Por mais que eu concorde que o "standard" para as figuras seja um factor ruim, não acho que incluir peças exclusivas e características para cada set, por mais que implique continuar na maneira fácil de fazer as figuras seja "menos Lego" do que outras linhas "mais Lego". A criação de mais peças exclusivas em si não é um problema ao todo, eu acho bem pior o padrão do que as peças de uso limitado, até porque o padrão
sem peças assim iria desenvolver sets clonados e sem graça. Seguir tal padrão, por parte da Lego, consequentemente produz sets estruturalmente clonados, mas
pelo menos são superficialmente individuais.
De qualquer forma, eu também já estou cheio de figuras estruturalmente iguais

, uma vez que isso implica na falta de iniciativa, por parte da Lego, de
mudar de novo. Mas isso aparenta ser, desde a acomodação que a Lego deve ter sentido com o impulso de vendas em 2006, imutável (ou quase isso).
Concordo plenamente que a maneira fácil de desenvolver as figuras, ou seja, seguindo o monopólio iniciado de 2006 para a frente, seja inferior ás formas anteriores em relação ás funções technic, e portanto tenha uma construção menos envolvente (talvez pela falta de inovação) mas nem por isso esses sets possuem menos "factor Lego" do que as linhas anteriores.
Eu pessoalmente prefiro as linhas de 2003-2004 do que as de 2008, por exemplo, mas nenhuma delas é mais ou menos Lego do que a outra. Alguns sistemas de construção inevitavelmente implicam na simplificação de meios de representar algo, mas a simplicidade em si não necessariamente deixa algo menos ou mais Lego que a outra. Um set Mini, por exemplo, não é menos Lego do que um UCS. Ambos padrões são feitos para propósitos diferentes, como é em Bionicle. Apesar de existirem consumidores de Bionicle em ambos os períodos, as figuras mais simples que seguem o padrão estabelecido em 2006 tem um fator talvez mais apelativo ao alvo (crianças) do que as linhas mais complexas, de raíz Technic: mais articulações. Se é fácil ou não se fazer essas figuras, isso é o de menos para a Lego. A facilidade através da reutilização reduz custos, e isso é interessante para a Lego. Um set que segue esse padrão, então, não será necessariamente "menos Lego".
Continuam sendo montáveis, afinal, e nem é só este tema que segue padrões. Os carros de Legoland, por exemplo, seguiam o padrão de 4 studs de largura, e os atuais (City), de 6. Padrões sempre existiram com produtos da Lego, até porque as classificações de relação preço por número de peças em si já são um padrão.
Sei que é chato ver que o padrão iniciado em 2006 continua aí, até porque tinhamos mais divergência em anos anteriores, mas é difícil mudar isso.
Por mais fácil de montar que seja determinado produto da Lego, não é menos ou mais Lego do que outro que possa ser mais complexo: os produtos da Lego se estenderam a mútiplas divisões e sistemas diferentes, e mesmo com peças novas e características (quase inutilizáveis noutros contextos) ainda é possível criar outras coisas, não necessariamente
a partir delas, mas
com elas. É claro, nem todos os padrões talvez agradem determinado grupo, mas é aí que entra a questão de indiferença: é melhor comprar outro set, e deixar estes para lá, caso não agradem. Mas tudo isso parte mais da opinião de cada um...
Por exemplo, um colecionador ou MOCer de Bionicle que pretende continuar um WIP ou projeto pode comprar um set só por causa de uma ou outra peça nova ou até mesmo uma peça recolorida, sem problemas, por mais que o set não seja inovador. A continuação desse padrão não depende só daqueles que consomem, mas também da Lego, que deve ter se acomodado.
Outra coisa que vale notar, seguindo a ideia dos padrões, é que há ainda os padrões de tamanho. Geralmente generaliza-se o tema Bionicle a partir de figuras pequenas ou de porte médio (talvez por serem mais promocionadas), sendo que as figuras maiores e os veículos continuam sendo desenvolvidos sem um padrão a seguir.
Quanto ao Ben 10, eu também não gostei nada, eles me parecem umas figuras de ação Duplo

Tem sim compatibilidade com balljoints, mas me parecem muito simples que até perde a graça. Por mais simples que alguns sets de porte médio ou pequeno recentes de Bionicle possam ser, nunca chegaram num ponto de "colar peças" como os Ben 10.