Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Sobre o monocarril  (Lida 3401 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Sobre o monocarril
« em: 29 de Novembro de 2007, 14:30:56 »
A minha resposta teve a ver com o facto de te conhecer como um grande fã de comboios e cidade e nunca imaginar que seria possivel para uma pessoa como tu não "amares" este tipo de set ???
acho que fiquei bastante surpreendido com a tua posição, mas mesmo sem a compreender sei respeitar a máxima:Gostos não se discutem! ;D

Comboio é uma coisa; monocarril é outra. Não me atrai a limitação imposta pelo sistema de atrelagem dos monocarris, não gosto de pilhas, e não gosto de ter "obstáculos" urbanos (esta última é mais difícil de explicar: não gosto de viadutos em cima de avenidas, como há na Av. da República em Lisboa, por exemplo). Os eléctricos são para mim interessantes porque partilham a via com os automóveis.

Mais facilmente entendo o monocarril no contexto de espaço do que de cidade :)

Pedro
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 21:35:28 por tânia »

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
Sobre o monocarril
« Responder #1 em: 29 de Novembro de 2007, 17:06:00 »
A falar dos monocarris estamos já bem fora do tópico :)

Para introdução: quando é que foram produzidos os monocarris? Mais ou menos entre os 12v e os 9v. Não sei se propositamente ou não.

Pessoalmente gosto de monocarris mas não acho que seja a jóia da coroa da LEGO.
Será que é interessante para a LEGO, crianças e revendedores terem mais um sistema de comboios? (sim, acho o monocarril mais um sistema de comboios).

Eu acho que não. Para a LEGO é um sistema que envolverá custos (moldes, produção, desenho etc) que muito provavelmente não irá gerar novos clientes, mas sim servirá de concorrente a outro sistema. Para as crianças e grandes superficies, terem dois sistemas também não é benéfico. Só desvantagens.

Eu senti isso na loja quando tinha sets 9v e IR, a maior parte dos clientes confundiam tudo e o conceito de uma marca dois sistemas faz afugentar, nunca sabem o que escolher. Rapidamente decidi abandonar o 9v. Porque é que acham que a LEGO se está agora a livrar de tudo o que é 9v?... (tanto o HB como o comboio festivo estão preparados para 9V... visto que é praticamente impossível colocar um receptor de IR neles.. )

A única solução seria a introdução do monocarril num tema espacial... mas...
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 21:35:39 por tânia »

El_gordo

• Fundador
Sobre o monocarril
« Responder #2 em: 29 de Novembro de 2007, 17:31:26 »
A falar dos monocarris estamos já bem fora do tópico :)

Para introdução: quando é que foram produzidos os monocarris? Mais ou menos entre os 12v e os 9v. Não sei se propositamente ou não.

(snip)

A única solução seria a introdução do monocarril num tema espacial... mas...

O monocarril surgiu precisamente associado ao tema Espaço. A sua posterior inclusão num set de cidade é que eu considero como experimental (provavelmente os designers viram gente a adaptar o monocarril espacial a uso em Cidade, e pegaram na ideia).

O sistema 9V já estava na calha quando o monocarril de cidade surgiu e não duvido que isso tenha cortado as asas ao sistema; quanto ao Espaço, a explicação que eu encontro para o abandono do sistema foi a falta de aceitação do segundo set (eu argumentaria com um design fraco, mas com certeza alguém na LEGO terá tido outra percepção).

Não encaro o monocarril como um comboio, mas acho que estás certo ao considerá-lo um "concorrente" nas prateleiras. Não tanto como set substituto, mas sim pela gama de preço em que se inseria (a mesma dum comboio, na época).

Pedro
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 21:35:53 por tânia »

Conchas

• Visitante
Sobre o monocarril
« Responder #3 em: 29 de Novembro de 2007, 19:17:38 »
O design do segundo set monorail de espaço, até o considero mais desenvolvido que os dois anteriores (espaço + cidade) na medida em que já incluía os desvios e tornava-se assim mais completo off-the-shelf (apesar de existirem estes elementos como acessorios tb para os anteriores).
Talvez contudo o mercado não tenha aceite bem o design ou aspecto dos artefactos espaciais no geral, e isso tenha tb contribuido para condenar o sistema como um todo, ao mesmo tempo que apareciam os comboios de 9V.

Fatalidades... :(
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 21:36:03 por tânia »

Alex

• ......
  • O escorregadio
Re: Sobre o monocarril
« Responder #4 em: 30 de Novembro de 2007, 10:51:12 »

Talvez contudo o mercado não tenha aceite bem o design ou aspecto dos artefactos espaciais no geral, e isso tenha tb contribuido para condenar o sistema como um todo, ao mesmo tempo que apareciam os comboios de 9V.

