image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 42054 - CLAAS XERION 5000  (Lida 531 vezes)

Moyalmas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 613
  • Fan de LEGO
[Review] 42054 - CLAAS XERION 5000
« em: 17 de Setembro de 2016, 18:31:36 »
Review do set 42054 - CLAAS XERION 5000


Referência: 42054
Nome: CLAAS XERION 5000
Tema: Technic
Ano de Edição: 2016
Número de Peças: 1977
Preço (comprado a um particular na Holanda): €145,00
Preço por peça: €0,0073
Instruções: sim, 1 livro (340 páginas)
Autocolantes: sim
Modelos alternativos: sim (o guindaste dá para fazer uma pá, tipo "limpa-neves")
Lista de peças: sim, no fim do livro de instruções



Depois de uns quantos "não oficiais", depois de ler uma série de reviews deste e outros sets (42030 , 42056 ), não resisti e tive de o comprar!
Confesso que há muito não estava tão entusiasmado com um set. E as expectativas foram mais que superadas!  ;D

Apesar de não ser grande adepto de "máquinas agrícolas", e de poucas máquinas de construção me captarem a atenção, desde que vi as primeiras fotos deste CLAAS que fiquei com "água na boca". As cores? Os pneus? O sistema de rotação da cabine? O sistema multidireccional das rodas? Foi tudo que me cativou!

Muito parecido com o modelo original, muito proporcional, pouquíssimas falhas em termos de design (por exemplo, os 2 sets que mencionei em cima têm bastantes falhas nesta área, com alguns "espaços por preencher"), muito funcional... eis o CLAAS XERION 5000!  ;D


A caixa
Grande! Como o são as caixas dos grandes modelos Technic (o Emmet serve de ponto de comparação).



Na parte de trás, a destacar os 3 sistemas direccionais das rodas (tipo raio-x) e o "modelo B" (não interfere ao nível da carroçaria, apenas o guindaste/garra se transforma em "pá limpa-neves")



 
As peças
10/10

1 livro de instruções


1 folha com autocolantes


15 sacos: 11 numerados com "1" (construção do veículo) e 4 numerados com "2" (construção do guindaste/garra e "contra-peso" frontal)


4 Pneus  :inlove:, 4 jantes vermelhas, 1 bateria e 1 Motor M




Conteúdo já separado dos sacos "1"


Conteúdo já separado dos sacos "2"


Axles amarelos (5L, 7L e um 11L!) e vermelhos (4L e 8L);
Axle 3 with Stop em redish brown;
Dish 6 x 6 Inverted (Radar) em vermelho (exclusivo deste set);
Wheel 56mm D. x 34mm Technic Racing Medium, 6 Pin Holes em vermelho (exclusivo deste set);
E peças (panels, liftarms, soft axles, connectors) em Lime Green... muitas peças em Lime Green   ;D
A lista de peças está disponível no fim do livro de instruções.


A construção
10/10

Foi num ápice! Construção fluída... descomplicada... foi mesmo num instante que dei comigo a babar-me com o tractor já pronto  :-DP
A sério: depois de ter desmontado completamente o meu 42009 para o motorizar, a construção deste Xerion foi simples e rápida.
É claro que no fim, no momento de testar as PF, há sempre aquele friozinho na barriga e aquele pensamento: "Será que vai correr bem à 1ª??"...
SIM! Correu! Tudo a funcionar perfeitamente  :-)d

A 1ª fase, é a construção do tractor, propriamente dito.
VIRADO PARA A DIREITA

FRENTE

VIRADO PARA A ESQUERDA

TRASEIRA


A segunda fase, é a construção dos contra-pesos (para a dianteira) e do guindaste/garra (para a traseira).
(Ambos fáceis de retirar e voltar a colocar.)







O desenho
10/10

É óbvio que nunca será (nem este, nem nenhum set o será) uma cópia perfeita do modelo original mas... Palavras para quê? Basta olhar para ele e compará-lo com o original  :?


Para mim, perfeito! MUITÍSSIMO bem conseguido! 20 valores!

