback que pretendia!
Realmente está ali um erro, tenho de inverter.

Acho que a lista de peças esta grande devido as fotos.
Vou tentar arranjar outra formatação para a lista mas é algo que tem de vir incluído.

Para construção SR 3D Builder; Para reordenar as peças por construção, colocar pausas nas instruções e rotações no objecto utilizo o MLCad e para criar as instruções o LPub.
Faz tudo parte do "pacote" LDraw.

A lista de partes utilizo uma aplicação Java chamada BrickUtils.

Para juntar os PDFs basta fazer uma pesquisa no google por Merge PDF e dá para juntar até 4 ficheiros PDFs pela ordem que pretendes.

Quero ver se consigo descobrir como coloco mais de uma instrução por página, e como coloco um pormenor numa instrução.

Obrigado pelo feedback!!

Abraço!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #7 em: 23 de Agosto de 2015, 18:07:44 »
Não conhecia a aplicação do brickutils, interessante.
Quando descobrires como se coloca mais passos por página, avisa. :)

Já experimentei o SR 3D Builder, mas sempre me fiquei pelo MLCad. Aconselhas?

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #8 em: 23 de Agosto de 2015, 22:56:22 »
Não conhecia a aplicação do brickutils, interessante.
Quando descobrires como se coloca mais passos por página, avisa. :)

Já experimentei o SR 3D Builder, mas sempre me fiquei pelo MLCad. Aconselhas?

Olá Baixinho!

Custa um pouco perceber a mecânica daquilo em relação ao MLCad mas depois de ver um tutorial básico e 1 dia de utilização é muito mais rápido construíres.
Tem uma opção experimental (que funciona muito bem) de encaixe de peças o que te faz poupar imenso tempo.

Também tem um algoritmo que simula suspensões e mecânica no entanto apenas esta disponível para aplicações registadas.

Tem algumas falhas como por exemplo ângulos de rotação em peças inclinadas (EX: amortecedores) em que tenho de ir ao MLCad colocar no sitio em que pretendo. Fora isso até agora prefiro mas ainda sou muito verdinho para fazer comparações.

Quanto a mais que uma instrução por página, já estive à procura no LPub e não encontro nada para alterar isso... Resolvi o problema aumentando o modelo para o tamanho da página. Ficam com mais páginas (consequente tamanho do ficheiro PDF) mas fica mais fácil de saber onde vais (1 pagina por instrução).

Abraço!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #9 em: 24 de Agosto de 2015, 12:41:10 »
Bem, essa é mesmo uma das melhores características do sistema ldraw, existem vários editores, cada um com as suas vantagens :)
Quando necessitar de fazer algo digital, a ver se experimento então o SR novamente.

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2015, 13:19:57 »
Boa tarde a todos!

Deixo aqui uma actualização.
Até ao momento tenho 99% feito do eixo frontal, 99% eixo traseiro, 10% chassi que só pode avançar quando concluir o conjunto de motores + caixas de velocidade.

Este fim de semana é precisamente isso que estou a fazer e deixo aqui, mais ao menos, uma ideia do que será!
Basicamente o bloco é composto pelos motores e duas caixas de velocidade.
Uma automática de duas velocidade que vai detectar a resistência ao movimento do carro e mudar automaticamente para um rácio superior de forma a contornar essa resistência (baseado numa ideia do Sariel).
A segunda caixa de velocidade é manual de duas velocidades, neste caso 1ª e marcha atrás, com a particularidade de ser controlada por patilhas atrás do volante!  :-)||



A ver vamos no que isto vai dar...

Abraços e bom fds!  :-)d
« Última modificação: 05 de Setembro de 2015, 13:22:37 por springoff »

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2015, 10:41:11 »
Technic não é a minha praia, no entanto fiquei curioso relativamente ao gif que aqui deixaste!

Que software usaste e como o fizeste? :)

springoff

  • ..
  • *
  • Mensagens: 27
  • Fan de LEGO Technic
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2015, 22:34:46 »
Technic não é a minha praia, no entanto fiquei curioso relativamente ao gif que aqui deixaste!

Que software usaste e como o fizeste? :)

Olá Catarino!

Utilizo uma aplicação gratuita que permite capturar uma área do teu ecrã directamente para .GIF.
Consegues controlar os frames por segundo, a qualidade e essas coisas.

https://screentogif.codeplex.com/

Meti a correr o modelo no LDView, seleccionei a área que me interessava e meti a gravar. Tão simples quanto isto.

Abraço.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #13 em: 08 de Setembro de 2015, 22:37:10 »
Só agora é que reparei no GIF. Realmente fica um espetáculo!

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re: [WIP] Nova máquina para 2015 - ?
« Responder #14 em: 09 de Setembro de 2015, 10:06:38 »
Obrigado! Mas não fui foi muito claro desculpa. Como fizeste a animação do modelo a rodar sobre ele próprio? No tal LDView?
A animação que aí apresentas é relativamente simples, a pergunta que te faço também é se seria possível animar as peças independentemente por exemplo, meter umas gears a rodar ou ver o teu sistema de mudanças a funcionar?

Para fazer GIF's consigo desenrascar-me embora essa aplicação seja bem porreira!