Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Tipos de Brick, Arch 1 x 5 x 4  (Lida 395 vezes)

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
  • Medalhas:

Tipos de Brick, Arch 1 x 5 x 4
« em: 04 de Novembro de 2010, 18:42:59 »

Ora comprei eu uns destes porque os que tinha estavam com um cinzento manhoso e qual não é o meu espanto que na parte debaixo, quando me preparava para embelezar o arco, os studs não agarram.

WTF?

Lá tive que usar os arcos velhos. Está-se mesmo a ver que há dois tipos destas peças, certo?

Se assim é uma, delas foi pensada por um asno ou então há uma razão que eu desconheço...e o asno passo a ser eu.

Quem me resolve o mistério?

un certain nuno2500

ups

• Moderador
  • Medalhas:
Re: Tipos de Brick, Arch 1 x 5 x 4
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2010, 19:30:20 »
E umas fotos comparativas? Consegues ver codigos nas peças?
Fundador da Comunidade0938!

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
    • A minha janela para o mundo!
  • Medalhas:

« Responder #2 em: 04 de Novembro de 2010, 20:02:12 »
Sim, existem dois moldes diferentes. O mais largo é o novo....  :P

E a tendência será para alargar todos os restantes arcos à medida que os moldes forem reciclados. Já falei sobre este assunto na empresa, mas não consigo lembrar-me se me deram uma justificação para a mudança....  :-X

ztp

• .....
  • Sim, sim, já vai....
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 04 de Novembro de 2010, 20:21:51 »
Ok....
Próximo LUGBULK é arcos para toda a gente....
Precisamos é do Marcos para nos dizer de quais não vale a pena pedir, pois já são dos novos....

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #4 em: 04 de Novembro de 2010, 22:00:34 »
WTF!?!?!

Que raio de "inovação". Por acaso fiquei mesmo curioso quanto à razão disto, marcos, se não for segredo, tenta explicar!

Também gostaria de saber se tem ref diferente e se há maneira fácil de distingui-los!

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
  • Medalhas:

« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2010, 22:33:38 »
Verifiquei a ref: 2339 nas duas  :P

A antiga diz 2-04     2339
A nova diz: 12 - 6    2339

Tendo em conta o uso que tenho visto ser dado a esta peça e outras do género parece-me um bocado estranho esta mudança nos moldes.

un certain nuno2500

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
  • Medalhas:

« Responder #6 em: 05 de Novembro de 2010, 08:37:23 »
Fui perguntar e a resposta que me deram foi:

Com "paredes" mais finas, poupa-se no material e poupa-se no tempo de arrefecimento da peça quando esta está a ser moldada. Ainda que as poupanças (quer de material, quer de tempo) pareçam irrisórias por peça, ao fim dos milhões que são moldados as poupanças são definitivamente significativas!

Se repararem, os próprios bricks básicos foram alterados. Se pegarem num brick 2x4 hão-de reparar que as paredes estão mais finas e para compensar - e assim manter o clutch power - existem agora umas "arestas" extra alinhadas com os centros dos studs.
Nada melhor que uma imagem! :)

Ainda no caso dos arcos, outra razão apontada foi o facto de não ser possível à LEGO garantir sempre a mesma espessura dessas paredes, porque com o tempo e desgaste dos moldes, a tendência é para estas ficarem cada vez mais finas, assim, para evitar variações no clutch power que na verdade nem devia existir - porque não é um modo de encaixe previsto pelos standards LEGO - consideraram preferível acabar com as "confusões", anulando de vez esta técnica "ilegal" de montagem.

Para o bem ou para o mal, não há nada que se possa fazer agora. Os moldes estão a ser mudados e nunca mais voltarão atrás.  ^:)^

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2010, 08:56:32 »
Fui perguntar e a resposta que me deram foi:

Com "paredes" mais finas, poupa-se no material e poupa-se no tempo de arrefecimento da peça quando esta está a ser moldada. Ainda que as poupanças (quer de material, quer de tempo) pareçam irrisórias por peça, ao fim dos milhões que são moldados as poupanças são definitivamente significativas!