Jogabilidade/ Funcionalidades
10/10

Para mim, estão as duas associadas e , no caso deste XERION, dificilmente se poderia pedir mais (não será difícil motorizá-lo, pois já há videos a circular ;) )

Mas vamos por partes.

Cabine rotativa  :-)d

A - Liga e desliga o motor
B - para baixo, a cabine vira para trás; para cima, a cabine volta para a sua posição inicial




Sistema de rodas multidireccionais. 3 posições, consoante a posição da alavanca colocada na traseira.


Guindaste/garras. Não são completamente motorizadas: apenas giram 360º (alavanca B), e a garra sobe e desce (alavanca A)


Para extender o braço e para fazer a garra "agarrar e largar", temos de o fazer manualmente, girando duas gears.

Apesar de não ser tudo motorizado (daí o modelo não ser tão complexo de operar como, por exemplo, o Unimog 8110 ), é extremamente fácil de utilizar, especialmente pelos mais novos, pois permite mais "pontaria" ao agarrar os objectos desejados.
Apenas para comparar as gruas do 4254 e do 8110 onde é bem visível o nível de complexidade de ambos.


Finalmente... o "motor" do Xerion: a bateria  ;D
Escondida da dianteira
.



Outros
Sobra muito pouco mesmo!
Aquele axl é para introduzir dentro da "árvore"... mas fica melhor na minha caixa de peças para usar num futuro MOC :)


Modelo B
Instruções disponíveis na net... mas não me seduz muito: não altera em nada o tractor em si... é apenas uma "pá limpa-neves" como se vê nas parte de trás da caixa. Nop  :-(p


Conclusão
10/10

Na verdade, NÃO! É um 9,5!! Duas razões:
1 - Pouca brecagem
2 - Ao virar a direcção com o veículo parado, muitas vezes a cabine vira também. Já com o veículo em andamento, isso não acontece.

Mas tirando isso (e tendo em conta que vai passar 90% do tempo parado), o modelo roça a perfeição  :-)d
LINDÍSSIMO! Não há "buracos", falhas.
Muita jogabilidade garantida.
Peças com cores novas.
Não se dá pela bateria de tão bem que está inserida/escondida no veículo.
O sistema multi direccional está muito bem conseguido e é super simples de engrenar.
E aqueles pneus  :inlove: :inlove: :inlove:

Para mim, é um SIM absoluto!
« Última modificação: 17 de Setembro de 2016, 18:35:37 por Moyalmas »

jorgec77

  • ..
  • *
  • Mensagens: 43
  • Fan de LEGO
Re: [Review] 42054 - CLAAS XERION 5000
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2016, 18:53:56 »
Fiquei com vontade de ter um destes  :-)d

Os pneus estão mesmo fantásticos, assim como o modelo em geral

Parabéns pela review Moyalmas

SirRicco

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Fan de LEGO, Kaiju, Marvel e DC (Star Wars também)
Re: [Review] 42054 - CLAAS XERION 5000
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2016, 19:53:21 »
Boa review :-)d, mas continuo sem vontade de comprar, já que não gosto muito de technic.
LEGO, Kaiju, Marvel, DC e Star Wars
PARA SEMPRE!!
(Elá, isto é muita coisa 😁)

brunorafael

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1215
  • In a world made of glass I feel like abs
Re: [Review] 42054 - CLAAS XERION 5000
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2016, 02:30:35 »
pessoalmente não sou fã de technic mas este modelo é muito fixe.

E simplesmente estou apaixonado pelas rodas e pneus. :inlove:
"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 42054 - CLAAS XERION 5000
« Responder #4 em: 18 de Setembro de 2016, 09:41:03 »
Review muito interessante e cativante :)
Parece-me um bom conjunto technic para o preço que tem, melhor só se fosse bem mais caro :)

Filmig

  • ..
  • *
  • Mensagens: 21
Re: [Review] 42054 - CLAAS XERION 5000
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2016, 05:19:05 »
Estou com água na boca...


Este set é TOP!!!!!!

Quero um... 

Descrição incrível... Parabéns!!  :-)d