image/svg+xml

Autor Tópico: [MOD] 8271 - Wheel Loader  (Lida 2195 vezes)

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
[MOD] 8271 - Wheel Loader
« em: 25 de Outubro de 2008, 17:21:25 »
Montei recentemente este set 8271 Wheel Loader.

Acontece que ao mover a pá, em particular quando a pretendia descer ao nível do solo, o braço que a move empancava e era muito complicado ter um movimento suave livre. Depois de observar o que poderia estar a acontecer, verifiquei que o braço da pá ao baixar, muitas vezes batia um nadinha numa barra do chassis que impedia a continuaçãodo movimento.
A solução seria alargar o chassis à frente, com o consequente aumento da distância entre as rodas da frente.
Foi o que fiz. Com o oaumento de 1 stud no comprimento do eixo frontal, este ficou com o meso comprimento do eixo trazeiro. Acho que a forma com os pára-lamas da frente ficaram seguros até saiu beneficiada, pois era um pouco precária, mas o mais importante é que agora a pá mexe-se que é uma beleza.

Quando comparo este set com o velhinho 856, acho que o 8271 está mais simples, mas mais funcional e sólido. Mas foi um prazer construir qualquer deles.  ;)

Como o BrickShelf está em baixo, alojei só 3 imagens noutro uploader para poder juntar ao tópico. Quando tudo estiver regularizado com o BrickShelf, depois faço para lá o upload completo das imagens que pretendia disponibilizar e coloco aqui o link.







Espero que seja de alguma utilidade.

Abraço

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2008, 19:10:18 »
Porreiro  :-)d

Só uma pergunta, não tens ali uns technic pins em stress?

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2008, 19:44:29 »
Porreiro  :-)d

Só uma pergunta, não tens ali uns technic pins em stress?

Quais? Algum dos que tenho referenciados na foto (tamanho 2 ou 3)?

Em todo o caso adianto já que não dei conta de haver algo em stress, e de resto a estrutura parece-me mais sólida do que antes.
Reportando-me á foto com descrições, os PIN de tamanho 3 (6558), estão descobertos a meio, mas na verdade até podiam lá nem estar pois os axle 10 e 3 seguram as peças. Contudo o pin sempre ajuda a manter as coisas no sítio, e na medida do possível tive essa preocupação uma vez que este set é para os meus filhos brincarem avontade.

Em relação aos referenciados PIN 2 (4459)... bom, podia lá colocar uns long pin 6558 e até tapar o "buraco" com algum beam2 43857 ou bb321, e agora que me meteste a pensar nisso...  ::) creio que é o que vou fazer quando arranjar alguma delas.

link para download das instruções de montagem do 8271: http://cache.lego.com/bigdownloads/buildinginstructions/4506691.pdf

Obrigado pela observação.  ;)

Abraço

PS: link para a pasta BrickShelf > http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=348879
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 19:56:09 por Mortymore »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2008, 19:59:54 »
(...)
Em relação aos referenciados PIN 2 (4459)... bom, podia lá colocar uns long pin 6558 e até tapar o "buraco" com algum beam2 43857 ou bb321, e agora que me meteste a pensar nisso...  ::) creio que é o que vou fazer quando arranjar alguma delas.
(...)

Era a estes que me referia. A ponta deles ficam a meio de uma beam, portanto ficam em stress.
Claro que a técnica é ilegal na LEGO, visto que danifica a peça a longo prazo. No entanto há bastantes AFOLs a utilizar técnicas similares :) (como eu  8))

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #4 em: 25 de Outubro de 2008, 21:09:54 »

Era a estes que me referia. A ponta deles ficam a meio de uma beam, portanto ficam em stress.
Claro que a técnica é ilegal na LEGO, visto que danifica a peça a longo prazo. No entanto há bastantes AFOLs a utilizar técnicas similares :) (como eu  8))

Bom... há sempre a hipótese de o tirar de lá, pois como disse os axle 3 e 10 que estão nessa zona já seguram bem as peças.
De resto, com 2 axle de cada lado, não acredito mesmo que o pin sofra qualquer stress, pelo menos nunca o sofrerá sem que quaisquer dos axle que o ladeiam também passem pelo mesmo.

