Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: "Empurrãozinho" para usar o BL pela 1a vez  (Lida 631 vezes)

Pim

• ..
  • *
  • Ahh, Lego... =)
"Empurrãozinho" para usar o BL pela 1a vez
« em: 31 de Dezembro de 2010, 11:45:22 »
Olá a todos!

Quem leu o meu [gigantesco]  ;D tópico de apresentação de fio a pavio, ficou a saber que uma das razões que fez com que me voltasse a aproximar do mundo Lego foi a intenção de ter todos os meus sets a 100%. Sempre os estimei muito mas seria esperar demais se achasse que não faltava 1 única peça a nenhum.

São várias as peças que faltam, todas elas muito distintas, inclusive 1 luzinha dos comboios de 9V...  Sei que os melhores canais para a aquisição de peças são eBay, BL e a própria loja da Lego; depois de consultar as várias hipóteses, acho que o Brickink é mesmo a melhor, no meu caso.

Agora a minha questão é a seguinte:
Tendo em conta a lista que tenho, não consigo arranjar uma loja em Portugal que me satisfaça. Ora me aparecem lojas nos EUA, ora em Itália ora na Alemanha. Vale a pena? Não ficam os portes demasiado caros? Haverá alguma melhor que outra, independentemente da avaliação que cada uma tem, ou oriento-me mesmo só pela quantidade de appraisals que o vendedor tem? Como exactamente é que isto funciona e que conselhos me podem dar, quem já compra no BL há muito tempo? Ah, e não tenho conta no paypal. Como é que funcionam as transferências bancárias internacionais? Paga-se alguma taxa?

É isso.  :) Mais uma vez peço desculpa pela falta de capacidade de síntese, eheh, mas sou mesmo assim.
Obrigado desde já!

Pedro

nunofilipe72

• .....
Re: "Empurrãozinho" para usar o BL pela 1a vez
« Responder #1 em: 31 de Dezembro de 2010, 12:18:23 »
Bom dia Pim ...prepara-te que vais ter a "paga" daquele texto enorme de apresentação.... >:D

Bom, eu estive mais ou menos como tu estás agora, à uns tempos atrás

E da experiência adquirida, o melhor site q possas ter para peças em falta, é realmente o BrickLink.

Quanto ao pagamento, o melhor meio é mesmo a PayPal, se bem que toda a gente te cobrará uma taxa extra (em média + 3%) por usares esse sistema
Se comprares fora da europa , esse é o único método, e o mais seguro.

Dentro da União Europeia (UE) e restante europa, podes fazer transferência bancária atravez de IBAN (não pagas taxas extras, mas há bancos que te cobram uma taxa por transferência, tens que te informar no teu). Se for para outro qualquer país europeu, mas fora da UE, de certeza que te cobram mesmo.

Quanto ao BricKLink, o melhor que tens a fazer é identificar todas as peças que precisas, colocas-as na "My Wanted List", e assim vai aparecer a loja com "mais" peças que procuras

Pus o mais de propósito entre aspas, porque é raro encontrares todas as peças que precisas numa só loja.

Vê o estado das peças que tens, porque às vezes não vale apena comprar peças novas para colocar no meio de peças usadas

Procura sempre comprar na europa, se bem que algumas coisas sejam mais baratas fora.Os portes são menores e...

... para encomendas vindas fora da europa, se começas a mandar vir muitas coisas, que ultrapassarem 45€, mais tarde ou mais sedo a nossa Alfândega  põe-te na lista negra, e passarás a ser um contribuinte de taxa alfandegária para sempre... 
Se comprares fora, encarrega-te de informar o vendedor, para colocar o valor da mercadoria abaixo dos 45 euros  (ou como "gift" ou "free", "promotional product", por exemplo)
 Não sei se já enviaste alguma encomenda para fora (eu na minha profissão, às vezes preciso) dão-te um papelinho verde , em que precisas de colocar o valor da encomenda..ora lá fora fazem igual, e é esse valor que a alfândega portuguesa olha .... valor acima de 45 euros, não só te chateiam, porque tens que lá ir e apresentar recibos de compra e pagamento, como te cobram + 26€ pelo trabalho q TU tens.... (26€ a última vez que me "lixaram", porque aposto q agora deve ser mais)... é triste não não é?...mas é o país que temos... abrem-te a encomenda, estragam, e ainda tens que pagar o que já é teu...enfim... :facepalm:

