image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule  (Lida 3496 vezes)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« em: 24 de Janeiro de 2010, 17:11:28 »


L14 - M.Mule foi criado no início da década de setenta do Séc. XXIX DD pelos laboratórios do Exército do Ar. O objectivo seria substituir os L11 que não se mostravam capazes de se mostrarem eficientes no território de Graan.
O L14 possui 4 pernas equipadas com lagartas/rodas alimentadas por motores independentes. A tracção conseguida é suficiente para tornar este veículo num verdadeiro todo-o-terreno.
A parte superior do L14 está preparada para levar vários tipos de carga. São conhecidas as suas adaptações como um canhão rotativo, transporte de tropas e um transportador de A9 - Phalanx Ornithopter.



Set no Flickr com mais imagens.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 18:33:38 por LBaixinho »

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2010, 17:28:30 »
O pormenor que mais me deixou a coçar a cabeça foi a roda sobressalente. Com lagartas. :D

Gostei da ideia da base modular; mas acho que para alguns usos fica demasiado alto (a versão com baús é um exagero). Ponderaste uma versão mais sobre o comprido do que em altura?


Pedro

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2010, 17:34:27 »
Está muito bom!!!

gostei das rodas com lagartas e sobretudo do conjunto dos 2 moc's ;)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #3 em: 24 de Janeiro de 2010, 18:22:10 »
O pormenor que mais me deixou a coçar a cabeça foi a roda sobressalente. Com lagartas. :D
Ñão é uma roda sobressalente, mas sim uma perna sobressalente! :)

Gostei da ideia da base modular; mas acho que para alguns usos fica demasiado alto (a versão com baús é um exagero). Ponderaste uma versão mais sobre o comprido do que em altura?

Talvez seja da perspectiva, porque até nem acho muito alto.
De qualquer forma poderia "estender" mais as pernas para não ficar tão alto. Foi uma das coisas que me esqueci de fotografar.. visto que a parte de baixo do módulo de comando fica rente ao chão quando as pernas ficam estendidas.

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #4 em: 24 de Janeiro de 2010, 20:10:43 »
muito bom :-)d
perfeitamente adequado ao tema, principalmente a integração com o avião.
a ideia das "lagodas" está bem interessante. é como half trakcs, mas muito steampunk

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #5 em: 24 de Janeiro de 2010, 21:17:32 »
Gostei da ideia da base modular; mas acho que para alguns usos fica demasiado alto (a versão com baús é um exagero). Ponderaste uma versão mais sobre o comprido do que em altura?
Talvez seja da perspectiva, porque até nem acho muito alto.
De qualquer forma poderia "estender" mais as pernas para não ficar tão alto. Foi uma das coisas que me esqueci de fotografar.. visto que a parte de baixo do módulo de comando fica rente ao chão quando as pernas ficam estendidas.

E seis patas/rodas/lagartas, que tal? ;)


Pedro

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #6 em: 24 de Janeiro de 2010, 21:31:18 »
Gostei da ideia da base modular; mas acho que para alguns usos fica demasiado alto (a versão com baús é um exagero). Ponderaste uma versão mais sobre o comprido do que em altura?
Talvez seja da perspectiva, porque até nem acho muito alto.
De qualquer forma poderia "estender" mais as pernas para não ficar tão alto. Foi uma das coisas que me esqueci de fotografar.. visto que a parte de baixo do módulo de comando fica rente ao chão quando as pernas ficam estendidas.

E seis patas/rodas/lagartas, que tal? ;)

Já pensei nisso.. mas ainda não consegui entender qual a vantagem de 6 patas em relação a 4?

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #7 em: 24 de Janeiro de 2010, 21:35:56 »
E seis patas/rodas/lagartas, que tal? ;)

Já pensei nisso.. mas ainda não consegui entender qual a vantagem de 6 patas em relação a 4?

Assim de repente só estou a ver a distribuição de peso e adaptação em caso de falha de uma das patas.
Nine

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #8 em: 24 de Janeiro de 2010, 21:38:23 »
E seis patas/rodas/lagartas, que tal? ;)

Já pensei nisso.. mas ainda não consegui entender qual a vantagem de 6 patas em relação a 4?

Assim de repente só estou a ver a distribuição de peso e adaptação em caso de falha de uma das patas.

Depois de escrever lembrei-me de uma. Facilidade no equilíbrio em terreno acidentado.

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2010, 22:31:43 »
Mais um MOC excelente. A versatilidade de configurações está muito bem pensada, as rodas/pernas com lagartas são muito originais e o esquema de cores continua a assentar-lhe muito bem.
Estou curioso para ver se aparecerá uma construção ou um diorama do "Outro Mundo" em grande escala para usares estes MOCs ::)

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #10 em: 24 de Janeiro de 2010, 23:49:32 »
Isto está mesmo a crescer... Falta-te muito para um layout? ;D
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #11 em: 25 de Janeiro de 2010, 07:31:50 »
(...)
Estou curioso para ver se aparecerá uma construção ou um diorama do "Outro Mundo" em grande escala para usares estes MOCs ::)

Isto está mesmo a crescer... Falta-te muito para um layout? ;D

Sinceramente não sei.
Tenho ideias para pelo menos dois.. mas demasiado grandes para o tempo e peças que tenho disponíveis neste momento.

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2010, 08:32:26 »
a vantagem das 6 patas em relação às 4 é apreciável. com 6 patas é possível em cada momento ter 3 no solo, o que garante um equilíbrio perfeito. para acontecer o mesmo com 4 patas, só se pode deslocar uma de cada vez ;)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2010, 08:48:51 »
a vantagem das 6 patas em relação às 4 é apreciável. com 6 patas é possível em cada momento ter 3 no solo, o que garante um equilíbrio perfeito.
(...)
Humm assim à primeira vista, 3 patas pousadas em 6 deve dar o mesmo equilíbrio que 2 em 4. Tens um lado bem equilibrado mas o outro pode tender tanto para a frente como para trás...

6 patas parece-me que será mais útil em aparelhos compridos, em curtos acho que atrapalharam demasiado.

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re: [MOC] [OutroMundo] L14 - M.Mule
« Responder #14 em: 25 de Janeiro de 2010, 09:47:19 »
a vantagem das 6 patas em relação às 4 é apreciável. com 6 patas é possível em cada momento ter 3 no solo, o que garante um equilíbrio perfeito.
(...)
Humm assim à primeira vista, 3 patas pousadas em 6 deve dar o mesmo equilíbrio que 2 em 4. Tens um lado bem equilibrado mas o outro pode tender tanto para a frente como para trás...

6 patas parece-me que será mais útil em aparelhos compridos, em curtos acho que atrapalharam demasiado.

Discordo! 3 em 6, sendo que duas apoiadas de um lado e uma apoiada do outro dão muito mais equilíbrio que qualquer veículo de 4 rodas apoiado em apenas duas... é sinónimo de queda...  :D

Este MOC já achei mais interessante! A ideia das 4 rodas reguláveis dá um bom toque!