Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: [Review] 7979 - LEGO® Castle Advent Calendar 2008  (Lida 4897 vezes)

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
[Review] 7979 - LEGO® Castle Advent Calendar 2008
« em: 27 de Setembro de 2008, 00:49:19 »
Review do 7979 - LEGO® Castle Advent Calendar

Referência: 7979
Nome: LEGO® Castle Advent Calendar 
Tema: Castle
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 176
Preço LEGO®: 16.99 Eur
Preço por peça: 0.096Eur/peça
Dados de compra: Lego Shop@Home
Instruções: Não
Autocolantes: Não
Minifigs: 9
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, na caixa

Este set, tem uma diferença marcante para com os restantes sets LEGO, para quem ainda não sabe como funciona. A caixa tem uma “tampa” que se levanta, revelando outra tampa, a da caixa propriamente dita. Nesta última tem 24 picotados para se enterrar o polegar e levantar uma tampinha (sempre tudo de cartão) que revela um saquinho com as peças para construir o “presente” respectivo. Cada uma destas 24 tampas, está numerada para se abrirem, uma por dia, de 1 de Dezembro a 24 de Dezembro.

As peças
10/10

Querem 8 diamantes coloridos? 9 minifigs? Seis “containers”, rodas de carruagem, animais, comida, armas, etc e tal?
Fica aqui o link para a lista completa num ficheiro BrickStore em http://ztp.home.sapo.pt/Inventory%20for%207979%20Castle%20Advent%20Calendar%202008.bsx

Ultimamente tenho feito as contas ao preço por peça tirando os minifigs. Ou seja:
(16.99Eur - 1Eur  x  A) / (B + C)

Em que:
A - número de minfigs
B - número de peças usadas no(s) modelo(s), sem os minifigs
C - número de peças sobresselentes

Note-se que o número de peças indicado pelo BrickLink é igual a A + B + C, ou seja conta-se os minifig inteiros (sem acessórios, mas com cabelo ou capacete, e barba ou lenço) mais as peças usadas, mais as sobresselentes.
No entanto na Shop@Home, o número de peças indicadas é igual a B + A * 4. Ou seja, as peças usadas mais as peças constituintes dos minifigs, não desmembrando o torso nem as pernas.

Sendo assim o preço por peça, pode-se complicar. Para saber o A, B e C eu uso o BrickLink/BrickStore.

Para este set fica então: (16.99 - 9) / 156 = 0.051Eur/peça + 9 minifigs

Notar também que estou assumir que cada minifig “vale” 1 Euro.

Exemplos deste cálculo para outros sets:
- 7037 Tower Raid: 0.07Eur/peça + 5 minifigs
- 6212 X-Wing Fighter: 0.13Eur/peça + 4 minifigs
- 5613 Firefighter: 0.075Eur/peça + 1 minifig
- 10188 Death Start UCS: 0.10Eur/peça + 24 minifigs

Voltando às peças do set, até agora apenas encontrei um Brick, Round 2x2 (3941) com a cor “alterada”, com uma tonalidade diferente. Um problema já conhecido e que parece ter sido já solucionado, mas ainda com peças afectadas em stock.
Se o set é para peças (para que outra coisa seria??) é de comprar dois, para que algumas peças não fiquem sem par, como por exemplo o Slope 45, 2x2 Concave (3046). Isto para arranjar uma razão mais objectiva, claro...

Em relação a peças novas, temos:
- a brucha má que só existia no Fantasy Era Castle Giant Chess Set (852293) que é bastante recente
- temos o bobo cujo gorro é pintado à mão
- a criada
- um cavaleiro que tem uma nova cabeça
- o anão, o BrickLink dá-o como novo, mas qualquer um dos seus constituintes já existia antes.

A construção
10/10

A construção foi feita integralmente pela minha filha de 5 anos...
Cada tampinha que se abre tem no seu revés a figura montada desenhada como nas instruções LEGO normais, ou seja, com o delineado bastante marcado. Uma ou outra tem uma “exploded view” mostrando o encaixe de dois grupos de peças.