Bem, não sei se te esclareci todas as tuas dúvidas, mas se tiveres mais, o pessoal aqui terá todo o gosto de te explicar

marcosbessa

• ......
  • LEGO Designer
    • A minha janela para o mundo!
  • Medalhas:

« Responder #2 em: 31 de Dezembro de 2010, 12:21:46 »
Alguns conselhos/orientações:

1.º Cria uma conta paypal! 8) É seguro e muito prático.

2.º Evita lojas nos EUA, além dos portes usualmente mais avultados, corres alguns riscos na alfândega se a encomenda for grande.

3.º Baseia-te no feedback que os vendedores têm, normalmente é um reflexo fiável da qualidade/confiança do vendedor.

4.º Procura lojas com preços baseados na taxa actual das conversões (aquelas que usam por exemplo, o www.xe.com), assim pagas o verdadeiro preço das peças na nossa moeda, ao invés de pagar conversões disparatas como 1USD = 0.80EUR ou até pior: 1EUR = 1USD!

5.º Se não queres ter surpresas, a menos que o logista mencione explicitamente o estado da peça ("como nova" ou coisa assim...), opta sempre que possível por peças novas.

E acho que é o essencial... :)

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
  • Medalhas:

« Responder #3 em: 31 de Dezembro de 2010, 14:06:31 »
...e mais um conselho: Na Europa eu só compro na Alemanha. Os correios deles são 5 estrelas, as lojas grandes fazem o envio muito rápido e os portes são baratos.

Também tens as lojas de alguns membros da comunidade no BL.  Tens mesmo que aparecer num encontro  ;)
un certain nuno2500

Francisco

• .....
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
  • Medalhas:

« Responder #4 em: 31 de Dezembro de 2010, 14:11:39 »
... para encomendas vindas fora da europa, se começas a mandar vir muitas coisas, que ultrapassarem 45€, mais tarde ou mais sedo a nossa Alfândega  põe-te na lista negra, e passarás a ser um contribuinte de taxa alfandegária para sempre... 
Se comprares fora, encarrega-te de informar o vendedor, para colocar o valor da mercadoria abaixo dos 45 euros  (ou como "gift" ou "free", "promotional product", por exemplo)
 Não sei se já enviaste alguma encomenda para fora (eu na minha profissão, às vezes preciso) dão-te um papelinho verde , em que precisas de colocar o valor da encomenda..ora lá fora fazem igual, e é esse valor que a alfândega portuguesa olha .... valor acima de 45 euros, não só te chateiam, porque tens que lá ir e apresentar recibos de compra e pagamento, como te cobram + 26€ pelo trabalho q TU tens.... (26€ a última vez que me "lixaram", porque aposto q agora deve ser mais)... é triste não não é?...mas é o país que temos... abrem-te a encomenda, estragam, e ainda tens que pagar o que já é teu...enfim... :facepalm:

Já me explicaram isto da alfândega bem explicadinho e já agora fica aqui para quem não sabe não se surpreender quando lá fôr levantar uma encomenda...

Dos 46€ aos 150€ a alfândega cobra obrigatóriamente o IVA e um valor pela abertura do pacote que ronda em média os 3€

A partir dos 150€ é que vem a estupidez maior... A partir deste valor a alfândega pode cobrar o valor que quiser além do IVA... Ou seja, se se apanha um alfandegário num dia mau, ás vezes mais vale nem pagar....

