(...)das duas uma, ou o minfig está focado ou o fundo. Visto o minifig ser tão pequeno, para fazer com que fique em grande plano é necessário usar a função Macro da objectiva,(...)
Vou ser um pouco "chato", ou seja "teórico"... Não sou fotógrafo profissional, mas já me divirto a fazer "profissionalizações" graças ao amigo Figueifoto, o meu "mestre e professor de fotografia!"
Ora bem, pelos ensinamentos dele, e pela minha experiência, a solução é... tempo de exposição!!!!
Quando se fotografa há várias variáveis que se devem conjugar conforme queremos.
Na fotografia em questão, a variável "importante" para focagem é esta: o Tempo de exposição ou velocidade do obturador
Esta variável corresponde ao tempo que o "negativo" está "exposto à luz... quanto mais tempo, mais focados estarão cada um dos pontos da fotografia, pois há mais "tempo" para a fotografia receber a luz. Logo com um looongo tempo de exposição, quer o Manel, quer a paisagem, tudo fica focado!!!!
Mas claro, tudo tem um preço. E neste caso, quando se aumenta o tempo de exposição, há outra variável que tem que ser reduzida proporcionalmente, que é : Tamanho da abertura do obturador
Quando tiramos fotos em que aumentamos o tempo de exposição, temos que reduzir a abertura, ou então corremos o risco de ter luz a mais. No extremo, uma "foto branca"!
Fazendo uma metáfora com torneiras: o tamanho da torneira é o tamanho da abertura. o tempo que a torneira está aberta é o tempo de exposição. (esta torneira só tem dois estados, toda aberta ou fechada)
Temos duas torneiras, uma grande, e outra pequena... O objectivo é encher a mesma quantidade de líquido.
Se usarmos a torneira grande enchemos rapidamente... mas se usarmos a torneira pequena, enchemos na mesma... só que demora mais tempo!
A desvantagem deste tipo de abordagem: "ARRASTAMENTOS!" ao aumentar o tempo de exposição, todos os pontos da imagem que se movimentarem, aparecerão com "sombras" de arrastamento. Uma foto com pouco tempo de exposição, até o carro mais rápido fica focado... pelo contrário, uma longa exposição, o mais pequeno movimento há "arrastamento"...
Como é que conseguimos isto? Explorem a máquina, experimentem o modo "manual"... a melhor maneira de aprender é "trial and error" (tentativa e erro)