Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: [WIP] Power Functions & 9V Trains  (Lida 1878 vezes)

Luis Eddie

• ....
Re: [WIP] Power Functions & 9V Trains
« Responder #15 em: 07 de Setembro de 2009, 22:48:40 »
não.... quer dizer.... acho que não..... ???
O ponto de fusão do aluminio ( puro ) é de 660 e poucos graus ( Cº )
Claro que a folha é uma película muito fina mas acho que 800mA não são suficientes para aquecer o alumínio..... :?
Mesmo assim o seguro morreu de velho..... mais vale usar uma folha dobrada ao meio em vez de só uma..... ;)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #16 em: 07 de Setembro de 2009, 23:41:54 »

O ponto de ebulição da água é 100ºC, e mesmo assim há nuvens. Quererá isso dizer que há um ponto do mar em que a água ferve, ou que há outros factores a "aldrabar" o processo? Fica para reflexão. ;)

Pedro

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
  • Medalhas:
« Responder #17 em: 08 de Setembro de 2009, 14:51:23 »

O ponto de ebulição da água é 100ºC, e mesmo assim há nuvens. Quererá isso dizer que há um ponto do mar em que a água ferve, ou que há outros factores a "aldrabar" o processo? Fica para reflexão. ;)

Pedro

Off topic #1 of the week:

A evaporação ocorre quando as moléculas adquirem energia suficiente para mudarem de estado. O calor aumenta a energia cinética das moleculas e elas "deixam"  o estado líquido mais rapidamente mas a evaporação ocorre mesmo muito abaixo dos 100º. É por isso que se lavarmos as peças de Lego (on topic) , elas enxugam sozinhas ao ar  ;D

Agora falando de Lego, estive quase a comprar ontem no Brick L uns "Sleepers" para as linhas para os troços ficarem isolados uns dos outros em termos de alimentação. No entanto descobri (acho eu) que não são para os carris de 9V. Alguém sabe se dão? Pelo encaixe não me parece. Há tb a hipótese dos segmentos novos das linha RC mas parece-me que deixam muiito espaço (cerca de 3 ou 4 Studs) sem alimentação.

Aproveito tb para agradecer todas as dicas. Ainda não decidi qual a solução que vou adoptar mas se não fosse este tópico, já me tinha "espalhado" na compra de peças.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 14:57:50 por nuno2500 »
un certain nuno2500

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #18 em: 08 de Setembro de 2009, 15:35:49 »
Para cortar a alimentação entre dois segmentos (embora eu não consiga perceber qual a vantagem nesta situação, em particular), pode-se, de maneira fácil e sem modificar peças, fazer 1 de três situações:
1º Entre dois segmentos de linha 9V, pôr um segmento de linha RC
2º Entre dois segmentos de linha 9V, pôr um segmento de linha flexível RC
3º Deixar uma folga de um ou dois studs entre os dois segmentos 9V (ou seja, sem encaixar os dois segmentos)

nuno2500

• .....
    • Flickr
  • Medalhas:
« Responder #19 em: 08 de Setembro de 2009, 15:43:28 »
Para cortar a alimentação entre dois segmentos (embora eu não consiga perceber qual a vantagem nesta situação, em particular), pode-se, de maneira fácil e sem modificar peças, fazer 1 de três situações:
1º Entre dois segmentos de linha 9V, pôr um segmento de linha RC
2º Entre dois segmentos de linha 9V, pôr um segmento de linha flexível RC
3º Deixar uma folga de um ou dois studs entre os dois segmentos 9V (ou seja, sem encaixar os dois segmentos)

A ideia é ter por exemplo um comboio parado num ramal e outro a andar e poder arrancar o que está parado fornecendo alimentação aos carris ser ser através da alavanca do desvio.

Ando tb a colocar a hipótese de abrir o motor 9v e ligar directamente o receptor IR...
un certain nuno2500

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #20 em: 08 de Setembro de 2009, 21:50:57 »
estou à beira de ter o mesmo problema. estou a acabar de instalar a linha e para já tenho 2 linhas ligadas e vou adquirir um 2º comboio para ter pelo menos 2 a trabalhar.

tal como o nuno escolhi fazer a alimentação via linhas. Existe alguma maneira de "automatizar" os cruzamentos, sem ser necessário mudar a patilha de posição?

