Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Special colored parts  (Lida 1991 vezes)

Conchas

• Visitante
Special colored parts
« em: 29 de Novembro de 2007, 00:33:10 »
Availability of LEGO parts at parallel markets with 'special' colors, which never appeared at any set, is increasing.
I've read somewhere, that LEGO could in special situations produce some (e.g. for specific LUG events or special buildings at LEGOLAND Parks like it was the case of 2x4 Milky White bricks to build a model of Allienz Arena stadium for LEGOLAND Deutschland).
However I doubt this would be the case of hundreds of other parts 'floading' the market.

What does TLG have to say about this?
Is it an undesired effect of increased production outsource strategy, and consequent lower capability to control production and 'leaks'?
Does LEGO see it as a benefit for AFOL community, or as a problem?

O aparecimento de peças LEGO nos mercados paralelos com cores 'especiais', que nunca apareceram em set algum, está a aumentar.
Li algures, que a LEGO pode em situações especiais produzir algumas (por exemplo para eventos específicos de LUGs, ou construções especiais para os Parques LEGOLAND como foi o caso dos 'Bricks 2x4 Milky White' para construir o modelo do estádio Allienz Arena para o parque LEGOLAND Deutschland).
Contdo dúvido que seja este o caso de centenas de outras peças que estão a 'inundar' o mercado.

O que é que a TLG tem a dizer acerca disto?
É este um efeito indesejado do reforço da estratégia de produção em regime de outsourcing, e consequência de menor capacidade para controlar a produção e 'fugas'?
Coo é que a LEGO vê isto? Um benefício para a comunidade AFOL, ou um problema?

Obrigado

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
Re: Special colored parts
« Responder #1 em: 29 de Novembro de 2007, 10:35:34 »
Quanto à origem das peças, uma das respostas está nos parques Legoland. Quando eram da LEGO eles "podiam encomendar" qualquer peça em qualquer cor existente. Essa é uma das razões da existência, por exemplo, das baseplates 48x48 azuis, é mais fácil/barato cobrir grandes espaços com estas do que as versões 32x32.
Como é que elas chegam aos AFOLs?
Muito provavelmente algumas poderão ser "desviadas" mas muitas peças aparecem porque foram parar aos pick a brick dos parques. Como não são utilizadas pelos lego designers dos parques, livram-se delas assim. Claro que acredito perfeitamente que haja sempre o funcionário x ou y que avise o AFOL a ou b que determinadas peças foram colocadas no pick a brick e que desapareçam no mesmo dia.
Sei que há anos os ingleses tinham dias "especiais" onde lhes eram cedidas peças do género. Acho que o Gordo sabe contar a história melhor.

E sim, esta não é a única resposta.

Também aguardo com curiosidade à resposta do Jan, principalmente à última parte.

Conchas

• Visitante
« Responder #2 em: 29 de Novembro de 2007, 11:22:06 »
Pelo que me é dado a perceber, estas peças aparecem essêncialmente na Alemanha:
1) Cores especias - Poucos lojas alemãs no BL
2) Protótipos de motores - Hungria, onde existia uma fábrica dos mesmos
3) Peças derivadas do controlo de produção de plásticos na Bayer - Alemanha

Relativamente ao ponto 1) e pelo tipo de peças/quantidades que vejo aparecer, acredito mais que sejam métodos "expeditos de produção" nas fábricas e uma "rede" de contactos.
São muitas as peças, e pareçem estratégicamente escolhidas (pelo menos algumas).

Claro que ficaria mais satisfeito se a resposta fosse que a LEGO se livra de alguma forma de excedentes para prototipagem de sets, mas dúvido...

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #3 em: 29 de Novembro de 2007, 11:29:59 »
No ponto dois e três não estás a falar das peças vermelhas e transparentes?

Quanto à um, eu bem disse que a possibilidade de resposta que dei não seria a única...  :)
Algumas respostas para esta e para outras das tuas perguntas normalmente são conhecidas em modo "off the record".

Por isso estou bem curioso em relação à possível resposta do Jan.

Conchas

• Visitante
« Responder #4 em: 29 de Novembro de 2007, 11:37:13 »
Quanto ao ponto dois estou efectivamente a falar de peças transparentes, sim!
Quanto ao ponto 3 são essêncialmente vermelhas mas tb existem outas cores.

Tenho de tudo isto um pouco.
A colecção de protótipos antigos faz tb parte do meu espólio. adoro estas cenas...
E por fim tenho ainda uma pequena colecção curiosa, de peças com defeitos de fabrico (antigas e novas) que vou conseguindo arrepanhar. Sim eu sei que é uma colecção "estranha"... ;D

Tb fico curioso, tanto qt às respostas oficiais que possam vir, como a eventuais respostas "off the record" ::).

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #5 em: 29 de Novembro de 2007, 11:41:48 »
Quanto ao ponto dois estou efectivamente a falar de peças transparentes, sim!
Quanto ao ponto 3 são essêncialmente vermelhas mas tb existem outas cores.

Tenho de tudo isto um pouco.
então o mais fácil seria perguntares onde as compraste. Uma vez arranjei peças assim para o HW da Tânia e perguntei a origem ao vendedor. Sim, a resposta foi "off the record".

