Comunidade 0937

Google+ Facebook Flickr Twitter YouTube MOCPages e-Mail

Autor Tópico: OCTAN o que significa??  (Lida 4007 vezes)

ussnegreli

• .....
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
OCTAN o que significa??
« em: 28 de Março de 2007, 13:05:52 »
Bem pessoal, não sei se este tópico já existe (dei uma pesquisada e não encontrei) e se pode ser colocado aqui no HelpDesk (fiquem avontade para mudar!)

Eu tenho uma dúvida sobre a marca OCTAN, o que ela significa da onde vem etc... eu sei que a marca de combustíveis da Lego durante algum tempo foi da Shell depois passou a ser Octan, por algum acaso é uma marca que existe ai na Europa ou foi criada pela própria Lego ???

Se puderem dar uma ajudinha... ;)
Visitem o blog Town Truck Brick

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: OCTAN o que significa??
« Responder #1 em: 28 de Março de 2007, 13:07:20 »
Boa pergunta! Acho que foi inventada pela LEGO, até porque soa a octana... mas o pessoal do system pode dar uma ajudinha
Pedro Agnelo

Alex

• ......
  • O escorregadio
  • Medalhas:
« Responder #2 em: 28 de Março de 2007, 13:10:51 »
LOL

Eu lembro-me de me ter perguntado o mesmo, na altura que a Octan saíu...mas nunca mais me lembrei de tal.

Sei que existe(ou existiu) uma companhia de energia Australiana que se chamava Octan...mas não me parece que seja isso.

Penso que tenha sido mesmo "inventada" pela Lego  ;)

As "HeadQuarters" da octan ficam aqui  ;)
« Última modificação: 28 de Março de 2007, 13:16:24 por Alex »
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
  • Medalhas:
« Responder #3 em: 28 de Março de 2007, 13:30:37 »
Eu tenho uma dúvida sobre a marca OCTAN, o que ela significa da onde vem etc... eu sei que a marca de combustíveis da Lego durante algum tempo foi da Shell depois passou a ser Octan, por algum acaso é uma marca que existe ai na Europa ou foi criada pela própria Lego ???

Existiu.

A marca Octana foi comprada pela Gulf Oil, por sua vez parte da Chevron, se não me engano.
É verdade que existe uma diferença na grafia do nome; mas o logotipo era o mesmo, em verde e vermelho.

Existiu cá no Porto um posto de abastecimento com essa marca, há já uma dezena de anos; lembro-me que cheguei a tirar fotos, creio que as mostrei ao Baixinho. O ups mora lá perto e deve recordar-se (era ao lado do Capa Negra II, actualmente creio que está abandonada).

Mas tão depressa a marca apareceu cá, como desapareceu... nunca mais vi nada deles (e cheguei a mandar um mail à Gulf e à Chevron a perguntar).

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #4 em: 28 de Março de 2007, 13:59:04 »
Existiu.

A marca Octana foi comprada pela Gulf Oil, por sua vez parte da Chevron, se não me engano.
É verdade que existe uma diferença na grafia do nome; mas o logotipo era o mesmo, em verde e vermelho.

Existiu cá no Porto um posto de abastecimento com essa marca, há já uma dezena de anos; lembro-me que cheguei a tirar fotos, creio que as mostrei ao Baixinho. O ups mora lá perto e deve recordar-se (era ao lado do Capa Negra II, actualmente creio que está abandonada).

Mas tão depressa a marca apareceu cá, como desapareceu... nunca mais vi nada deles (e cheguei a mandar um mail à Gulf e à Chevron a perguntar).

Eu não referi nenhuma marca Octana (que desconheço totalmente), eu escrevi octana de octanas, a "unidade" de estabilidade de um combustível (e para o senhor gordo não me comer o juízo é octano o hidrocarboneto a que me refiro; mais acrescento, o teor de octano mede a resistência de um combustível a auto-inflamar-se, i.e. quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação. Desta forma uma gasolina sem chumbo 98 octanas apresenta uma maior resistência à detonação que uma gasolina 95)  8)
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
  • Medalhas:
« Responder #5 em: 28 de Março de 2007, 14:42:51 »
Existiu.

