image/svg+xml

Autor Tópico: Dúvidas Power Functions  (Lida 46646 vezes)

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #90 em: 29 de Outubro de 2014, 09:35:22 »
Então por exemplo: tenho 2 baterias e dois motores, um dos motores liga-se directamente à bateria e outro está ligado a outra bateria com um IR receiver e este último motor transmite energia mecânica ao primeiro motor. Se o 1o ficar a receber o movimento do motor do IR irá carregar também a outra bateria como se estivéssemos a rodar à mão? :) Se virem que está muito confuso eu meto foto de como estão instalados
André Pedroso

ePombo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2612
  • Up Side Down!
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #91 em: 29 de Outubro de 2014, 12:48:47 »


É isto que queres! Garanto que o gerador gera energia, não acredito é que a electronica das caixas de pilhas/baterias da Lego te permita carregar pelos terminais de encaixe!
Nuno Ferreira

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #92 em: 29 de Outubro de 2014, 20:58:15 »
Consegues ver isso nas tuas? :)
No desenho que postaste usei como baterias as 4638959 visto que é uma bateria dentro da caixa e com a 4506078 tínhamos que ter pilhas recarregáveis, e para além disso é mais pesada que a outra e isso não me interessa nada :P
André Pedroso

ePombo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2612
  • Up Side Down!
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #93 em: 29 de Outubro de 2014, 22:40:28 »
Desculpa, não vou testar.

Não estudei a electrónica dentro da caixa de pilhas, e sendo que esta está feita por forma a limitar correntes no sentido dos motores, não sei se o forçar corrente no sentido contrário não poderá danificar algo.

Digo-te que, por empurrar o meu camião com a mão, a luz da caixa de pilhas acende, contudo, nem que a electrónica não se estrague não será um dispositivo aconselhado para efectuar a carga de pilhas.

Aqui tens um debate sobre esse assunto.
http://www.eurobricks.com/forum/index.php?showtopic=81224
Nuno Ferreira

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #94 em: 30 de Outubro de 2014, 09:35:19 »
Obrigado pelo feedback e posso dizer que li também o tópico e até foi elucidativo. Bom não me resta outra opção senão retirar o "sistema KERS" do meu WIP porque segundo um dos membros do eurobricks:

"My son had a remotre controlled car that came with a rechargable battery pack, which consisted of 8 AA sized batteries wired together (you could not take the batteries out of the battery pack without breaking it).

 This worked for a while, but it didn't work very long.  The problem is that you'll always have some batteries that have more charge than others.  When you run the remoted controlled car, in your case, train,  some batteries will be overdrawn.  But when you charge it, the others will be overcharged.  After 10 charges, the performance of this remote controlled car began to deteriorate (it was not as fast as it used to be, and it didn't run as long on a charge anymore).  After 20 charges, the battery life was only a fraction of what it used to be.  With some care you can probably make your batteries last longer than that, but eventually I think it is likely that you'll damage them."


E eu não quero isso :-(p mas futuramente penso que seria interessante a lego apostar nesse sentido visto que se trata de uma "energia limpa" (não totalmente limpa porque usas a energia de outra bateria que foi carregada através da corrente da tomada que poderá vir de uma central de carvão o na melhor das hipóteses de uma eólica :))

Já agora, uma dúvida que me surgiu momentaneamente: qua é o torque dos motores XL? Eu queria fazer umas desmultiplicações manhosas no WIP para o tornar mais rápido mas depois não sei se o motor terá força :)
André Pedroso

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #95 em: 30 de Outubro de 2014, 17:42:05 »
KERS em LEGO!  :? Era bom mas não tens energia cinética suficiente para isso.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #96 em: 31 de Outubro de 2014, 09:49:35 »
Depende :)
Se o KERS fosse usado como eu estava inicialmente a planear colocar no meu WIP, antes de saber que aquilo iria dar o berro nas baterias, teria a energia cinética suficiente do motor que transmitia movimento ao carro :)
André Pedroso

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #97 em: 31 de Outubro de 2014, 11:20:11 »
Energia cinética do motor?
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #98 em: 31 de Outubro de 2014, 15:06:14 »
Sim basicamente é isso: tinhas o main-engine a fornecer movimento ao sistema de transmissão do carro e deixavas uma roda dentada de fora para transmitir o mesmo movimento a outro motor que iria servir de KERS, tipo assim como na foto:



Depois quando uma das baterias acabasse era só substituir o cabo do motor pelo do IR e vice-versa. Mas eu fiz este sistema partindo do principio que será para carregar uma bateria vazia enquanto a outra está totalmente carregada a fornecer energia.
André Pedroso

Monforte

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 851
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #99 em: 31 de Outubro de 2014, 17:08:42 »
Em todas as transferências de energia tens perdas e os motores devem ter uma eficiência na casa dos 80-90% para transformar energia eléctrica em cinética e o inverso será bem menor.
Se calhar um carro sem esse KERS e com apenas a carga de uma bateria terá mais autonomia mas certamente que o carro terá mais autonomia se partir com ambas as baterias carregadas.
Se houvesse uma solução real dessas resolver-se-ia o paradigma de energia eterna, mas há na internet muitos vídeos com engodos desse género.

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #100 em: 31 de Outubro de 2014, 17:20:05 »
Não sei qual o teu conhecimento sobre a lei da conservação da energia mas isso que estás a tentar vai precisamente no sentido oposto!

Se isso fosse possível já andávamos todos com veículos, no mínimo, eléctricos há muito tempo.

Os sistemas KERS funcionam pois os veículos em movimento possuem energia cinética que é desperdiçada sobre a forma de calor quando se trava. A energia recuperada, seja com uma flywheel (volante de inércia) ou um supercondensador (uma espécie de bateria) é tipicamente usada para dar mais alguma potência ao veículo durante um curtíssimo espaço de tempo.

Ora a energia cinética de um veículo LEGO é quase desprezível, o que me leva a crer que nem dava para carregar a segunda bateria.

(comecei a responder há mais de 2h mas por motivos de trabalho não postei logo e o Monforte antecipou-se com algo no mesmo sentido)
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

ePombo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2612
  • Up Side Down!
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #101 em: 31 de Outubro de 2014, 23:18:48 »
Exacto Tito!

1) Quando o motor pára de rodar pára de consumir energia e o dínamo pára de a produzir.
2) Quando este está a rodar, para ter binário por forma a que um dínamo gere energia vai consumir essa mesma energia extra à bateria do motor somando-lhe perdas (neste sistema devem ser no mínimo 20%).

Não sei se me fiz entender, mas nada se cria, nada se perde, tudo se transforma! E neste caso não tens energia cinética suficiente para que o dínamo gere energia quando paras o motor.
Nuno Ferreira

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: Dúvidas Power Functions
« Responder #102 em: 01 de Novembro de 2014, 10:51:03 »
Citar
Os sistemas KERS funcionam pois os veículos em movimento possuem energia cinética que é desperdiçada sobre a forma de calor quando se trava. A energia recuperada, seja com uma flywheel (volante de inércia) ou um supercondensador (uma espécie de bateria) é tipicamente usada para dar mais alguma potência ao veículo durante um curtíssimo espaço de tempo.
Indeed, os LMP's do campeonato de resistência usam esse tipo de sistema. E agora reparando bem para a foto parece aquela situação de bicicleta+dínamo. :)

Em suma: não dá para fazer "sistema KERS" em Lego :P
André Pedroso