image/svg+xml

Autor Tópico: Has LEGO become too violent?  (Lida 329 vezes)

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Has LEGO become too violent?
« em: 25 de Maio de 2016, 23:01:04 »
No seguimento da leitura deste artigo, resultado de um estudo, achei que poderia ser um assunto interessante para um diálogo construtivo:

http://www.brothers-brick.com/2016/05/25/has-lego-become-too-violent/

Alguns pontos interessantes no artigo:
"... nearly 30% of today’s LEGO sets contain at least one weapon brick." ou ainda "Currently, around 40% of all catalog pages have some type of violence".

Não pretendo focar-me na questão do tema Militar mas sim na questão de temas violentos. Até os temas femininos da LEGO de uma maneira ou de outra apresentam conflitos como parte da jogabilidade do mesmo.
Eu começo a considerar os Playmobils muito mais pacíficos que a LEGO. Até a minha mãe referiu o mesmo quando lhe mostrei o catalogo deste ano.

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Has LEGO become too violent?
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2016, 16:13:57 »
Apesar de achar que antigamente a LEGO exagerava no pacifismo, penso que hoje em dia está a fazer exatamente o contrário. Praticamente todos os play-themes tem algum conflito tanto na história que os suportam como nos modelos principais. Honra feita aos temas "exploradores" que a LEGO tem feito para o tema cidade, como o Volcano Explores deste ano, Space Port e Deep Sea Explorers do ano passado e Artic de 2014. Gostava que este tipo de temas "invadisse" os temas de Castelo e Espaço (que atualmente não passam de play-themes como outros tanto no conflito como na duração).

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: Has LEGO become too violent?
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2016, 18:39:42 »
Eu não me recordo com toda a certeza mas tenho ideia que houve um tema Ártico em que os exploradores tinham armas. Lá está, havia ursos polares.
Mas pode ser só imaginação minha.

Quanto ao artigo, realmente a LEGO tem a concorrência da Mega-Blocks e restantes. Nem sei qual o volume de vendas comparado com a LEGO.
Essas marcas produziram modelos baseados em jogos e em temas nitidamente agressivos (e não necessariamente militares) "Terminator, Call of Duty, Halo, Assassin’s Creed..." são alguns dos citados.
Efectivamente, há algum tempo ouvi uma mãe no TRU a dizer ao filho para não comprar Mega Blocks porque eram "feios e só tinham armas". Ela apontou para o LEGO, viu Star Wars, Bionicles e mais meia dúzia de coisas e disse-lhe que lhe ia dar antes um puzzle que era mais educativo...

Lá está, uma boa mãe. Mas hoje em dia os miúdos têm tudo o que querem e a maioria quer um telemovel novo e não um brinquedo. Por isso há que fazer algo que eles realmente queiram.
A LEGO inicialmente recusava certos temas mas através dos licenciados fazia aquilo que se negava a fazer.
Foi a evolução lógica, castle, piratas, star wars...
Agora temos Avengers (helicarriers e aviões tipo caça), já tivemos soldados nazis e soviéticos no tema Indiana Jones, batman teve algumas armas bem realistas, temas de dinossauros que eram voltados para preservar as espécies e depois passaram a caça-los...os soldados verdes do Toy´s Story, etc etc etc....

E neste momento, o tema Classic Castle e Pirates ainda parece o mais "soft" de todos.

A questão é para onde irá a marca. Quais os temas que hoje não são possíveis mas sê-lo-ão no futuro proximo.

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Has LEGO become too violent?
« Responder #3 em: 30 de Maio de 2016, 09:16:23 »
Eu não me recordo com toda a certeza mas tenho ideia que houve um tema Ártico em que os exploradores tinham armas. Lá está, havia ursos polares.
Mas pode ser só imaginação minha.
Se estás a falar do subtema Arctic de 2000 (http://brickset.com/sets/theme-Town/subtheme-Arctic), tem ursos polares mas não tem armas. Aliás, o tema até é interessante apesar de ser demasiado "juniorizado".
Se calhar confundiste com o subtema Mission Deep Freeze do Alpha Team (2004) ou o sub-tema espacial Ice Planet 2002 (1994). Mesmo assim, estes dois até praticamente não tem armas, apesar do Mission Deep Freeze ser claramente um conflito entre bons e maus.

Quanto ao artigo, realmente a LEGO tem a concorrência da Mega-Blocks e restantes. Nem sei qual o volume de vendas comparado com a LEGO.
Essas marcas produziram modelos baseados em jogos e em temas nitidamente agressivos (e não necessariamente militares) "Terminator, Call of Duty, Halo, Assassin’s Creed..." são alguns dos citados.
Efectivamente, há algum tempo ouvi uma mãe no TRU a dizer ao filho para não comprar Mega Blocks porque eram "feios e só tinham armas". Ela apontou para o LEGO, viu Star Wars, Bionicles e mais meia dúzia de coisas e disse-lhe que lhe ia dar antes um puzzle que era mais educativo...

Lá está, uma boa mãe. Mas hoje em dia os miúdos têm tudo o que querem e a maioria quer um telemovel novo e não um brinquedo. Por isso há que fazer algo que eles realmente queiram.
Não creio que a solução seja simplesmente banir as armas e a violência e em última estância o conflito. Vou mais na sugestão que nem todos os play-themes se devem basear no conflito (armado). Friends até pode ter algum conflito (Elves?), mas não andam armas por todo o lado e vende na mesma.


A LEGO inicialmente recusava certos temas mas através dos licenciados fazia aquilo que se negava a fazer.
Foi a evolução lógica, castle, piratas, star wars...
Agora temos Avengers (helicarriers e aviões tipo caça), já tivemos soldados nazis e soviéticos no tema Indiana Jones, batman teve algumas armas bem realistas, temas de dinossauros que eram voltados para preservar as espécies e depois passaram a caça-los...os soldados verdes do Toy´s Story, etc etc etc....

E neste momento, o tema Classic Castle e Pirates ainda parece o mais "soft" de todos.

A questão é para onde irá a marca. Quais os temas que hoje não são possíveis mas sê-lo-ão no futuro proximo.

Grande questão!
No início ouvia-se dizer que a LEGO não fazia nada que fosse militar, seja da segunda guerra mundial, seja em armamento atual, etc.
Com o advento dos sets licenciados, nomeadamente os primeiros Batman e Indiana Jones, o lema caiu por terra. Mesmo assim a LEGO continua a não fazer veículos e temas militares actuais.. mas se o lema foi furado por causa de temas licenciados.. quem o diz que não será outra vez?

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: Has LEGO become too violent?
« Responder #4 em: 30 de Maio de 2016, 22:27:08 »
Realmente, o tema Ice Planet 2002 praticamente não tem armamento. Nitidamente foi um tema muito bem desenhado, saudades  ::)

No Indiana Jones incluía um bombardeiro/avião de transporte, depois lançaram o set do caça Messerchmitt 109 a perseguir o biplano...
E o tanque do Terceiro Filme que era o que toda a gente queria não lançaram...  :'(

Contudo, verdade seja dita, os temas licenciados também nos trouxeram peças em cores novas que muito melhoraram landscapes e afins. Por isso não há mal em evoluir. Acredito contudo que este artigo tenha chamado á atenção na direcção da LEGO e nos próximos anos possam haver alterações significativas.

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !