Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Fora com Bionicle!! Venham mais temas semelhantes!!  (Lida 2509 vezes)

Luis Eddie

• ....
Fora com Bionicle!! Venham mais temas semelhantes!!
« em: 10 de Janeiro de 2010, 16:08:49 »
Após a anunciada queda de Bionicle muitos Afols respiraram de alivio. ''Acabaram-se as peças Juniorizadas!!'' pensavamos nós...
Não sei se já foi referida aqui a existência deste tema...mas isto foi o que eu encontrei enquanto navegava no Brickshelf:

(Link na imagem)
WTF?!
Acabou-se Bionicle!! .... Ou pelo menos acabou-se o tema com esse nome.....
Continuem assim e com as Action Figures Ben 10 e vejam se não apanham outro susto como apanharam há uns anos  :P :P

blueblock

• .....
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Fora com Bionicle!! Venham mais temas semelhantes!!
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2010, 16:14:58 »
são mais ou menos iguais a Bionicle, certo?
mais um tema que me vai passar um bocado ao ar...  :?

Noro

• .....
    • Flickr
  • Medalhas:
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2010, 16:16:44 »
Parecem giros, fico à espera de mais pormenores e imagens melhores.

Guiler

• ...
  • **
    • Brickshelf
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2010, 18:44:21 »
Bionicle geralmente é visto por alguns AFOLs que só deram atenção á Bionicle a partir de uns tempos como 2006 como um tema lotado de peças juniorizadas, mas nem sempre foi assim  ^:)^. Dizem isso sem se interessar nada pelo tema, e mal compreendem sua evolução por desinteresse.

Para começar, desde 1998, com o lançamento dos Throwbots, a Lego vem trazendo muita diversidade e variação entre as linhas de figuras de ação que produz, com só duas exceções (a linha dos Toa Nuva, baseada nos Toa Mata, e a linha dos Bohrok-Kal, baseada nos Bohrok). Infelizmente, a partir de 2006, a Lego usou sistemas bem repetidos para cada figura Bionicle que produzia. Bionicle não necessariamente deve ser interpretado como um só tema. As múltiplas variações que sofreu com o tempo tornam qualquer classificação ou tentativa de agrupá-los num só tema bem contraditória.

O tema "Hero Factory" está mais ligado ás últimas linhas de Bionicle, de 2008 para a frente. Anteriormente, não haviam sets tão "juniorizados" como o que foi ocorrendo. Para observarem melhor as mudanças do "tema" (que só é unido pelo logotipo, uma vez que os sistemas de construções, padrões de números de peças e esquemas de cores, padrões de tamanhos e até mesmo o PPPwiki foram mudando com o tempo), sugiro que observem o seguinte link:
http://www.brickset.com/browse/themes/?theme=Bionicle

julgar o tema como juniorizado sem realmente compreender sua evolução, só por falta de interesse, é muito fácil. Há sim os sets que não valem tanto por algumas peças, mas isso não deve ser generalizado como costuma ser.

No entanto, tenho que admitir que o suposto fim de Bionicle, como já esperava, não seria o fim de figuras de ação usando um padrão iniciado em 2006 (para figuras médias) e em 2008 (para figuras pequenas). O nome Hero Factory serve mais como uma "máscara" do que como uma substituição. Como já me canso dos padrões preestabelecidos em 2006/2008, os sets em si não me agradam nada, suas ligeiras mudanças são poucas, superficiais, até mesmo para um fã de figuras de ação da Lego desde que Throwbots surgiu  :-(p.

Eu esperava, por outro lado, que a Lego usasse o "fim de Bionicle" como uma oportunidade para desenvolver novos sistemas de construção de figuras de ação (desde 1998 até 2005 tivemos diversos sistemas, 2006 é que iniciou o monopólio, e aparentemente foi mais no período que compreende este ano e os posteriores que mais chamou atenção dos "puristas"), o que infelizmente acabou não ocorrendo.

Suas únicas inovações são as "armaduras", cabeças e armas além de uns membros novos.

Mas enfim, como já foi referido num outro tópico (já não me lembro onde se encontra  ::)), a Lego adquiriu um sucesso na área de figuras de ação, e a produção de mais sets nessa área, com ou sem o nome Bionicle, seguindo ou não padrões estabelecidos em 2006, continuará enquanto existirem consumidores. Além disso, simplesmente não há motivos para odiar um tema que não cumpra com as suas preferências: certas coisas passam ao lado enquanto se está indiferente ao que não interessa. Talvez alguns não esperem certas coisas por parte da Lego, mas como a Lego é uma empresa, a Lego toma os seus riscos, visando obter lucro a partir de outros alvos que talvez não seja o grupo a que pertençe.

E essa ideia de fim de Bionicle ter alguma vez significado fim de peças juniorizadas é um grande equívoco, uma vez que a Lego vem trazendo peças "juniorizadas" em diversos outros temas. A questão é que, para trazer mais características diferentes ás figuras, umas em relação ás outras, a Lego costuma mudar superficialidades, como por exemplo as faces dos personagens.

Luis Eddie

• ....
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2010, 19:32:37 »
Julgar o tema como juniorizado sem realmente compreender sua evolução, só por falta de interesse, é muito fácil. Há sim os sets que não 
Eu nunca disse que o tema em si é juniorizado  :D
Eu acompanho o tema desde o seu inicio e já fui grande fã de Bionicle. Mas pessoalmente acho que Bionicle seguiu um caminho que a meu ver não foi o mais interessante apesar de provavelmente ser o mais lucrativo.
Lembro-me bem do tempo em que Bionicle, ainda era Technic  ::), e cada figura vinha com uma função, tipo manejar uma espada ou pontapear uma pedra como nos primeiros 6  ;D
 A quantidade de peças diferentes com utilização reduzida nem me chateava. O que me chateou foi que no decorrer dos tempos começou a haver um standart para todas as figuras Bionicle e a única coisa que variava eram as cabeças, armas e detalhes corporais que eram sempre feitos com uma peça nova. Ou seja em vez de utilizarem as peças standart para criar figuras diferentes foram pelo caminho fácil. Isto na minha opinião é que retira o factor Lego do tema Bionicle.

E essa ideia de fim de Bionicle ter alguma vez significado fim de peças juniorizadas é um grande equívoco, uma vez que a Lego vem trazendo peças "juniorizadas" em diversos outros temas.
Eu nunca achei o fim de Bionicle como sendo o fim dessas peças. Apenas acho que já estava na hora da Lego acabar com um tema que, na actualidade, na minha opinião não vai de encontro com a definição de Lego. Ou pelo menos com a minha definição de Lego que é com um lote de peças standart, criar todo o tipo de modelos e não criar uma peça nova para cada modelo.

Como tu disseste estava a espera que a Lego mudasse o ''monopolio'' que seguiu. Aparentemente não... e agora começou ainda com o tema Ben 10 que trás peças ainda piores  :P :-(p
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 19:34:27 por Luis Eddie »

Guiler

• ...
  • **
    • Brickshelf
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2010, 21:02:58 »
Por mais que eu concorde que o "standard" para as figuras seja um factor ruim, não acho que incluir peças exclusivas e características para cada set, por mais que implique continuar na maneira fácil de fazer as figuras seja "menos Lego" do que outras linhas "mais Lego". A criação de mais peças exclusivas em si não é um problema ao todo, eu acho bem pior o padrão do que as peças de uso limitado, até porque o padrão sem peças assim iria desenvolver sets clonados e sem graça. Seguir tal padrão, por parte da Lego, consequentemente produz sets estruturalmente clonados, mas pelo menos são superficialmente individuais.

De qualquer forma, eu também já estou cheio de figuras estruturalmente iguais ::), uma vez que isso implica na falta de iniciativa, por parte da Lego, de mudar de novo. Mas isso aparenta ser, desde a acomodação que a Lego deve ter sentido com o impulso de vendas em 2006, imutável (ou quase isso).

Concordo plenamente que a maneira fácil de desenvolver as figuras, ou seja, seguindo o monopólio iniciado de 2006 para a frente, seja inferior ás formas anteriores em relação ás funções technic, e portanto tenha uma construção menos envolvente (talvez pela falta de inovação) mas nem por isso esses sets possuem menos "factor Lego" do que as linhas anteriores.

Eu pessoalmente prefiro as linhas de 2003-2004 do que as de 2008, por exemplo, mas nenhuma delas é mais ou menos Lego do que a outra. Alguns sistemas de construção inevitavelmente implicam na simplificação de meios de representar algo, mas a simplicidade em si não necessariamente deixa algo menos ou mais Lego que a outra. Um set Mini, por exemplo, não é menos Lego do que um UCS. Ambos padrões são feitos para propósitos diferentes, como é em Bionicle. Apesar de existirem consumidores de Bionicle em ambos os períodos, as figuras mais simples que seguem o padrão estabelecido em 2006 tem um fator talvez mais apelativo ao alvo (crianças) do que as linhas mais complexas, de raíz Technic: mais articulações. Se é fácil ou não se fazer essas figuras, isso é o de menos para a Lego. A facilidade através da reutilização reduz custos, e isso é interessante para a Lego. Um set que segue esse padrão, então, não será necessariamente "menos Lego".

