image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 70313 - Moltor's Lava Smasher  (Lida 489 vezes)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
[Review] 70313 - Moltor's Lava Smasher
« em: 26 de Junho de 2016, 00:16:02 »
Review do set 70313 – Moltor’s Lava Smasher

Referência: 70313
Nome: Moltor’s Lava Smasher
Tema: NEXO KNIGHTS
Ano de Edição: 2016
Número de Peças: 187
Preço LEGO®: €19,99
Preço por peça: € 0,106
Instruções: Sim, 1 livro
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 2 Minifigs
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final das instruções





Este é um set NEXO KNIGHTS que foi lançado na primeira leva deste tema. Pode ser considerado bastante acessível a nível de PVP e tendo em conta que traz um dos vilões mais exclusivos, até à data, e a meu ver um dos vilões mais porreiros :-)d torna-se obrigatória a aquisição deste set a todos os fãs desta temática.

As peças
8/10



As peças vêm divididas em 3 sacos, vindo as duas rodas “gigantes” 64712 soltas.
A relação preço por peça está dentro dos valores praticados em temas não licenciados, não se notando que o preço tenha que financiar indirectamente o jogo, tal como suspeitei no 70335 – Ultimate Lavaria.

Tratando-se de um veículo com um sistema de causa-efeito – o rodar das rodas dianteiras provoca a movimentação dos braços, não é de admirar que a quantidade de peças Technic seja generosa.
Generosa é também a quantidade de peças incomuns, ou mesmo raras, de se encontrar noutros sets. Além das peças de coloração típica Nexo Knightswiki, em trans-orange, que só podem ser encontradas nesta temática: Roof Rock Tile 4x4 - 24374, Saw Blade - 41530 ou a Pyramide Ridged Tile 1x1x2/3 - 22388, também se encontram peças noutras cores mais versáteis como a mesma Pyramide Ridged Tile em pearl gold, diversos roof tiles (47759 ou o 22391, attic 3049 ou corner plates 45 deg., todas em dark brown.

De referir também a exclusividade de 3 peças impressas: a capa do livro - 25288, a flat tile 1x2 - 24798 e o escudo flat tile 2x3 w/angle com o Nexo Power Rolling Fireball.



Quanto às sobras: uma round plate 1x1 (como é hábito), duas Pyramide Ridged Tile, uma trans-orange Feather, um stick with holder, um roof tile 1x1x2/3, um beam 1x1, três conectores Technic e, uma vez mais, a nada interessante Trigger for mini shooter, a sério… alguém encontra outro uso para esta peça além do pré-destinado ???


 
A construção
7/10

A construção não é complexa, dá até algumas dicas de como se pode construir uma espécie de engrenagem que funciona com o movimento das rodas e também de como usar peças Technic para conferir maior rigidez à estrutura de um veículo.



Existem alguns apontamentos na construção que me deixaram a questionar a escolha das peças, como por exemplo o uso de uma 30136 num sitío e posição que não faz proveito da “textura” da peça; o uso de duas 31409 na traseira do veículo que, também, não são visíveis e estão completamente escondidas e, por fim, o uso de uma middle ring - 32187 (que funciona como um jacto/tubo de escape) conectado a uma plate com vertical snap, o que faz com que a peça rode e que se note uma separação generosa à plate.




O desenho
9/10



O desenho do veículo é interessante, apresenta-se como uma espécie de hibrido entre um monstro e um carro de combate. A essência de Moltorwiki é basicamente esmurrar tudo que lhe aparece pela frente e isso é transposto para o veículo. Com uma dianteira pesada e com uma espécie de cabeça de monstro entre as poderosíssimas e agressivas rodas, dá a sensação de estarmos perante um veículo de investida sobre os nossos heróis. A cabeça de monstro tem a capacidade de abrir ligeiramente a boca, o que é um aspecto interessante. A engrenagem ligada às rodas dianteiras, move os braços conforme o veículo anda, resultando num movimento de martelar. A traseira do veículo é um pouco descaracterizada do resto, tem o cockpit onde Moltorwiki comanda o carro (com um tile 1x2 impresso com um design bastante interessante). Gosto do conceito geral do veículo e a inclinação no chassis do veículo representa-o muito bem.

Uma vez mais, a minha nota é reflexo do gosto desmesurado que tenho pelos vilões da série. Aprecio bastante o design e impressão de Moltorwiki, aquele aspecto de rocha em processo de fusão, com a musculatura e a expressão facial definidas por linhas de fissuração e de aspecto magmático. Pernas com impressão na frente e cabeça e torso com impressão dos dois lados. Os punhos estão bem conseguidos, não sendo, no entanto, uma novidade pois houveram várias personagens em diferentes temáticas LEGO que tinham esta característica (várias personagens em Chima, Karlof em Ninjago e talvez o mais emblemático - Tremor em Ultra Agents). As ombreiras são o único ponto fraco que encontro no design desta personagem, se os espinhos tivessem outra cor, ou mesmo, com a ausência de pintura, talvez funcionassem melhor. Quanto ao Aaronwiki, esta minifig repete-se em dois sets além deste, no 70325e no 70317. O que mais apreciei nesta mini-figura foi o facto de ter a cabeça com duas expressões faciais e que é facilmente aplicada a outros temas que não o Nexo Knightswiki.





Jogabilidade
9/10

Sendo um conjunto constituído por um veículo, com características de combate, poderoso e veloz, tendo um vilão aterrador e um herói que voa em cima do seu escudo, acho que a jogabilidade é imensa.
Como em qualquer conjunto Nexo Knightswiki, temos a jogabilidade extra proporcionada pelo jogo no tablet/smartphone.



Conclusão
8/10

Em conclusão, é mais um bom conjunto para iniciar a temática Nexo Knightswiki, por ter uma mini-figura exclusiva (até à data), uma imensa jogabilidade e por ter peças interessantes, tudo isto a um preço acessível. Analisando a oferta de sets do primeiro semestre desta temática, penso que este conjunto, a par do Beast Master's Chaos Chariot, seja o set que mais gosto nesta temática.

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [Review] 70313 - Moltor's Lava Smasher
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2016, 13:54:45 »

Quanto às sobras: uma round plate 1x1 (como é hábito), duas Pyramide Ridged Tile, uma trans-orange Feather, um stick with holder, um roof tile 1x1x2/3, um beam 1x1, três conectores Technic e, uma vez mais, a nada interessante Trigger for mini shooter, a sério… alguém encontra outro uso para esta peça além do pré-destinado ???


Também gosto bastante desse set. Já agora fica aqui uma das coisas úteis em que podes usar os shooters: http://mocrecipes.com/2016/04/19/building-trees-shooters/

 ;)