Em consequência de uma conversa no Porto Alto (depois de escrever tudo, imaginem com quem

), andei a pesquisar como motorizar desvios com recurso a peças Lego não modificadas. Como me lembrava de um site com boas referências disto, um artigo na
Freelug, vi lá um design que gostei mesmo muito, pois utiliza as agulhas da Lego utilizando a peça amarela,e o melhor, não é preciso modificação.
No entanto, fiquei com problemas para motorizar o desvio, e que gostava que alguém que soubesse mais sobre o standard da cidade comunitária e sobre comboios Portugueses me ajudasse:
1) As agulhas RC e 9V são iguaizinhas? (sem contar com o carril de metal)
2)Qual é o espaço disponível junto ao desvio (do lado da alavanca) para fazer um casinha para o motor?
3)Quais os sinais
portugueses que assinalam um desvio (para que lado vai, etc.) De todas as épocas, s.f.f.
4) Este design têm uma vantagem que descobri depois de construí-lo: é possível com um único motor PF M, (e utilizando um pouco de TECHNIC

) motorizar dois desvios. O senão: é preciso, pelo menos, um espaço com altura de um brick por baixo da linha (ou seja, elevar o chão um brick). A minha questão é: vale a pena?
Já adivinharam que foi?