Continuam sendo montáveis, afinal, e nem é só este tema que segue padrões. Os carros de Legoland, por exemplo, seguiam o padrão de 4 studs de largura, e os atuais (City), de 6. Padrões sempre existiram com produtos da Lego, até porque as classificações de relação preço por número de peças em si já são um padrão.

Sei que é chato ver que o padrão iniciado em 2006 continua aí, até porque tinhamos mais divergência em anos anteriores, mas é difícil mudar isso. 

Por mais fácil de montar que seja determinado produto da Lego, não é menos ou mais Lego do que outro que possa ser mais complexo: os produtos da Lego se estenderam a mútiplas divisões e sistemas diferentes, e mesmo com peças novas e características (quase inutilizáveis noutros contextos) ainda é possível criar outras coisas, não necessariamente a partir delas, mas com elas. É claro, nem todos os padrões talvez agradem determinado grupo, mas é aí que entra a questão de indiferença: é melhor comprar outro set, e deixar estes para lá, caso não agradem. Mas tudo isso parte mais da opinião de cada um...

Por exemplo, um colecionador ou MOCer de Bionicle que pretende continuar um WIP ou projeto pode comprar um set só por causa de uma ou outra peça nova ou até mesmo uma peça recolorida, sem problemas, por mais que o set não seja inovador. A continuação desse padrão não depende só daqueles que consomem, mas também da Lego, que deve ter se acomodado.

Outra coisa que vale notar, seguindo a ideia dos padrões, é que há ainda os padrões de tamanho. Geralmente generaliza-se o tema Bionicle a partir de figuras pequenas ou de porte médio (talvez por serem mais promocionadas), sendo que as figuras maiores e os veículos continuam sendo desenvolvidos sem um padrão a seguir.

Quanto ao Ben 10, eu também não gostei nada, eles me parecem umas figuras de ação Duplo  :-\
Tem sim compatibilidade com balljoints, mas me parecem muito simples que até perde a graça. Por mais simples que alguns sets de porte médio ou pequeno recentes de Bionicle possam ser, nunca chegaram num ponto de "colar peças" como os Ben 10.

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2010, 09:10:36 »
Pessoalmente a questão é-me indiferente. A LEGO terá que sempre continuar a servir um mercado que praticamente criou.. e seria burra se não o fizesse. Continuo é (mais ou menos atento) atento a possíveis peças que mais tarde poderão vir a fazer parte os MOCs..

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #7 em: 12 de Janeiro de 2010, 07:20:45 »
Mais uma imagem de sets Hero Factory:

Guiler

• ...
  • **
    • Brickshelf
« Responder #8 em: 12 de Janeiro de 2010, 11:24:33 »
Pelo menos vão ter veículos...
Não dá para perceber muito bem alguns detalhes, mas espero que sejam agradáveis. O "Dropship" parece interessante, mas parece que será compatível apenas com figuras de porte pequeno.

Luis Eddie

• ....
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2010, 17:37:04 »
(...)

Essa imagem já existia na mesma pasta que a imagem que eu postei. Com mais qualidade acho eu..... ;)

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #10 em: 13 de Janeiro de 2010, 08:38:18 »
(...)

Essa imagem já existia na mesma pasta que a imagem que eu postei. Com mais qualidade acho eu..... ;)
É o mal de não seguir os links e ficar pela montra  :P

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #11 em: 14 de Janeiro de 2010, 09:03:01 »
Uma imagem mais limpa via EB.

NaNeto

• .....
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
  • Medalhas:

« Responder #12 em: 14 de Janeiro de 2010, 09:59:56 »
Para mim, estes parecem ser mais apelativos e completos que os Bionicle.

Americo Verde

• Moderador
  • "Sou uma pilha...!"
    • Mão de ABS
  • Medalhas:
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2010, 11:16:09 »
Gostei muito de algumas máscaras.

o 3º de cima parece faz lembrar o HALO!

Luis Eddie

• ....
« Responder #14 em: 14 de Janeiro de 2010, 15:12:09 »
Para mim, estes parecem ser mais apelativos e completos que os Bionicle.
Apelativos, talvez, mas completos não sei....  :-\ A primeira vista parecem ter metade das articulações comparando com os modelos base de 2003-2009... :P

Gostei muito de algumas máscaras.

o 3º de cima parece faz lembrar o HALO!

LOL  ;D
Não conheço os fatos dos spartans do Halo 3 mas aquilo não tem nada a ver com o Master Chief   :P ::) ;D