Rendering com o POV-Ray - Parte 1: Configuração do POV-Ray1 - Download e instalação do POV-RayO download do POV-Ray deve ser feito a partir do site oficial:
www.povray.orgO link directo é este:
http://www.povray.org/redirect/www.povray.org/ftp/pub/povray/Official/Windows/povwin36.exeA instalação é rápida, simples e não é muito diferente de qualquer outro programa, por isso não será descrita aqui.
Neste guia o POV-Ray será instalado em C:\Programas\POV-Ray for Windows v3.6
2 - Instalação dos ficheiros necessáriosPara ter um POV-Ray completamente configurado é necessário fazer o download de vários ficheiros, disponíveis em vários sites.
Para facilitar a tarefa, todos estes ficheiros estão reunidos aqui:
http://rapidshare.com/files/89345307/rpov.7zFazer o download deste ficheiro e abrir.
Navegar até à pasta onde está instalado o POV-Ray e arrastar para lá as pastas "Insert Menu", "LGEO", "RAD" e "Renderer":
Substituir todos os ficheiros já existentes.
A pasta "ORIGINAL" contém os ficheiros originais, que estão lá apenas como referência e por isso não precisam de ser extraídos.
3 - Configuração do POV-RayNeste momento todos os ficheiros necessários já estão nas respectivas pastas e prontos a usar.
Só falta indicar ao POV-Ray onde os pode encontrar.
Para fazer isso, abre-se o programa e no menu "Tools" escolher a opção "Edit master POVRAY.ini".
Um ficheiro de texto abre automaticamente. Navegar até ao fim desse último ficheiro e no fim acrescentar as duas linhas seguintes:
Library_Path="C:\Programas\POV-Ray for Windows v3.6\RAD"
Library_Path="C:\Programas\POV-Ray for Windows v3.6\LGEO"
Guardar as alterações, fechar o ficheiro de texto e reiniciar o POV-Ray.
Neste momento o POV-Ray está pronto a funcionar.
Foram adicionadas:
- Peças do LGEO e actualização LGEOfix;
- Definições de radiosidade e respectivas entradas no menu "Insert";
- Definições de cores do Lugnet;
- Definições adicionais de superfícies (água, espelho, etc.), céu e iluminação e respectivas entradas no menu "Insert";
- Resoluções adicionais.
Fontes:LGEO:
http://www.el-lutzo.de/lego/lgeo.htmlLGEOfix:
http://www.hassings.dk/l3/lgeofix.htmlLdraw_radiosity.inc version 3.0 beta:
http://www.digitalbricks.nl/RENDER/radinc3B.htmlCustom_floors.inc version 0.1:
http://www.digitalbricks.nl/RENDER/floorinc.htmlPOV-Ray Floor effects:
http://www.ldraw.org/Article103.htmlDefinições Sky:
http://www.f-lohmueller.de/pov_tut/backgrnd/p_sky1.htmDefinições Area Light:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=163897Este tutorial, incluindo texto original e imagens, está licenciado sob uma
Licença Creative Commons.
Outras obras criadas a partir deste tutorial devem fazer referência ao nome do autor e devem incluir uma ligação para este tópico.