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Autor Tópico: [MOD] 5893 Offroad Power - Motorized  (Lida 953 vezes)

Luis Eddie

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[MOD] 5893 Offroad Power - Motorized
« em: 17 de Setembro de 2015, 15:32:11 »

Há uns tempos já tinha feito um mod deste set, usando 2x motores M e uma caixa de pilhas de 9v . Decidi voltar a faze-lo porque gosto mesmo muito deste set e é um otimo desafio. Desta vez parti com o objetivo de usar um motor XL para propulsão.

Vamos tirar o óbvio do caminho: Não há espaço neste set para um motor XL. Não há. Mesmo tirando o guincho e a decoração do motor. Mesmo tirando completamente a suspensão.
As únicas alternativas eram: montar o motor no exterior na caixa aberta (como já vi ser feito); Ou desmontar o set todo e voltar a construí-lo à volta do motor.
Foi um processo extremamente "interessante" em que tive uns 5-6 momentos de "hmm, isto caberia perfeitamente se não fosse por aquela <peça estrutural que está a segurar o modelo todo>".
Mas foi possível... À justa (o capô fica muito ligeiramente levantado).

Depois de montado o motor surgiu outro problema. O eixo de direção fica apenas 1 stud abaixo do motor, sendo que não resta espaço para colocar a gear que liga à rack de direção. A solução que usei foi desviar o eixo que controla a direção para o lado desta forma.

O problema seguinte foi colocar o motor M que controla a direção. Não podia ficar centrado pois interferia com o eixo que ligava o motor XL ao diferencial e ficava demasiado baixo se ligado ao nível do eixo frontal. Devido aos constrangimentos em termos de espaço tive de experimentar diversas soluções. Cheguei a testar uma solução com um eixo frontal motriz onde o motor M ficava entre as rodas traseiras, mas foi posta de parte por causa da largura que este eixo teria de ter. Finalmente acabei por conseguir implementar esta solução, com o motor M no lugar do pendura.

Estou muito contente com o resultado final. O motor XL tráz uma melhoria muito significativa no comportamento do modelo em relação ao motor M. É possível até subir pequenos obstáculos com ele.
O único senão é a direção que não é "return to center" o que a torna um pouco difícil de controlar.

Tentar inverter a marcha com o atrelado é... divertido ;)