image/svg+xml

Autor Tópico: Separar peças  (Lida 1526 vezes)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Separar peças
« em: 23 de Julho de 2016, 20:22:35 »
Acho que qualquer pessoa que construa com LEGO já se deparou com uma situação complicada ao tentar separar duas peças... muitas vezes o recurso a um ou dois 630-3 facilita imenso a tarefa, sendo em algumas situações a única forma de separar as malvadas sem o recurso a outro tipo de instrumentos... facas, dentes (muito usei este método em criança :facepalm:, etc...)

Hoje ao desmontar um pequeno set deparei-me com uma situação complicada (ou talvez por apenas falta de jeito), separar uma 48729 de uma 60478... puxei, rodei, puxei e puxei, até que...


60478 + 48729 by Seraph, no Flickr

Upsss... E agora??? Fiz ainda pior... agora nem consigo rodar a 48729  :facepalm:

Alguém tem uma sugestão de como separar as malvadas sem destruir uma delas?

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Separar peças
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2016, 23:12:43 »
... bem, acho que chegaste a um ponto que terás que sacrificar uma das peças.

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Separar peças
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2016, 23:47:04 »
Não, não é preciso sacrificar uma das peças (pelo menos ao ponto de a destruir).
Fui testar esse encaixe... e assim que ouvi o click da desgraça... vi logo que as coisas estavam mal paradas.
Não conseguindo desmanchar a cena... fui buscar um bisturi... mandei um pequenino corte na 48729... e depois foi fazer força.

Agora já não dá.. mas se quiseres amanhã meto aqui uma foto a ilustrar.

Mas de qualquer forma... fica o conselho ao restante pessoal... não tentem isto em casa.

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: Separar peças
« Responder #3 em: 24 de Julho de 2016, 11:30:03 »
@sagh ia pedir para colocares a foto para perceber onde deste o corte, mas, entretanto meti-me a olhar para as peças e por instinto volto a forçá-las na direcção oposta de cada uma...  :-)d

Não sei como... hoje devo ter acordado com mais força  ;D... consegui separá-las!!! A 60478 ficou ligeiramente marcada (entre o stud e a handle), como se pode ver na foto, mas continua completamente funcional e sem grandes danos estéticos :-)d


60478 + 48729 soltas by Seraph, no Flickr

@LBaixinho foi o que pensei :facepalm: felizmente deu-se um milagre ;D

Sugiro que se utilize este tópico para se colocar dúvidas e sugestões de como conseguir aquela separação tão difícil ;)

Monforte

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 851
Re: Separar peças
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2016, 12:13:24 »
Quando forem situações destas tentem aquecer as peças que se tornam mais ducteis para além da expansão natural do material, se calhar não foi mais força mas uma temperatura mais elevada. 10ºC ou 20ºC a mais podem fazer toda a diferença ou num recipiente com água quente ou num forno a 50ºC.

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: Separar peças
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2016, 12:42:51 »
Seraph, qual era o set já agora?
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Separar peças
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2016, 13:54:39 »
Eu vou ser sincero, já me aconteceu ter algumas peças que não queriam ser separadas, nomeadamente barras em cones (ambas as peças em PC). Por norma tento uma ou outra vez e depois, a menos que seja uma peça rara ou que necessite muito, vão parar à caixa das peças "esquecidas".
« Última modificação: 25 de Julho de 2016, 14:00:36 por LBaixinho »

Ryckyloko

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 523
  • Fan de LEGO Star War
    • Flickr
Re: Separar peças
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2016, 14:33:11 »
Nessas situações que dificilmente se consegue tirar/separar peças... eu tenho um pequeno alicate em aço inoxidável com as pontas planas/chatas e envolvidas em borracha.

Consigo separar as peças sem fazer muita força e/ou danificar muito as peças em causa.

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Separar peças
« Responder #8 em: 25 de Julho de 2016, 14:54:58 »
um pequeno alicate em aço inoxidável com as pontas planas/chatas e envolvidas em borracha.
Isso é uma boa ideia... consegues ter grip... que geralmente é o que falta entre os dedos e as peças.

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1640
  • Where am I going now?
Re: Separar peças
« Responder #9 em: 25 de Julho de 2016, 15:25:44 »
um pequeno alicate em aço inoxidável com as pontas planas/chatas e envolvidas em borracha.
Isso é uma boa ideia... consegues ter grip... que geralmente é o que falta entre os dedos e as peças.
E se a borracha for lixeiramente rugosa em vez de completante lisa (o que até se pode fazer usando uma lixa relativamnte grossa), ainda melhor.

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: Separar peças
« Responder #10 em: 25 de Julho de 2016, 20:42:15 »
Quando forem situações destas tentem aquecer as peças que se tornam mais ducteis para além da expansão natural do material, se calhar não foi mais força mas uma temperatura mais elevada. 10ºC ou 20ºC a mais podem fazer toda a diferença ou num recipiente com água quente ou num forno a 50ºC.

Pensei que o aquecer em água a ferver só funcionasse naquele plástico mais maleável (já utilizei para endireitar algumas armas de He-Man ;D). OBrigado pela dica :-)d

Seraph, qual era o set já agora?

Foi o 60091-1 ;)

um pequeno alicate em aço inoxidável com as pontas planas/chatas e envolvidas em borracha.
Isso é uma boa ideia... consegues ter grip... que geralmente é o que falta entre os dedos e as peças.
E se a borracha for lixeiramente rugosa em vez de completante lisa (o que até se pode fazer usando uma lixa relativamnte grossa), ainda melhor.

Boas ideias  :-)d Por acaso nunca me passou pela cabeça usar alicates ou outras ferramentas a pensar que facilmente a dureza do aço danificaria o ABS ^:)^