Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Peças sujas  (Lida 9916 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Peças sujas
« Responder #30 em: 02 de Fevereiro de 2009, 13:25:15 »
Ainda tenho duvidas em relação às tiles e slopes impressas... Mas acho que essas por segurança ficam de lado...

Lixívia é perigosa, mas sabonete ou detergente são seguros. Atenção, porém, ao desgaste mecânico: muita suavidade ao esfregar!

Quanto às 30080 ninguém me consegue adiantar nada com certezas pois não?
Acho que no banho de lixívia meto para lá um windscreen a título de experiência, para não danificar as 30080 e saber se é seguro...

Parece-me uma boa estratégia.

Estou como o rupi... Lavar peças até que não é desagradável de todo...  :?

Eu acho o mesmo. Só começa a ser entedante quando atinges os milhares de peças... e vês que ainda nem 10% está feito :'(

Pedro

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #31 em: 02 de Fevereiro de 2009, 13:45:28 »
Se usares deterjente da loiça (e se calhar é o mesmo com outros) coloca mesmo pouco! as peças ficam como que estaladiças.... Até chiam a encaixar.

E tens a certeza que é do detergente? ???
Já experimentei lavar com detergente de loiça e não notei nada. É certo que não é a minha solução favorita, mas por razões totalmente não relacionadas.

Só tinha água e detergente da loiça. Aqui o factor diferenciador e não controlável para comparação é a quantidade de detergente...

Dedezani

• .....
  • DéDé para as amigas :P
    • BrickShelf
« Responder #32 em: 02 de Fevereiro de 2009, 13:54:44 »
Bem eu posso adiantar que a já meti umas boas dezenas de peças brancas na lixívia e deu resultado.

Depois é so deixar de molho em agua com um sabonete para tirar o cheiro da lixivia
Sonho concretizado - Billund '10 - NÓS FOMOS!!
0937 - A minha segunda família
André Teixeira

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #33 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:00:05 »
Só tinha água e detergente da loiça. Aqui o factor diferenciador e não controlável para comparação é a quantidade de detergente...

Correcção: água, detergente de loiça, e peças. Não há duas peças iguais e pode ter até sido o caso que essas tivessem algum desgaste prévio, não notado.

A própria água varia bastante de sítio para sítio. Eu nunca tive um depósito de calcário nas canalizações, mas duvido que alguém no Algarve possa dizer o mesmo? :)

Pedro

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #34 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:20:32 »

Correcção: água, detergente de loiça, e peças. Não há duas peças iguais e pode ter até sido o caso que essas tivessem algum desgaste prévio, não notado.

Alguns milhares de peças, tudo plates.

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #35 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:21:15 »
Bem eu posso adiantar que a já meti umas boas dezenas de peças brancas na lixívia e deu resultado.

Depois é so deixar de molho em agua com um sabonete para tirar o cheiro da lixivia

Consegues dizer qual a concentração de lexívia e quantidade de peças?

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
    • A minha janela para o mundo!
  • Medalhas:
« Responder #36 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:24:35 »
A minha mãe colocou-me algumas peças brancas (tiles e jumpers) em pura lixívia para roupas de cor.... Não detectei qualquer problema.... Nem tive de as deixar depois em água e sabonete para tirar o cheiro, porque o cheiro da lixivia de cor não é nada desagradável! ;)

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #37 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:29:40 »
A minha mãe colocou-me algumas peças brancas (tiles e jumpers) em pura lixívia para roupas de cor.... Não detectei qualquer problema.... Nem tive de as deixar depois em água e sabonete para tirar o cheiro, porque o cheiro da lixivia de cor não é nada desagradável! ;)
E o que aconteceu exactamente às peças?

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
  • Medalhas:
« Responder #38 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:44:39 »
Ora!! Ficaram mais claras! lol.....

A minha mãe colocou-me algumas peças brancas (tiles e jumpers) em pura lixívia para roupas de cor.... Não detectei qualquer problema.... (...)

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #39 em: 02 de Fevereiro de 2009, 14:47:12 »

A minha mãe colocou-me algumas peças brancas (tiles e jumpers) em pura lixívia para roupas de cor.... Não detectei qualquer problema.... (...)

E estavam amarelecidas mesmo ou apenas bassas ou sujas?

Dedezani

• .....
    • BrickShelf
« Responder #40 em: 02 de Fevereiro de 2009, 15:42:36 »

Consegues dizer qual a concentração de lexívia e quantidade de peças?

Bastantes, acho que ja cheguei a por uma centena de peças num alguidar com lixívia.
André Teixeira

Catarino

• .....
    • Brickshelf
« Responder #41 em: 02 de Fevereiro de 2009, 17:08:00 »
Quanto tempo devem ficar as peças no banho de lixivia?

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
  • Medalhas:
« Responder #42 em: 02 de Fevereiro de 2009, 17:34:12 »

E estavam amarelecidas mesmo ou apenas bassas ou sujas?

Estavam sujas e um bocado amarelecidas..... Não ficaram totalmente brancas, claro, mas ficaram bem melhores....

Dedezani

• .....
    • BrickShelf
« Responder #43 em: 02 de Fevereiro de 2009, 18:17:13 »
Quanto tempo devem ficar as peças no banho de lixivia?

É até notar alguns resultados.
André Teixeira

Pat

• ..
  • *
« Responder #44 em: 02 de Fevereiro de 2009, 18:50:00 »
Olá a todos!
No verão dei uma banhoca às peças antigas (20/25 anitos) com detergente de loiça, água morna e uma esfregadela em algumas peças com uma escova macia. Correu tudo bem.
De seguida resolvi experimentar a lixívia, pois tinha peças brancas bastante amarelecidas e umas amarelas, cinzentas e transparentes com partes mais escuras, meio esverdeadas, principalmente nas cinzentas. O resultado nas brancas foi bonzito, apesar de ficarem baças. Fui verificando de tempos a tempos o seu estado enquanto estavam de molho. As mais estragadas mantiveram a coloração amarelada, mas num tom bem mais clarinho.
As peças de cor (amarelas e cinzentas) apresentaram descoloração (esbranquiçada), principalmente nos cantos e à volta dos studs, também ficaram ásperas e baças.
As transparentes ficaram também mais claras mas muito baças e ásperas (enquanto estão dentro de água parece tudo bem).

Utilizei, mais ou menos, partes iguais de água e lixívia Neoblanc (poucas peças, eheheh).
Em peças mais recentes lavadas com detergente da loiça, também verifiquei que ao encaixar "chiam", parecem ter ficado "demasiado" desengorduradas... ::)
Patrícia