Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: Lavar LEGO usado  (Lida 1002 vezes)

micaela

• .
Lavar LEGO usado
« em: 07 de Fevereiro de 2011, 17:06:43 »
Graças às vossas dicas, já consegui comprar uma caixa de lego Duplo para a minha filhota no ebay. Como são usados e é para uma criança brincar, quero lavá-los bem antes de lhos dar. Já vi que se podem lavar na máquina da roupa com detergente, mas qual é a temperatura máxima que posso usar?
Estou a pensar acrescentar umas gotas de óleo de árvore do chá que é um desinfectante natural que uso na lavagem das fraldas de pano.
E como é que faço para as secar depressa? Não tenho muito espaço em casa. Não é que sejam muitas mas não me apetece ter peças por todo o lado durante uma semana...

edit: alteração do título :)
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 17:09:36 por Tito »

micaela

• .
Re: Lavar legos usados
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2011, 17:07:40 »
Respondo a mim própria porque me apercebi que no título usei o plural de Lego e já sei que não é correcto  ;)

Tito

• Moderador
  • Estica estica que está encolhida...
    • Vai De Escadas
  • Medalhas:
Re: Lavar LEGO usado
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2011, 17:18:00 »
Gostei da observação e alterei o título do tópico.  ;)

As peças de LEGO podem ser lavadas a uma temperatura de 40ºC. Já há por aqui vários tópicos sobre lavagem de peças com algumas dicas.

Aproveito para aconselhar também à utilização de um saco de rede como este para lavagem de peças de roupa pequenas, à venda nas grandes superfícies!

ou algo como isto:

nunofilipe72

• .....
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2011, 17:21:04 »
Eu uso lixivia para limpar! Deixo 1, 2 ou 3 dias, dependente do estado das peças!
mas a experiência que mais me supreendeu , foi usar o cloro lento de limpeza para piscinas...demora 10x menos tempo q a lixivia...pior é "limpar" também as impressões !!

Depois do "tratamento" na lixivia, umas horas em água limpa, depois um esfreganço com escova de dentes velha em água corrente ;D

por fim, como tenho uma polidora aqui no trabalho, uma polidelazinha ao de leve, e ficam quase como novas !!  :-)d

F.Alves

• .....
  • O espião da casa do...
    • Flickr
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2011, 17:27:51 »
(...)
E como é que faço para as secar depressa? Não tenho muito espaço em casa. Não é que sejam muitas mas não me apetece ter peças por todo o lado durante uma semana...

Após a lavagem, utilizo um "secador de alface" é prático e torna o processo muito mais rápido, pois todo o excesso de agua existente nas peças é eliminado!

Depois espalho as peças sobre (por ex: toalha, pano de cozinha...) e aguardar cerca de um dia para estas fiquem totalmente secas!

Bom trabalho ;)

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
  • Medalhas:

« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2011, 18:37:20 »
O pessoal por aqui dá cartas nas tarefas domésticas  ;)

Eu para as secar, uso o secador sem ser no máximo (morno).
un certain nuno2500

mojorisin

• ..
  • *
  • to lego or not to lego
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2011, 19:00:45 »
pode sempre tentar-se o microndas, é plastico, mas não fará, digo eu, ou então entende-las ao sol, o que nesta altura não será facil

nuno2500

• .....
  • Quem é que me gamou os Legos?
    • Flickr
  • Medalhas:

« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2011, 19:18:43 »
pode sempre tentar-se o microndas, é plastico, mas não fará, digo eu, ou então entende-las ao sol, o que nesta altura não será facil

Podes testar e depois partilhas o resultado  :?
un certain nuno2500

Tito

• Moderador
    • Vai De Escadas
  • Medalhas:
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2011, 22:10:00 »
O ABSwiki não se dá muito bem com o sol!

micaela

• .
« Responder #9 em: 10 de Fevereiro de 2011, 12:26:17 »
Obrigada pelas respostas.
Quando a caixa chegar, vai directa para a máquina de lavar roupa com algumas toalhas, para não andarem a fazer mossa no tambor. Junto o desinfectante e logo vejo como saem. O meu pai tem uma daquelas máquinas de limpar a vapor, das baratas. Se houver cantos com muito lixo, levam uma sopradela da máquina :)
Para secar, deixo-as um dia na minha varanda, entre duas toalhas, ao sol. A varanda é a sul, devem secar num instante.

Tito

• Moderador
    • Vai De Escadas
  • Medalhas:
« Responder #10 em: 10 de Fevereiro de 2011, 13:24:54 »
Cuidado com a máquina de vapor! Dependendo da potencia, a temperatura do vapor à saída pode ser muito alta a ponto de fazer estragos e até queimaduras (já que estamos a falar de peças pequenas).  :)

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #11 em: 10 de Fevereiro de 2011, 14:07:26 »
Obrigada pelas respostas.
Quando a caixa chegar, vai directa para a máquina de lavar roupa com algumas toalhas, para não andarem a fazer mossa no tambor. Junto o desinfectante e logo vejo como saem. O meu pai tem uma daquelas máquinas de limpar a vapor, das baratas. Se houver cantos com muito lixo, levam uma sopradela da máquina :)
Para secar, deixo-as um dia na minha varanda, entre duas toalhas, ao sol. A varanda é a sul, devem secar num instante.
Secar ao Sol pode comprometer a integridade do ABS, eu costumo usar secador a frio ou morno, e depois 1/2 dias em cima de um pano costuma chegar.

(Costumava usar o secador... pois agora resolveu dar o berro) :(

Cuidado com a máquina de vapor! Dependendo da potencia, a temperatura do vapor à saída pode ser muito alta a ponto de fazer estragos e até queimaduras (já que estamos a falar de peças pequenas).  :)
A temperatura máxima aconselhada não eram os 40ºC? É preciso ter cuidado para evitar a deformação das peças...

micaela

• .
« Responder #12 em: 15 de Fevereiro de 2011, 16:48:00 »
A máquina de vapor seria só para dar umas sopradelas nos recantos mais difíceis mas parece que não vai ser preciso. Recebi a caixa hoje e acho que fiz um bom negócio :) Já meti algumas peças na máquina da roupa com uns lençóis e o tal desinfectante. As peças saíram bem limpinhas e a máquina centrifugou com tal força que algumas peças encaixaram umas nas outras com força de maneira que saíram quase secas.
Só vinha uma peça azul com uma cor muito estranha, quase acastanhada. Como não estou com pachorra para andar com avarias para recuperar a peça, posso oferecê-la a quem quiser testar métodos malucos para recuperar peças antigas :)