Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Peças sujas  (Lida 9916 vezes)

tânia

• Fundador
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re:Peças sujas
« Responder #15 em: 22 de Outubro de 2008, 12:35:33 »
??? não percebi.

Falamos disto:

Até não era uma tarefa que me desagradava ::)
tânia
boas construções!

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #16 em: 22 de Outubro de 2008, 12:42:53 »
??? não percebi.

Falamos disto:

Até não era uma tarefa que me desagradava ::)

Admito que tenho uma (pequena) obsessão com a limpeza, e não gosto nada de ver peças Lego sujas :P

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #17 em: 22 de Outubro de 2008, 16:46:30 »
Admito que tenho uma (pequena) obsessão com a limpeza, e não gosto nada de ver peças Lego sujas :P

Somos dois!
E só abro excepção para os carris. Tenho muitas roadplates a precisar de limpeza, mas com a quantidade de coisas na fila... só daqui a uns bons anos!  :'(

Pedro

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #18 em: 22 de Outubro de 2008, 17:22:35 »
Somos dois!
E só abro excepção para os carris. Tenho muitas roadplates a precisar de limpeza, mas com a quantidade de coisas na fila... só daqui a uns bons anos!  :'(

Então eu diria que não é bem uma (pequena) obsessão, mas mais um desejo ou intensão....  :?

rupi

• ......
  • Nheeec...
    • my brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #19 em: 22 de Outubro de 2008, 20:57:53 »

Somos dois!

Pedro

Tem graça, eu estou a precisar de roadplates ::)

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #20 em: 02 de Fevereiro de 2009, 00:06:05 »
Bem. Arranjei por meio do Alex (obrigado ;)) no ebay um 6441.
Um pequeno à parte... é lindo!!!  :-DP
Agora ao trabalho... E o motivo pelo qual ressuscitei o tópico.

Bastantes peças brancas estão meio amareladas... Nada de muito flagrante, mas quando comparadas com peças novas, não há hipótese.
Assim sendo queria melhorar o aspecto geral da coisa, não só das brancas mas de todas as peças que também têm algum pó e sujidade.

A lixívia é segura? Só para as brancas ou para todas? Aqui não se aplica a descoloração como na roupa pois não? Desculpem a pergunta que se calhar para alguns de vós deve ser mesmo estúpida de se fazer... Mas como não estou habituado a lidar com a lixívia, as únicas implicações que lhe conheço são aquelas relativas a roupa...  :-[

As peças transparentes são afectadas negativamente? E quando falavam em peças metálicas referem-se a quê? Peças com componentes de ferro ou peças tipo as moedas em chrome gold?

Para já não me lembro de mais... Digam coisas da vossa experiência pessoal!  :)

Catarino

El_gordo

• Fundador
« Responder #21 em: 02 de Fevereiro de 2009, 01:13:47 »
A lixívia é segura? Só para as brancas ou para todas? Aqui não se aplica a descoloração como na roupa pois não? Desculpem a pergunta que se calhar para alguns de vós deve ser mesmo estúpida de se fazer... Mas como não estou habituado a lidar com a lixívia, as únicas implicações que lhe conheço são aquelas relativas a roupa...  :-[

A lixívia concentrada tem de facto um efeito branqueador sobre as peças supostamente brancas. O senão é que o efeito não é uniforme - podem surgir manchas mais brancas, contrastando com outras menos brancas. Há que experimentar com muita atenção (o processo é demorado, portanto dá para ir fazendo observações de x em x horas)
Não me recordo de ter testado em outras cores que não branco, mas tenho ideia de pelo menos o cinzento sofrer algum branqueamento (provavelmente ouvi como comentário, já não sei).

As peças transparentes são afectadas negativamente? E quando falavam em peças metálicas referem-se a quê? Peças com componentes de ferro ou peças tipo as moedas em chrome gold?

As peças transparentes têm outro processo de limpeza: o polimento com líquido próprio (eu usei polidor de relógio, e também experimentei com polidor de pratas). Funciona muitíssimo bem.

Por peças metálicas, entendo peças com metal (carris, rodas com eixo metálico, peças com molas, etc.).

No entanto, tocas num ponto interessante: há peças que têm um "banho" cromado, que contrastam com a actual tendência para o próprio plástico ser brilhante. As primeiras têm fraca resistência a qualquer limpeza... mas as segundas devem ser como as demais peças, não vejo razão para o contrário.