Com o que ainda concordo é se for entendido inestético ter parte do pin á vista, mas em termos mecânicos a ligação só sai reforçada.

Mas em termos de stress, se repararem no passo 36 do manual (pag 58), é fácil perceber que com um axle_2 os pára-lamas (ou lá como se chama isso  :-\ ) ficam seguros ao chassis de forma periclitante, e aí sim, caso se ande a manusear a wheel loader, esse axle é que vai stressar, ou então stressa quem com ela andar a brincar por aquilo andar sempre a cair.

Em todo o caso já aprendi mais uma coisa... não sabia que esta técnica era "ilegal".  ;)

Obrigado
Abraço

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2008, 00:38:19 »
Os pins que estão identificados como 2 devem ser trocados por "pin 3/4" se forem mesmo necessários (não me parece).
Também tinha o problema com este set, que é inteiramente causado pela maior tolerância das peças novas (que chega a ser de meio stud em eixos de 10L) mas apenas afastei as peças que raspavam. Lembro-me que acontecia com outro set mas agora não sei qual é (é recente)
Pedro Agnelo

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2008, 10:37:22 »
Os pins que estão identificados como 2 devem ser trocados por "pin 3/4" se forem mesmo necessários (não me parece).
...

Usar um pin 3/4 onde sugeres seria certamente uma alternativa mais elegante. Nessa zona o pin já existia, mas os lift arm 3*1 cinza claro que lá estão fui eu que os acrescentei para alargar a distância entre as rodas da frente. Um pin 3/4 conectaria então o beam 9 ao lift arm 3*1.
Contudo um pin aí é mesmo essencial, porque senão basicamente ficamos com o axel 10 (antes era size8) a unir a metade da frente da escavadora à de trás, ou seja, o axle 10 vai como que ficar a fazer de eixo para os beam 9 (chassis onde vão acoplar as rodas da frente). Sem um pin aí a ligação fica mesmo muito precária.
Foi por esses pins serem importantes para a solidez da metade frontal da escavadora que até referi anteriormente a ideia os trocar por long pin, que teria que "cobrir" com alguma das peças 43857 ou bb321.

Como não tenho toda a base de conhecimentos e o vosso "olho clínico", e tinha aqui a escavadora à mão, fiz logo a experiência prática e removi os ditos pins, e o que descrevi anteriormente, verifiquei na prática.

Mas ao nível da estrura, a solução do pin 3/4 seria o necessário/suficiente, e mais elegante, pois como tenho, embora não se veja, está ainda 1/4 de pin metido no beam 5.

Sempre grato pelos comentários e ensinamentos  :-)d

Abraço

« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 10:40:44 por Mortymore »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2008, 06:29:22 »
Estranho a pasta do BS ainda não estar moderada!?!? Colocaste algum filme?

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #8 em: 27 de Outubro de 2008, 18:23:46 »
Estranho a pasta do BS ainda não estar moderada!?!? Colocaste algum filme?

Não.  ???

Tem 1 TXT e 8 fotos.

Abraço

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #9 em: 27 de Outubro de 2008, 20:42:29 »
Estranho a pasta do BS ainda não estar moderada!?!? Colocaste algum filme?

Não.  ???

Tem 1 TXT e 8 fotos.

Abraço

Humm, então deve ser por causa do txt. Modifica algo na pasta (por exemplo colocar mais uma foto) para ver se entra novamente na fila das por moderar.

O Kevin Loch (dono do Brickshelf) muito provavelmente deve deixar de parte dos casos que possam ser mais dúbios e às vezes nunca mais pega neles..

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #10 em: 27 de Outubro de 2008, 22:44:32 »
Obrigado pelas dicas LBaixinho   :-)d

Saquei as fotos que lá estavam e meti novas, à excepção da que tinha inscrições, à qual apenas alterei o nome, e não coloquei o TXT.
Nas novas fotos não consta o long pin para o qual me alertaste estar a violar uma regra LEGO.

Vamos ver se desta vai  ::)

Abraço

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOD] 8271 - Wheel Loader
« Responder #11 em: 27 de Outubro de 2008, 23:31:39 »
Nas novas fotos não consta o long pin para o qual me alertaste estar a violar uma regra LEGO.

Hummm... mas de certeza que não ia ser essa a causa da retenção das imagens! 8)


Pedro