Se repararem, os próprios bricks básicos foram alterados. Se pegarem num brick 2x4 hão-de reparar que as paredes estão mais finas e para compensar - e assim manter o clutch power - existem agora umas "arestas" extra alinhadas com os centros dos studs.
Nada melhor que uma imagem! :)

Obrigado pelas informações.. acho que já tinha reparado nisso em alguns bricks.
O que pergunto é se com a nova forma, o desgaste do clutch power da peça não irá ser mais rápido..

Ainda no caso dos arcos, outra razão apontada foi o facto de não ser possível à LEGO garantir sempre a mesma espessura dessas paredes, porque com o tempo e desgaste dos moldes, a tendência é para estas ficarem cada vez mais finas,
Como?
Mas isso não poderá acontecer com qualquer peça!??! E em peças que até é necessário ter clutch power em baixo?

assim, para evitar variações no clutch power que na verdade nem devia existir - porque não é um modo de encaixe previsto pelos standards LEGO - consideraram preferível acabar com as "confusões", anulando de vez esta técnica "ilegal" de montagem.
(...)
Humm, ilegal?
Mas o CC utiliza essa técnica? (ok, mas com um 75c10 por baixo.. e que agora percebo a função).

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
  • Medalhas:

« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2010, 09:09:26 »
(...)
Como?
Mas isso não poderá acontecer com qualquer peça!??! E em peças que até é necessário ter clutch power em baixo?
(...)

Não obrigatoriamente. Tudo depende da forma como os moldes funcionam. Neste caso em particular, esta questão revelou-se um problema, o que não significa obrigatoriamente que aconteça o mesmo com todas as outras peças.

(...)
Humm, ilegal?
Mas o CC utiliza essa técnica? (ok, mas com um 75c10 por baixo.. e que agora percebo a função).

Pois, mas nesse caso o Jamie (como ele próprio já me disse) esticou a corda ao máximo!! E só existem 2 sets em que essa técnica foi usada até hoje (não sei qual foi o outro). E a informação que tenho é que muito dificilmente alguma vez mais será usada num set oficial, ainda para mais com a alteração progressiva que está a ser feita aos arcos.

antoniopb

• ...
  • **
« Responder #9 em: 05 de Novembro de 2010, 19:00:36 »

Pois, mas nesse caso o Jamie (como ele próprio já me disse) esticou a corda ao máximo!! E só existem 2 sets em que essa técnica foi usada até hoje (não sei qual foi o outro). E a informação que tenho é que muito dificilmente alguma vez mais será usada num set oficial, ainda para mais com a alteração progressiva que está a ser feita aos arcos.
[/quote]

Essa é uma técnica usada pela LEGO desde 1990 e reeditado em 2002.

http://brickset.com/detail/?Set=6376-1 (Arco do lado direito)

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #10 em: 05 de Novembro de 2010, 19:25:19 »
O próprio marcos disse que havia outro set, além do CC,  que utilizava essa técnica.

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #11 em: 05 de Novembro de 2010, 21:21:44 »
Eu compreendo que a LEGO queira minimizar os gastos, mas não gosto da atitude de tirar funcionalidades às peças (ainda que não previstas pela própria LEGO) :-(p
Ainda por cima qual será o impacto desta minimização de espessura nos vários bricks estruturalmente? Será que a fragilidade será muito acentuada (por exemplo, se as peças forem pisadas)?

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
  • Medalhas:

« Responder #12 em: 05 de Novembro de 2010, 21:51:01 »
(...)
Ainda por cima qual será o impacto desta minimização de espessura nos vários bricks estruturalmente? Será que a fragilidade será muito acentuada (por exemplo, se as peças forem pisadas)?

Não acredito de maneira nenhuma que esta alteração ponha em risco a "resistência" dos bricks... Os padrões de qualidade em termos de resistências são ridiculamente elevados! Ainda ontem tive uma conversa com um designer da minha equipa sobre esta questão, mais especificamente acerca das luzes power functions que nós fãs achamos que são grandes demais...  ^:)^