Pedro

0937 superfan

• .....
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • pasta no Brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #22 em: 02 de Fevereiro de 2009, 09:07:43 »

A lixívia concentrada tem de facto um efeito branqueador sobre as peças supostamente brancas. O senão é que o efeito não é uniforme - podem surgir manchas mais brancas, contrastando com outras menos brancas. Há que experimentar com muita atenção (o processo é demorado, portanto dá para ir fazendo observações de x em x horas)
Não me recordo de ter testado em outras cores que não branco, mas tenho ideia de pelo menos o cinzento sofrer algum branqueamento (provavelmente ouvi como comentário, já não sei).

As peças transparentes têm outro processo de limpeza: o polimento com líquido próprio (eu usei polidor de relógio, e também experimentei com polidor de pratas). Funciona muitíssimo bem.

Por peças metálicas, entendo peças com metal (carris, rodas com eixo metálico, peças com molas, etc.).

No entanto, tocas num ponto interessante: há peças que têm um "banho" cromado, que contrastam com a actual tendência para o próprio plástico ser brilhante. As primeiras têm fraca resistência a qualquer limpeza... mas as segundas devem ser como as demais peças, não vejo razão para o contrário.

Pedro

começo a sentir falta de um produto LEGO especial para limpar peças... era algo interessante a propor a LEGO.. :)

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:
« Responder #23 em: 02 de Fevereiro de 2009, 09:13:55 »
(...)
começo a sentir falta de um produto LEGO especial para limpar peças... era algo interessante a propor a LEGO.. :)

Tenho a impressão que eles preferem que compres as peças novas.

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #24 em: 02 de Fevereiro de 2009, 11:24:48 »
Tenho a impressão que eles preferem que compres as peças novas.

Quase de certeza  :D

Ok, então entretanto acho que vou proceder à lavagem das peças...

Acho que vou separar as brancas do resto e lavá-las com água morna e detergente.
Já agora que tipo de detergente aconselham? ( se não puderem divulgar marcas por aqui façam-no por PM, assim já se pode certo? )

As brancas vou passá-las por lixívia, mas ainda tenho a mesma dúvida em relação aos transparentes.
É que no set vêm várias 30080 em branco, as quais eu gostaria de recuperar ao máximo pois acho que podem ser muito úteis em futuros MOC's. Mas se o banho de lixívia porventura estragar a parte transparente é um risco...  :-\

As peças em chrome estão em boas condições, não vão precisar de banho  :D

PS: Ah! Lembrei-me agora! O set tem várias tiles e slopes impressas (fantástico!  :-)d ) Essas aí não convém passar por lixívia certo?
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2009, 11:29:03 por Catarino »

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #25 em: 02 de Fevereiro de 2009, 11:48:58 »
Acho que vou separar as brancas do resto e lavá-las com água morna e detergente.
Já agora que tipo de detergente aconselham? ( se não puderem divulgar marcas por aqui façam-no por PM, assim já se pode certo? )
Se usares deterjente da loiça (e se calhar é o mesmo com outros) coloca mesmo pouco! as peças ficam como que estaladiças.... Até chiam a encaixar.
Acho que devias pôr as brancas neste banho também, para tirar a sujidade primeiro. Depois então em lixívia (extremamente diluída) para branquear.

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #26 em: 02 de Fevereiro de 2009, 11:52:42 »
E quanto às 30080 o que fazer?

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #27 em: 02 de Fevereiro de 2009, 11:55:19 »
E quanto às 30080 o que fazer?

banho com detergente primeiro, depois logo vês como ficam.
Nunca tive essa peça nas mãos, mas calcul que o vidro não saia, porque senão era fácil...

El_gordo

• Fundador
« Responder #28 em: 02 de Fevereiro de 2009, 13:16:37 »
Se usares deterjente da loiça (e se calhar é o mesmo com outros) coloca mesmo pouco! as peças ficam como que estaladiças.... Até chiam a encaixar.

E tens a certeza que é do detergente? ???
Já experimentei lavar com detergente de loiça e não notei nada. É certo que não é a minha solução favorita, mas por razões totalmente não relacionadas.

Pedro

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #29 em: 02 de Fevereiro de 2009, 13:21:48 »
Ainda tenho duvidas em relação às tiles e slopes impressas... Mas acho que essas por segurança ficam de lado...

Quanto às 30080 ninguém me consegue adiantar nada com certezas pois não?
Acho que no banho de lixívia meto para lá um windscreen a título de experiência, para não danificar as 30080 e saber se é seguro...

Estou como o rupi... Lavar peças até que não é desagradável de todo...  :?