Eu não referi nenhuma marca Octana (que desconheço totalmente), eu escrevi octana de octanas, a "unidade" de estabilidade de um combustível (e para o senhor gordo não me comer o juízo é octano o hidrocarboneto a que me refiro; mais acrescento, o teor de octano mede a resistência de um combustível a auto-inflamar-se, i.e. quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação. Desta forma uma gasolina sem chumbo 98 octanas apresenta uma maior resistência à detonação que uma gasolina 95)  8)

O "Sr. Gordo" não tem de te comer o juízo; eu sublinhei o termo por oposição ao usado pela LEGO, que não tem "a" no fim. Não estava a falar no contexto da química orgânica, apenas no comercial. :)

O que tinhas dito sobre a semelhança com a terminologia química mantém a validade, apenas não foi a LEGO a inventar a marca. O que provavelmente conseguiu foi um negócio melhor que com a Shell?

Pedro

Alex

• ......
  • O escorregadio
  • Medalhas:
« Responder #6 em: 28 de Março de 2007, 15:00:35 »
O que tinhas dito sobre a semelhança com a terminologia química mantém a validade, apenas não foi a LEGO a inventar a marca. O que provavelmente conseguiu foi um negócio melhor que com a Shell?

Pedro

Não será isso uma coincidência?
Tendo em conta que a marca já não existe (pelo menos não encontro referência nenhuma a ela), o que é que a Lego ganha em manter a Octan?
A não ser que tenha sido mesmo "criada" pela Lego..
Grande Namath ;D

El_gordo

• Fundador
  • Medalhas:
« Responder #7 em: 28 de Março de 2007, 15:05:45 »
Não será isso uma coincidência?
Tendo em conta que a marca já não existe (pelo menos não encontro referência nenhuma a ela), o que é que a Lego ganha em manter a Octan?
A não ser que tenha sido mesmo "criada" pela Lego..

Ganha, ao não ter de pagar direitos de imagem.
Mas que a marca é independente da LEGO, é - ou foi, porque entretanto foi extinta.
Eu não sei aonde tenho as fotos do posto de abastecimento (já abandonado); vou procurar. Nelas, via-se o esquema de cores e parte do logotipo, suficiente para identificação. Mas não posso ter sido o único a vê-lo, caramba! :-\

Pedro

ups

• Moderador
  • Medalhas:
« Responder #8 em: 28 de Março de 2007, 15:58:42 »
Eu lembro-me bem! e pelo que sei o esquema de cores do simbolo era iguais nos sets lego e na bomba.
Fundador da Comunidade0938!

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #9 em: 28 de Março de 2007, 16:14:51 »
Quero ver isso!! Já agora podia-se colocar a pergunta ao Jan, não?
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
  • Medalhas:
« Responder #10 em: 28 de Março de 2007, 16:18:45 »
Quero ver isso!! Já agora podia-se colocar a pergunta ao Jan, não?

Força.

Eu vou procurar a foto quando chegar a casa; mas mantenho a ressalva que posso não encontrar, era uma foto tradicional e não faço ideia onde a tenha guardado.

Pedro

ussnegreli

• .....
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
« Responder #11 em: 28 de Março de 2007, 19:09:31 »
Pessoal,

Agradeço pelas esplicações, e pela ajuda  ;) realmente sempre tive esta dúvida, mas acredito que foi a Lego mesmo que criou esta marca...afinal pagar licença pelo uso da marca Shell deve ser bem $$$$

Visitem o blog Town Truck Brick

El_gordo

• Fundador
  • Medalhas:
« Responder #12 em: 28 de Março de 2007, 20:07:33 »
Agradeço pelas esplicações, e pela ajuda  ;) realmente sempre tive esta dúvida, mas acredito que foi a Lego mesmo que criou esta marca...afinal pagar licença pelo uso da marca Shell deve ser bem $$$$

Não foi assim tãaao caro. A LEGO fazia esporadicamente sets promocionais para a Shell, que assim tinha brindes para oferecer, e actuava como canal de vendas. A relação era mais simbiótica que outra coisa.

Eu tinha a fotografia online, mas entretanto a página foi extinta. Continuo a procurar no arquivo!

Pedro

Alex

• ......
  • O escorregadio
  • Medalhas:
« Responder #13 em: 28 de Março de 2007, 20:09:38 »
E nos sets dos anos 80, como funcionava a relação Lego - Shell ? Ainda foram bastantes sets...
Grande Namath ;D

LBaixinho

• Fundador
    • OutroMundo
  • Medalhas:

« Responder #14 em: 29 de Março de 2007, 11:49:59 »
Lembro-me da foto e de passar lá. O logo se não era igual, era muito parecido. Também me lembro de ler uma discussão no Lugnet sobre isso... mas há muito tempo!