E depois depende da sorte, já tive encomnendas de 250$ a irem-me parar a casa sem qualquer centimo para pagar....

hugosantos

• Moderador
  • Medalhas:
« Responder #5 em: 31 de Dezembro de 2010, 14:32:11 »
Depende também do que pretendes, eu encontrei uma loja em Itália com uma vasta gama de peças na cor que andava a procura em quantidade e que normalmente é cara. Apesar do custo de cerca de 2 cêntimos por peças, o que é óptimo, o vendedor avisava que ia ser demorado. Passados 3 meses lá recebi a encomenda, estava muito bem embalada impecável mesmo, tendo poupado imenso tendo em conta o mercado actual. Há que realçar que os correios italianos não são lá muito bem conotados do que já ouvi daí não ser culpa das lojas na maior parte das vezes.

É uma questão de ir experimentando atendendo às necessidades.

Francisco

• .....
    • Pasta do BS
  • Medalhas:

« Responder #6 em: 31 de Dezembro de 2010, 16:51:51 »
Não tenho razão de queixa da qualidade dos correios italianos mas sim do preço...

Peças sempre que preciso não me importo de mandar vir de lá, agora sets é que já é mais complicado...

Se não encontramos o que precisamos em lojas portuguesas a melhor via é sempre os alemães tanto para coisas grandes como pequenas e os ingleses para coisas pequenas também são bastante acessiveis...

Falo por expriência própria...

Pim

• ..
  • *
  • Ahh, Lego... =)
« Responder #7 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:56:55 »
Ena! Obrigado pelas dicas.  ;)
Já estava realmente inclinado para fazer as minhas compras numa loja da Alemanha e agora então muito mais. Acho que desta noite não passa!  :-)||

Mas, só mais umas coisas:

- Como é que se processa a parte final da compra (a parte em que se faz o checkout do carrinho e efectivamente se paga)? No meu caso, e pelo menos para já, estava a pensar pagar por transf. bancária internacional, que no meu banco é isenta de taxas.

- Como é que eu posso ter a certeza que a encomenda vem registada (ou o equivalente ao nosso correio registado) e segura contra eventuais perdas? Posso "acompanhar" a encomenda pela net (como se faz cá com o correio registado)?

- E...

[...]
Vê o estado das peças que tens, porque às vezes não vale apena comprar peças novas para colocar no meio de peças usadas
[...]

[...]
5.º Se não queres ter surpresas, a menos que o logista mencione explicitamente o estado da peça ("como nova" ou coisa assim...), opta sempre que possível por peças novas.
[...]

Em que é que fico? Novas ou usadas? Sinceramente, e tendo em conta as peças que preciso, estava a pensar em escolher as usadas. Afinal de contas, a menos que as peças me venham partidas ou assim (o que suponho que não vai acontecer), acho que dá perfeitamente, mesmo se tiverem um risquito aqui ou ali.

Obrigado mais uma vez e cumprimentos!

Francisco

• .....
    • Pasta do BS
  • Medalhas:

« Responder #8 em: 04 de Janeiro de 2011, 20:10:25 »
Quando fazes o checkout da encomenda irá aparecer-te lá qual a forma de pagamento e a moeda com que queres pagar e aí escolhes dentro das possibilidades que te são apresentadas...

Visto que vais fazer a encomenda na Alemanha, pelo que já percebi como queres fazer, irás escolher pagamento por IBAN e em euros...

No pós encomenda o vendedor irá fazer o Invoice e aí explica tudo bem explicadinho ( IBAN, portes... ) e depois é só transferires o valor que ele apresenta já com os portes e pronto...

De qualquer maneira, antes de fazeres encomenda, toma atrenção ao feedback da loja... Já apanhei caluteiros que nunca me chegaram a enviar as coisas... normalmente uma loja com mais de 30/40 é fiável... 

NaNeto

• .....
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
  • Medalhas:

« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2011, 00:08:10 »
Quando fazes o checkout da encomenda irá aparecer-te lá qual a forma de pagamento e a moeda com que queres pagar e aí escolhes dentro das possibilidades que te são apresentadas...
...

Nesse quadro das opções de pagamento, ao aparecer as várias opções para seleccionares, geralmente aparece "shipped with insurance" ou algo do género, depende de cada.