Fatalidades... :(

Acho que foi mais por aí... era feio como tudo :P
Mas tinha bons pormenores... mas o 6990 enquadrava-se mais para o que era pretendido... transporte  :)

Eu gosto muito do monorail, mas confesso que ver uma cidade com cheio de monorails tracks não fica esteticamente bonito... agora se for usado com "Metro" à superfície, com grande parte do percurso feito "underground", a história é outra... o problema é mesas para isso...  ^:)^
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #5 em: 30 de Novembro de 2007, 10:54:29 »
Agora pensando... vejo muito pessoal a falar maravilhas do monocarril... mas aquilo funciona a pilhas!?! Porque é que no caso dos futuros comboios já não poderá ser assim!?!

Conchas

• Visitante
« Responder #6 em: 30 de Novembro de 2007, 11:03:42 »
Agora pensando... vejo muito pessoal a falar maravilhas do monocarril... mas aquilo funciona a pilhas!?! Porque é que no caso dos futuros comboios já não poderá ser assim!?!

Não estou a nada a ver que os futuros comboios PF, sejam qq outra coisa que não a pilhas... ^:)^

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #7 em: 30 de Novembro de 2007, 11:18:46 »
Não estou a nada a ver que os futuros comboios PF, sejam qq outra coisa que não a pilhas... ^:)^

Partilho da mesma opinião. Dá uma vista de olhos neste tópico para perceberes o meu comentário do post anterior. :)

Alex

• ......
  • O escorregadio
« Responder #8 em: 30 de Novembro de 2007, 11:24:05 »

No caso do Monocarril, normalmente só tens 1, no máximo 2 num layout... agora comboios chegas a ter dezenas... acho que é por aí :P

Mas sim, no caso do monocarril, o sistema também poderia ter sido outro... ainda por cima uma pilha daquelas quadradonas  ^:)^
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Conchas

• Visitante
« Responder #9 em: 30 de Novembro de 2007, 11:36:16 »
Partilho da mesma opinião. Dá uma vista de olhos neste tópico para perceberes o meu comentário do post anterior. :)

Got it! ;)
Mas porque será que acho (para não dizer aqui que tenho a certeza), que o pessoal não vai ter nada do que pede... :(

Ribatagus

• Visitante
« Responder #10 em: 30 de Novembro de 2007, 11:38:58 »
O monocarril, como sistema, é FANTÁSTICO! Eu adoro-o!!!!

Mas sim, o grande defeito dele é mesmo esse: pilhas!

Mas comparando com os IR, o monocarril aproveitou as caixas para pilhas 9v já existentes, que esteticamente não são "chocantes" e mantêem a estética (relativamente) livre, ao contrário do "mamarracho" IR a pilhas, que limita muito o design... pelo menos, isto é a minha opinião!!!

Claro que o Monocarril tem outra limitação: o tamanho. Não é possível de todo fazer um monocarril com mais carruagens que o "standard" carruagem-motor-carruagem, porque não existe "peça de união" que permita meter mais carruagens, e as carruagens "apoiam-se" no motor (só têm rodas à frente).

Mas ter aquele bicharoco a andar no seu passo calmo (é mais lento que os comboios) com luzes por todo o lado,num cenário espacial é brutal... mas, ter o 6399 a "voar" pela cidade, por cima de tudo, é ALTAMENTE!!!!

(a propósito: o meu set fetiche 6399 deixou de o ser: JÁ O TENHO!!!! WEEEEE)

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
« Responder #11 em: 30 de Novembro de 2007, 11:40:42 »
Got it! ;)
Mas porque será que acho (para não dizer aqui que tenho a certeza), que o pessoal não vai ter nada do que pede... :(
Se "o pessoal" é em relação aos que escreveram nesse tópico, não sei. Mas se estiveres a generalizar em relação aos AFOLs, sim, vão ter coisas que pediram. :)

Conchas

• Visitante
« Responder #12 em: 30 de Novembro de 2007, 11:47:34 »
Se "o pessoal" é em relação aos que escreveram nesse tópico, não sei. Mas se estiveres a generalizar em relação aos AFOLs, sim, vão ter coisas que pediram. :)

Óptimo! Esperemos então para ver!

El_gordo

• Fundador
« Responder #13 em: 30 de Novembro de 2007, 12:37:31 »

Porque um monocarril arrasta o próprio peso em duas carruagens leves, e uma locomotiva arrasta o peso que for preciso nas carruagens que lhe forem atreladas. É uma questão de consumo :)

E há que levar em conta aquilo que disse o Alex... não há normalmente muitos monocarris em simultâneo, mas locomotivas são uma coisa diferente.

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #14 em: 30 de Novembro de 2007, 14:05:40 »
Só tenho a dizer mais uma vez que as minhas pilhas no PF duram muito, e não são especiais! (e eu dou-lhes uso intensivo...)
Pedro Agnelo