O desenho
9/10

Aqui começa a parte discutível.
De princípio.

Abre-se a tampa e coloca-se o set ao alto. A tampa fica assente na mesa, revelando a traseira para cima, tipo um computador portátil, mas com a parte volumosa ao alto, no sítio do écran. Assim, na mesa fica-se com o desenho de neve e a entrada para o castelo. Este ocupa a frente de toda a parte que fica ao alto. Este castelo é o 7094 Kings Castle Siege. Nesta imagem estão desenhados uns quantos dos 24 “presentes”, a formar uma miríade de acções ou histórias, a lembrar aqueles puzzles do Mordillo.

Um ponto negativo no desenho deste set, é que manter isto “à mão” durante 24 dias não é fácil, pois se não estiver sempre “exposto”, requer que todos os dias se arrume tudo (e volte a desarrumar) nos alvéolos. Para o fim, torna-se entedioso e, claro... sobra para os graúdos....

Jogabilidade
9/10

Agora aqui é que está!
Cada tampinha tem um “presente” que pouco tem a haver com o desenho que lhe está junto! Ou pelo menos é preciso muita imaginação para encontrar ligação!
Se por um lado esta opção mantém o secretismo necessário ao “elan” da coisa, por outro dá alguma frustração no momento de descobrir o que é o presente que calhou naquele dia!
Como este foi aberto todo no mesmo dia, em cerca de hora e meia, ganhou a frustração. Claro que uma criança de 5 anos, não se deixa frustrar assim, e logo desligou do desenho e concentrou-se nos presentes que ia coleccionando em cima da mesa e nas suas histórias imaginadas no momento.
Algo que este set consegue bem, pela variedade das peças e “presentes” sem o constrangimento de uma história já numa direcção logo determinada à partida, como os outros sets de Castelo, por exemplo.
Para as crianças é a imaginação a fluir no seu melhor! Este set teria concerteza agradado ao “anti-modernisses” do Michel Ende (http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Ende), que defende o pouco acondicionar da imaginação das crianças, rejeitando brinquedos “pré-brincados” (a expressão é minha, não dele).

Outros
9/10

A maior falha deste set é a falta de instruções à parte das da caixa. Ou seja, ou se guarda a caixa com as 24 tampinhas todas meio dobradas, ou nunca mais se volta a compôr os 24 presentes originais.... Vêem algum problema? Eu também não.... de qualquer maneira, do nosso ponto de vista, a inclusão de uma folha (ou livrinho), não faria mal nenhum, sendo portanto uma mais valia. O problema que prevejo para ter levado à sua não inclusão, seria onde a colocar, uma vez que nunca é preciso abrir a caixa propriamente dita.

Claro que a abri....

... para descobrir um plástico, algo rígido, de peça única com os 24 alvéolos. Boa para arrumar peças se se tiver uma gaveta com aquelas medidas, pois aquela plástico se não tiver encaixado algures, relevala-se fraco (e barulhento!).

Outro ponto a notar, é a falta de uma baseplate. Embora não viesse muito a propósito, os minifigs e outros “presentes” caiem demasiado, mesmo em cima de uma mesa rígida. Tive que ir buscar uma baseplate 32x32 para a bricadeira não se tornar uma irritação!

Conclusão
10/10

Peças, surpresas, divertimento, imaginação a fluir, barato e também não é muito dinheiro.

Brickset: 7979
Inventário Peeron: 7979
http://www.bricklink.com/catalogItemPic.asp?S=7979-1
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 16:46:23 por NaNeto »

0937 superfan

• .....
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • pasta no Brickshelf
  • Medalhas:
Re: [Review] 7979 - LEGO® Castle Advent Calendar
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2008, 10:40:19 »
Grande Review sim senhor, está um mimo :D

blueblock

• .....
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2008, 10:54:08 »
bom trabalho na review
o set, como já disse, está muito apelativo, não só para peças, como pelos presentes

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2008, 11:23:48 »
Esqueci-me de algo na parte das peças. Se um moderador puder adicionar lá o seguinte texto, era bom.

