Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Desvios motorizados  (Lida 1394 vezes)

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
Desvios motorizados
« em: 10 de Setembro de 2009, 20:04:15 »
Em consequência de uma conversa no Porto Alto (depois de escrever tudo, imaginem com quem ;D), andei a pesquisar como motorizar desvios com recurso a peças Lego não modificadas. Como me lembrava de um site com boas referências disto, um artigo na Freelug, vi lá um design que gostei mesmo muito, pois utiliza as agulhas da Lego utilizando a peça amarela,e o melhor, não é preciso modificação.
No entanto, fiquei com problemas para motorizar o desvio, e que gostava que alguém que soubesse mais sobre o standard da cidade comunitária e sobre comboios Portugueses me ajudasse:
1) As agulhas RC e 9V são iguaizinhas? (sem contar com o carril de metal)
2)Qual é o espaço disponível junto ao desvio (do lado da alavanca) para fazer um casinha para o motor?
3)Quais os sinais portugueses que assinalam um desvio (para que lado vai, etc.) De todas as épocas, s.f.f.
4) Este design têm uma vantagem que descobri depois de construí-lo: é possível com um único motor PF M, (e utilizando um pouco de TECHNIC ;D) motorizar dois desvios. O senão: é preciso, pelo menos, um espaço com altura de um brick por baixo da linha (ou seja, elevar o chão um brick). A minha questão é: vale a pena?
Já adivinharam que foi?

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Desvios motorizados
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2009, 20:39:43 »
1) As agulhas RC e 9V são iguaizinhas? (sem contar com o carril de metal)

Sim.

4) Este design têm uma vantagem que descobri depois de construí-lo: é possível com um único motor PF M, (e utilizando um pouco de TECHNIC ;D) motorizar dois desvios. O senão: é preciso, pelo menos, um espaço com altura de um brick por baixo da linha (ou seja, elevar o chão um brick). A minha questão é: vale a pena?

Vale. O futuro está nisso >:D

Não respondo a 2) porque não tenho aqui nenhuma agulha que possa analisar, e a 3) porque não ligo bolha à sinalização nacional. Usa um qualquer sistema que saia económico e seja fácil de ver numa maquete, até podes criar o teu!

Pedro

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2009, 21:24:51 »
Não respondo a 2) porque não tenho aqui nenhuma agulha que possa analisar, e a 3) porque não ligo bolha à sinalização nacional. Usa um qualquer sistema que saia económico e seja fácil de ver numa maquete, até podes criar o teu!

2)Qual é o espaço disponível junto ao desvio (do lado da alavanca) para fazer um casinha para o motor?
3)Quais os sinais portugueses que assinalam um desvio (para que lado vai, etc.) De todas as épocas, s.f.f.

Quanto à 2), referia-me à integração na cidade. Já agora, há alguma integração planeada ou os carris são postos "aleatoriamente" (no espaço designado, mas podendo haver desvios)? No standard vi uma referência, mas pareceu-me que era mais uma não-referência, daí a minha pergunta

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2009, 22:09:50 »
Todas estas soluções são "sem fim", certo? ou seja com o motor continuamente na mesma direcção, o desvio anda ciclicamente entre as duas posições! Ou há alguma solução em que seja preciso inverter o sentido do motor para obter a posição contrária do desvio?

El_gordo

• Fundador
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2009, 00:08:09 »
Quanto à 2), referia-me à integração na cidade. Já agora, há alguma integração planeada ou os carris são postos "aleatoriamente" (no espaço designado, mas podendo haver desvios)? No standard vi uma referência, mas pareceu-me que era mais uma não-referência, daí a minha pergunta

Cria o protótipo. Depois arranja-se sempre forma de compactar, ou mudar a orientação do motor.
O espaço previsto para as agulhas na cidade tem sido à medida, mas se houver a solução de controlo remoto, também se pode rever isso ;)

Pedro

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2009, 10:14:56 »
Todas estas soluções são "sem fim", certo? ou seja com o motor continuamente na mesma direcção, o desvio anda ciclicamente entre as duas posições! Ou há alguma solução em que seja preciso inverter o sentido do motor para obter a posição contrária do desvio?

Sim, são sem fim. Neste momento, e para eu experimentar, tenho o motor M ligado directamente e ele tem força suficiente para mudar de posição :o

Com mais uma worm gear, e o controlo fica feito normalmente, e sem grande rapidez.