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #21 em: 08 de Setembro de 2009, 22:40:19 »
Na minha opinião os combóios comandados totalmente independentes é muito superior em vários aspectos aos cenários que apresentam. A ver se faço um video para ver se vos convenço...  ;)

Em relação aos switch points, as agulhas, estou a trabalhar nisso, mas para já vou para uma solução não-Lego, pois apesar de ser mais barata deverá ter os componentes mais pequenos a acomplar nos switches.

Darei notícias, e alguma dúvida ou se quiserem discutir mais pormenorizadamente, disponham.

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #22 em: 08 de Setembro de 2009, 22:58:54 »
tambem me parece no futuro irei enveredar pelos power funtions, mas uma bateria power custa 50 € o que dá para 4 motores 9v, pelo que perfiro no momento ter 3 ou 4 linhas entrelaçadas, e vou tentar estudar uma solução nos derivadores de modo a poder junto da consola electrica comandar os caminhos dos comboios... ou não...

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #23 em: 08 de Setembro de 2009, 23:03:14 »
tambem me parece no futuro irei enveredar pelos power funtions, mas uma bateria power custa 50 € o que dá para 4 motores 9v, pelo que perfiro no momento ter 3 ou 4 linhas entrelaçadas, e vou tentar estudar uma solução nos derivadores de modo a poder junto da consola electrica comandar os caminhos dos comboios... ou não...

podes usar a bateria normal ou até das antigas, com 4 pilhas recarregáveis, permitindo não ter que esperar que a bateria da Lego re-carregue...

nuno2500

• .....
    • Flickr
  • Medalhas:
« Responder #24 em: 11 de Setembro de 2009, 14:15:10 »
...também estou a pensar numa solução não LEGO:

Usar os (10078) e montar interruptores nos cabos. Existem uns interruptores que enroscam perfeitamente nos orificios das peças technic. Para isolar a alimentação das linhas o problema está resolvido: deixar as linhas encostadas e fazer a união com plates 3 por 1.

???

Só que é não Lego...

Para ser não Lego tb há a hipótese de usar os 8886 + 10078+8869

???
« Última modificação: 11 de Setembro de 2009, 14:22:20 por nuno2500 »
un certain nuno2500

nuno2500

• .....
    • Flickr
  • Medalhas:
« Responder #25 em: 12 de Setembro de 2009, 13:14:49 »
Solução encontrada por agora. O passo seguinte é ver se dá para fazer toda em Lego. Parece que os switchs manuais Power F são só inversores, o que me está a dar cabo do plano. Aqui vai:

1 - Isolar a alimentação com umas tirinhas de papel nos encaixes:

2 - Ligar alimentação ao troço isolado:

3 - Controlar a alimentação do troço:

4 - Funcionamento:

A linha azul é controlada pelo desvio

A linha verde é controlada pelo sistema de alimentação do troço isolado

Não foto não se vê mas ainda há um terceiro comboio estacionado num desvio. Assim é possível fazer com que os comboios parem para não se enfiarem uns nos outros.

un certain nuno2500

El_gordo

• Fundador
« Responder #26 em: 12 de Setembro de 2009, 19:50:12 »
Nuno - este sistema com interruptores era a minha ideia de há anos! ;D

Um dia destes mostro-te um esquema complexo de linhas, para me ensinares a electrificar aquilo de forma independente (por troços, portanto).

Pedro

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #27 em: 12 de Setembro de 2009, 21:18:43 »
existe algum software que ajude a desenhar as linhas?

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #28 em: 12 de Setembro de 2009, 21:40:58 »
Existem três, mas eu recomendo:
Bluebrick
É muito intuitivo  ;)

El_gordo

• Fundador
« Responder #29 em: 13 de Setembro de 2009, 17:09:17 »
existe algum software que ajude a desenhar as linhas?

Eu sou fã do (velhinho) Track Designer.

Pedro