- a brucha má que só existia no Fantasy Era Castle Giant Chess Set (852293) que é bastante recente
- a criada
- um cavaleiro que tem uma nova cabeça
- o anão, o BrickLink dá-o como novo, mas qualquer um dos seus constituintes já existia antes.

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:
« Responder #4 em: 27 de Setembro de 2008, 15:18:56 »
Bom review...

Acho que a escolha de peças para o set está magnífica. Tanto para um colecionador de castelo como para um novo ou velho construtor de mocs medievais.

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #5 em: 27 de Setembro de 2008, 22:41:35 »
Esqueci-me de algo na parte das peças. Se um moderador puder adicionar lá o seguinte texto, era bom.

- a bruxa má que só existia no Fantasy Era Castle Giant Chess Set (852293) que é bastante recente
(...)

so por curiosidade, como sabes que o bobo e pintado a mao ???

n\ao sei o que se passa com o meu teclado os acentos e sinais est\ao todos trocados ???
nao e do teclado, e do firefox, tera a ver com a actualizacao do forum.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 22:44:40 por rupi »

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #6 em: 27 de Setembro de 2008, 23:09:34 »
(...)
so por curiosidade, como sabes que o bobo e pintado a mao ???

Nota-se.... e vem num saquinho sozinho (de um plástico mole e que nunca vi em LEGO) dentro do saco das peças. Adivinho que tenha vindo da China (na caixa diz que tem componentes fabricados na China) ensacado e depois colocado junto com as outras peças dentro do saco típico da LEGO.
Acho que aqui no forum já se falou em peças pintadas à mão.

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:
« Responder #7 em: 27 de Setembro de 2008, 23:14:19 »
(...)
n\ao sei o que se passa com o meu teclado os acentos e sinais est\ao todos trocados ???
aqui está tudo ok, aí não?

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #8 em: 27 de Setembro de 2008, 23:15:20 »
(...)

Tipicamente no teu "regional settings" o teclado ficou em EN em vez de PT.

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #9 em: 27 de Setembro de 2008, 23:16:59 »
(...)

Já está ok, não sei o que se passou mas ao reiniciar o firefox voltou ao normal :)

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2008, 00:32:57 »

Sim, algumas peças Duplo acho
Pedro Agnelo

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2008, 11:02:30 »

Sim, algumas peças Duplo acho

Acho que sim, pelo menos algumas peças que eu tenho do Thomas the Engine dão a sensação de terem sido pintadas à mão.
A descrição que fazes do chapéu do bobo da corte e seu embalamento faz mesmo pensar que tenha sido pintada na china. O mesmo se passa com os trolls gigantes.

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
    • A minha janela para o mundo!
  • Medalhas:
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2008, 20:54:01 »
Não acham estranho este set ainda não ter aparecido no top25 das vendas do site da LEGO!?  ???

Eu, pelo menos, que vejo de vez em quando o top, nunca sequer o vi por lá.... Apenas o City....... Acho estranho! Imaginava que iria estar durante muitas semanas no top.... Ou ainda será cedo!?

sign08

• ...
  • **
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2008, 20:59:13 »
Podes me dizer o link para o top?

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #14 em: 22 de Outubro de 2008, 21:00:32 »
Não acham estranho este set ainda não ter aparecido no top25 das vendas do site da LEGO!?  ???

Eu, pelo menos, que vejo de vez em quando o top, nunca sequer o vi por lá.... Apenas o City....... Acho estranho! Imaginava que iria estar durante muitas semanas no top.... Ou ainda será cedo!?
Pois... eu desconfio um bocado do Top de vendas da Lego, aliás de todos os Tops :?