Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Como fazer um círculo ?  (Lida 1630 vezes)

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
Como fazer um círculo ?
« em: 10 de Fevereiro de 2008, 22:15:05 »
Precisava de fazer um círculo em LEGO, o objectivo era algo parecido com as rodas (x784) do hailfire (4481).

Sabem de alguma técnica ou algo que possa ajudar a fazer ? Não precisa de ser tão grande, 8 studs de diâmetro devia ser o suficiente.
Nine

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Como fazer um círculo ?
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro de 2008, 02:13:55 »
Tens muitas técnicas, podes fazer com plates sobrepostas se quiseres um círculo mas se quiseres uma "jante" podes fazer com click hinges assim: 8117 ou com hinge bricks assim: 7041
Pedro Agnelo

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2008, 17:39:35 »
Tens muitas técnicas, podes fazer com plates sobrepostas se quiseres um círculo mas se quiseres uma "jante" podes fazer com click hinges assim: 8117 ou com hinge bricks assim: 7041

Era mais na ideia da jante. O que pretendia fazer era algo parecido com isto :

Acho que ficava um módulo GBC porreiro, agora não estou a ver como fazer as jantes  ^:)^
Nine

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2008, 17:42:31 »
Era mais na ideia da jante. O que pretendia fazer era algo parecido com isto :

Não dá para usar z48 unida a studless beams? Não precisas duma engrenagem demasiado grande, podes estender o diâmetro do mecanismo com os beams (e deles suspender os "cestos").
O princípio de funcionamento desse elevador de barcos (não, não é uma eclusa!) é o mesmo das rodas gigantes.

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2008, 17:56:00 »
Z48?!?! Z40!!! :D 3649

E realmente é uma boa abordagem ao problema. O engraçado da roda de Falkirk é que gasta 15€ de electricidade por dia! :o
Em LEGO e sem àgua gasta proporcionalmente mais!

Atencão a uma coisa, tens que ter ambos os tambores sincronizados, senão vão ter inclinações diferentes. Agora que já sei qual é o objectivo acho mesmo que a roda do 8108 serve bem
Pedro Agnelo

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2008, 21:04:22 »
Atencão a uma coisa, tens que ter ambos os tambores sincronizados, senão vão ter inclinações diferentes. Agora que já sei qual é o objectivo acho mesmo que a roda do 8108 serve bem

As rodas do 8180 até poderiam servir, mas torna mais difícil colocar um recipiente interno à roda, e claro arranjá-las não é propriamente fácil.

Ainda pensei em fazer com as novas largatas ligadas de costas voltadas, mas deve ficar muito grande e coloco as peças sobre esforço.
Nine

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2008, 01:01:17 »
Simples, as rodas ficam fora da gôndola que está ligada a esta pelo eixo ;)
Pedro Agnelo

Nine

• .....
  • PETIIIIT
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2008, 10:36:51 »

Assim dá, mas perde o efeito da gôndola estar suportada por ambas as extremidades da jante  ^:)^, assim pode-se fazer como uma roda gigante e as rodas já não são necessárias.
Nine

Ribatagus

• Visitante
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2008, 15:54:38 »
...Por acaso tenho esta dúvida também: como fazer um círculo.

Mas o meu objectivo é o de fazer algo plano, circular.
(a ideia é fazer uma praça de touros)
...Mas não queria utilizar esta técnica

primeiro porque a acho uma aberração  ;D depois porque não faz o efeito "liso" que se pretende nas tábuas do centro da praça.

o melhor que me saiu até agora nas experiências foi recorrendo a hinges 2429 e 2430, fazendo as tábuas em efeito "vintógono" (20 lados) feitos com bricks 1x4 - 4 de altura, mais 2/3 para as hinges (na base e no topo)

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro de 2008, 23:16:24 »

...fazendo as tábuas em efeito "vintógono" (20 lados) ...
:D :D :D
Desculpa mas fartei-me de rir com a tua expressão, embora tenha percebido o que querias dizer - Icoságono ;)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Icos%C3%A1gono

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #10 em: 12 de Fevereiro de 2008, 23:47:17 »

Assim dá, mas perde o efeito da gôndola estar suportada por ambas as extremidades da jante  ^:)^, assim pode-se fazer como uma roda gigante e as rodas já não são necessárias.

Nem por isso, as rodas têm entalhes de ambos os lados com o espaço de um brick (deitado? não me lembro)
Pedro Agnelo

Ribatagus

• Visitante
« Responder #11 em: 13 de Fevereiro de 2008, 12:47:24 »
...fazendo as tábuas em efeito "vintógono" (20 lados) ...
:D :D :D
Desculpa mas fartei-me de rir com a tua expressão, embora tenha percebido o que querias dizer - Icoságono ;)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Icos%C3%A1gono
o "Vasquês" é uma língua no mínimo peculiar, inventada por mim, desde que aprendi a falar  ;D ... tem expressões muito curiosas, porque todas têm a sua lógica. Limitei-me a aplicar mais uma aqui! ;)
obrigado pela dica da wikipedia! ;)

...ainda em relação à minha "roda", outro factor que tenho a considerar são os diversos "cortes" na roda, que esta construção vai obrigar, já que terá várias aberturas em ângulos mais-ou-menos correctos (a porta grande, a porta do touro, etc) e todas as portas têm uma abertura específica. Utilizando as hinges referidas, estas portas terão o problema da abertura resolvida ;).