A lixívia é segura? Só para as brancas ou para todas? Aqui não se aplica a descoloração como na roupa pois não? Desculpem a pergunta que se calhar para alguns de vós deve ser mesmo estúpida de se fazer... Mas como não estou habituado a lidar com a lixívia, as únicas implicações que lhe conheço são aquelas relativas a roupa... 
A lixívia concentrada tem de facto um efeito branqueador sobre as peças supostamente brancas. O senão é que o efeito não é uniforme - podem surgir manchas mais brancas, contrastando com outras menos brancas. Há que experimentar com muita atenção (o processo é demorado, portanto dá para ir fazendo observações de x em x horas)
Não me recordo de ter testado em outras cores que não branco, mas tenho ideia de pelo menos o cinzento sofrer algum branqueamento (provavelmente ouvi como comentário, já não sei).
As peças transparentes são afectadas negativamente? E quando falavam em peças metálicas referem-se a quê? Peças com componentes de ferro ou peças tipo as moedas em chrome gold?
As peças transparentes têm outro processo de limpeza: o
polimento com líquido próprio (eu usei polidor de relógio, e também experimentei com polidor de pratas). Funciona muitíssimo bem.
Por peças metálicas, entendo peças com metal (carris, rodas com eixo metálico, peças com molas, etc.).
No entanto, tocas num ponto interessante: há peças que têm um "banho" cromado, que contrastam com a actual tendência para o próprio plástico ser brilhante. As primeiras têm fraca resistência a qualquer limpeza... mas as segundas devem ser como as demais peças, não vejo razão para o contrário.
Pedro