A colecção de protótipos antigos faz tb parte do meu espólio. adoro estas cenas...
E por fim tenho ainda uma pequena colecção curiosa, de peças com defeitos de fabrico (antigas e novas) que vou conseguindo arrepanhar. Sim eu sei que é uma colecção "estranha"... ;D
Não estranho, e quem conheça a filatelia e numismática também não o estranhará :D

Tb fico curioso, tanto qt às respostas oficiais que possam vir, como a eventuais respostas "off the record" ::).
duvido que apareçam aqui as "off the record" ;D

tânia

• Fundador
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #6 em: 29 de Novembro de 2007, 11:42:17 »
Sim eu sei que é uma colecção "estranha"... ;D

Cada um tem a sua  ;D

Quanto às peças vermelhas, posso adiantar que são as primeiras experiências com novos moldes. A cor vermelha é a mais indicada para medir os parâmetros de qualidade na produção.
tânia
boas construções!

Conchas

• Visitante
« Responder #7 em: 29 de Novembro de 2007, 11:53:02 »
Respondendo a vários comentários anteriores do Luís e da Tânia, sem "quote".

Sim claro que perguntei aos vendedores, mas nem sempre tenho resposta, resposta muito esclarecedora, ou credível.
Curioso qt a uma eventusal resposta da LEGO. Gosto de perguntas difíceis... ;D

Foi exactamete à filatelia e á numismática que fui buscar esta ideia (vi muitos exemplos em miúdo com o meu pai). É bom ver que outros sabem do que estou a falar.

Sim as peças vermelhas parecem ter sido usadas desde sempre para prototipagem. Nota-se melhor nestas eventuais defeitos no fluxo do ABS dentro dos moldes.

Já agora, o que acham deste batch de questões a dirigir à TLG?
Interessante, esquisito ou sem qq interesse ??? ;)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #8 em: 29 de Novembro de 2007, 12:13:50 »
Sei que há anos os ingleses tinham dias "especiais" onde lhes eram cedidas peças do género. Acho que o Gordo sabe contar a história melhor.

Havia em Windsor um evento, creio que semestral, em que os participantes pagavam uma quantia e tinham direito a ver os bastidores do parque Legoland. No final da visita, podiam encher um saco com 1kg de peças, sendo que havia frequentemente alguns exemplares raros lá pelo meio (recordo-me de alguém referir que tinha encontrado num só dia 4 tiles numerados do 10020 "Limited Edition", tiles esses dos quais teoricamente só há 10000).

Para referência, procurar "Red Letter Days". Penso que já não existe este evento.

Pedro

Conchas

• Visitante
« Responder #9 em: 29 de Novembro de 2007, 12:19:49 »
...(recordo-me de alguém referir que tinha encontrado num só dia 4 tiles numerados do 10020 "Limited Edition", tiles esses dos quais teoricamente só há 10000).

Xiiii... granda cena :D!
Curioso seria saber quais formam os números que encontraram... Acima de 10000 ou abaixo :-\

El_gordo

• Fundador
« Responder #10 em: 29 de Novembro de 2007, 12:23:08 »
...(recordo-me de alguém referir que tinha encontrado num só dia 4 tiles numerados do 10020 "Limited Edition", tiles esses dos quais teoricamente só há 10000).
Xiiii... granda cena :D!
Curioso seria saber quais formam os números que encontraram... Acima de 10000 ou abaixo :-\

Abaixo, claro. Um dos números era da ordem dos 400, os outros acima desse.
Se bem que estas placas tenham perdido muito do seu impacto... parte do interesse da Edição Limitada deveu-se a ter sido lançada antes de se saber que haveria uma edição aberta, pelo que muita gente a comprou sem fazer questão disso.

Pedro

Conchas

• Visitante
« Responder #11 em: 29 de Novembro de 2007, 12:28:51 »
A questão sensível, reside em saber se seriam peças "duplicadas" ou tinham origem em sets numerados que por algum motivo não chegaram ao mercado.
Acho que muitos ainda procuram obter um set numerado em vez da edição regular desta locomotiva Santa Fé. Eu fui um deles... ;D

Citação de: brickset
"The first 9999 sets made each came with an individually numbered tile and were released as limited edition sets. The Lego Company kept the first ten numbered sets and later put them up for auction on www.ebay.com"

Editei o código da citação - Pedro
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 12:44:33 por Conchas »

El_gordo

• Fundador
« Responder #12 em: 29 de Novembro de 2007, 12:33:05 »
A questão sensível, reside em saber se seriam peças "duplicadas" ou tinham origem em sets numerados que por algum motivo não chegaram ao mercado.
Acho que muitos ainda procuram obter um set numerado em vez da edição regular desta locomotiva Santa Fé. Eu fui um deles...

Há sempre quem valorize mais as edições limitadas; eu por outro lado aceito bem que LEGO seja um brinquedo massificado, não colecciono a esse ponto.
Reconheço mais interesse à edição das 10 primeiras unidades - essas sim vinham com "extras" que as outras não traziam :)

Pedro

Conchas

• Visitante
« Responder #13 em: 29 de Novembro de 2007, 12:51:14 »
Acho que muitos ainda procuram obter um set numerado em vez da edição regular desta locomotiva Santa Fé. Eu fui um deles...

Há sempre quem valorize mais as edições limitadas; eu por outro lado aceito bem que LEGO seja um brinquedo massificado, não colecciono a esse ponto.
Reconheço mais interesse à edição das 10 primeiras unidades - essas sim vinham com "extras" que as outras não traziam :)

Pedro

Que extras? Dessa não sabia... (sempre a aprender  :))

El_gordo

• Fundador
« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2007, 12:58:53 »
Que extras? Dessa não sabia... (sempre a aprender  :))

Já foi há uns anos...
Se bem me recordo, vinham com um pedestal, uma caixa especial, e o certificado numerado. Deve haver registo disso em qualquer lado... pelo menos de proprietários há um registo:
http://www.ngltc.org/sfregistry.htm

É só procurar um proprietário dum A1 a A10 que tenha e-mail :)

Pedro