O design que eu escolhi é só sem fim, mas há outros (dependendo se podes modificar a agulha ou não, se a agulha amarela pode ser tirada, etc.) em que é preciso inverter o motor. Mas a beleza do design sem fim é que permite poupar um motor de maneira muito fácil (se eu ponho o motor a andar no sentido dos ponteiros do relógio, mudo um desvio. Se é no sentido contrário, mudo outro desvio).

El_gordo

• Fundador
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2009, 10:31:46 »
Mas a beleza do design sem fim é que permite poupar um motor de maneira muito fácil (se eu ponho o motor a andar no sentido dos ponteiros do relógio, mudo um desvio. Se é no sentido contrário, mudo outro desvio).

Atenção que isso tem um senão... é preciso controlar o tempo de rotação de cada motor, para não fazer o ciclo completo!

Pedro

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2009, 10:35:32 »
Mas a beleza do design sem fim é que permite poupar um motor de maneira muito fácil (se eu ponho o motor a andar no sentido dos ponteiros do relógio, mudo um desvio. Se é no sentido contrário, mudo outro desvio).

Atenção que isso tem um senão... é preciso controlar o tempo de rotação de cada motor, para não fazer o ciclo completo!

Pedro

Com o motor ligado directamente, é um problema. Mas com uma worm gear, é só ouvir o estalido e já está. Em contrapartida, com o outro sistema corre-se o risco de o motor estalar, ou começar a desmanchar a estrutura de apoio (porque se se puser uma clutch gear, esta começa a derrapar antes do desvip mudar), o que não acontece tão facilmente neste design.

El_gordo

• Fundador
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2009, 10:46:42 »
É uma argumentação que não estou em posição de contrariar até ver a obra feita :)

Há como fazeres um filme do protótipo em acção? Não é precisa qualquer preocupação estética, apenas interessa a funcionalidade.

Pedro

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2009, 11:16:00 »
Acho que posso fazer um vídeo, mas ainda sou capaz de demorar um ou dois dias.

Entretanto, aqui estão dois artigos interessantes da Freelug, e, o melhor de tudo, em inglês ;D (je ne compendre pas français  ;))
http://www.freelug.org/article.php3?id_article=755 e http://www.freelug.org/article.php3?id_article=186. (O segundo é a tradução do que eu apresentei no primeiro post)

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2009, 13:28:58 »
Aqui está o vídeo.
Como comentário, há uma parte em que eu carrego na outra saída, porque senão não muda a saída para o desvio.

El_gordo

• Fundador
« Responder #11 em: 11 de Setembro de 2009, 14:09:30 »
Humm, já vi.
Uma coisa... a solução de o mesmo motor dar para duas agulhas só funciona em alguns contextos (train yard, por exemplo). Com agulhas isoladas pode recorrer-se ao sistema de inversão de polaridade, porque seria disparatado ligar mecanicamente com outra agulha afastada só para poupar um motor...

Pedro

zeus

• ...
  • **
    • plataforma de serviços
« Responder #12 em: 11 de Setembro de 2009, 22:15:38 »
eu estou siderado com a solução...

apesar de estar com o mesmo problema preciso de uma solução mais simples, senão com 7 ou 8 desvios teria que ter um comando por cada um...

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #13 em: 12 de Setembro de 2009, 00:03:13 »
Não era preciso. Utilizando a minha solução, com um comando IR (utilizando todas as combinações), dá:
4 canais*2direcções (azul e vermelho)*2sentidos (para frente e para trás)=16 agulhas
É claro que assim impede a circulação de comboios, mas se em vez de se utilizar o IR se utilizarem interruptores, fica mais fácil motorizar autonomamente os desvios.

El_gordo

• Fundador
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2009, 01:07:37 »
Não era preciso. Utilizando a minha solução, com um comando IR (utilizando todas as combinações), dá:
4 canais*2direcções (azul e vermelho)*2sentidos (para frente e para trás)=16 agulhas
É claro que assim impede a circulação de comboios, mas se em vez de se utilizar o IR se utilizarem interruptores, fica mais fácil motorizar autonomamente os desvios.

A ideia é usar interruptores. Como as agulhas não mudam de sítio, o custo relativo dos cabos acaba por não ser exagerado.

Pedro