Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

MOC do Mês de março de 2014: Messerschmitt Bf 109

O MOC do Mês de março de 2014 é o avião ultra-realista criado pelo MReizinho. A apresentação do modelo encontra-se neste tópico, onde também pode ser encontradas as instruções. Segue-se o habitual artigo sobre o MOC.
Pequena descrição do MOC:
É um avião de caça monoposto Alemão, o Messerschmitt Bf 109, utilizado pela Luftwaffe durante a segunda guerra mundial
A razão deste MOC:
Começou com um kit da Airfix que misturava os kits tradicionais com LEGO. Alguma da montagem requerida são partes com studs que encaixam umas nas outras, não necessitando assim de cola. Tudo muito semelhante a LEGO. Lembrei-me de fazer o mesmo mas em LEGO. O ponto de partida foi o cockpit. Como tentar fazer algo com a mesma forma mas em LEGO?
Maiores dificuldades:
Obter o perfil e a forma correcta. Passei muito tempo a olhar para as peças e para as blueprints e fotos do avião. Foi feito e refeito muitas vezes até me dar por satisfeito. Mesmo assim o avião ainda devia ser mais comprido um ou dois bricks.
Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
A entrada de ar com o offset de meia plate por debaixo do motor. Era um pouco complicado, pois no espaço de 2 bricks de altura por 4 de largura tinha de ter studs para todas as direcções. Não tinha muito espaço de manobra. A solução foi encontrada em Paredes de Coura depois de muitas tentativas diferentes.
Farás alterações / melhoramentos?
Não. Já fiz o que queria fazer depois de ter apresentado o MOC: algumas modificações estruturais e aplicação de autocolantes de vinil. Está acabado.
Inspirações (se existem):
A inspiração foi essencialmente os kits antigos da Airfix e da Revell da minha adolescência. Também consultei muitas publicações e livros de história para o design do MOC e dos seus autocolantes. Foi recompensador ver o resultado final mas sinto que tira um pouco a liberdade tentar reproduzir fielmente um objecto real. Gosto muito mais da liberdade de assumir: isto é um brinquedo! se quiser que seja incoerente, não tenho nada que me impeça. É aquela velha questão das naves de LEGO com “buracos” por onde pode sair o ar… :-P

Site do Arte em Peças 2014

Já se encontra disponível a página web da próxima edição do Arte em Peças: http://arteempecas.pt/

MOC do Mês de Fevereiro de 2014: LEGO Cars Island

No passado mês de Fevereiro foram eleitos dois MOCs do Mês. Um deles foi o LEGO Cars Island do espanhol Pabloglez. Segue-se um pequeno artigo sobre esta magnífica construção.

Pequena descrição do MOC:
El MOC es una isla resort de vacaciones ambientada en el mundo de Lego Cars. La isla tiene un edificio de varias plantas en el que hay un túnel , una sucursal del café de Flo, un cine, un gimnasio y una terraza, todo esto para descansar de la rutina de las carreras ;),

A razão deste MOC:
Este MOC surge de la idea de mi hijo Omar de crear un garaje para su colección de coches de Cars de Lego, empezamos haciendo un edificio sin definir mucho su utilidad, tenía ascensor y una rampa, era un garaje sencillo. Después se nos ocurrió la idea de hacerlo en una isla y poco a poco fuimos madurando la idea y se fue transformando en lo que ahora es.

Maiores dificuldades:
Contentar a mi hijo, muy exigente.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Me gusta especialmente la forma en que se sujetan las barandillas del piso superior, fue una improvisación en toda regla, no es una técnica muy depurada puesto que si se hace muy larga la barandilla, los apoyos se van desfasando y no encajan bien, se puede hacer hasta 4 apoyos, si enlazas mas ya se inclina demasiado.
También me siento orgulloso del Logo de Cars, le di bastantes vueltas hasta que conseguí una similitud con el original aceptable. Para ello lo construí sobre una Tablet con la imagen del logo.

Farás alterações / melhoramentos?
Si, en cuanto pueda volver a montarlo; intentare darle al edificio un aspecto más limpio y a las rampas más estabilidad.

Inspirações (se existem):
Por supuesto que existen muchísimas inspiraciones de todos los constructores a los que sigo, voy cogiendo detalles de cada uno de ellos,  no sabría decirte el nombre de los creadores de estas técnicas pero por ejemplo  el agua, las rocas del interior de la isla, etc. son técnicas bastante vistas ya en otros MOCs. También he introducido objetos de otros sets, todos los coches de Cars ;), la nevera, cocina y otros aparatos del Flo´s Café son de varios sets originales de Lego.

Votação para o MOC do Mês de março de 2014

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para março de 2014. Este mês foram apresentadas 26 construções das quais 13 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 8 nomeados são os seguintes:

Ricky17

Ryckyloko

Eínon

Guilherme Lima

Guilherme Lima

alexis

Ryckyloko

MReizinho

NaNeto

0937 superfan

0937 superfan

LBaixinho

Guilherme Lima

 

Exposição de construções LEGO em Vila Praia de Âncora

Mais uma vez a Comunidade 0937 irá realizar uma exposição em Vila Praia de Âncora. A exposição estará patente num edifício de apoio ao Parque Dr Ramos Pereira de 23 a 29 de Março. O horário de abertura para o fim-de-semana é das 10h às 19h. Durante a semana a exposição está aberta das 10h às 12h e das 14h às 17h30.

Votação para o MOC do Mês de Fevereiro de 2014

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para Fevereiro de 2014. Este mês foram apresentadas 30 construções das quais 8 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 8 nomeados são os seguintes:

LBaixinho

alexis

pabloglez

Reekardoo

wiwaedu

Filipe Alves

Ryckyloko

 

Hoje estreia o “The LEGO Movie”!!

Hoje estreia o tão aguardado (pelos menos para os fãs do brinquedo) filme LEGO. No fórum 0937 existem alguns tópicos sobre este filme:

O tópico sobre o filme em si; O tópico sobre os conjuntos inspirados no filme; O tópico onde se está a combinar grupos para irem ver o filme.

21108 LEGO Ghostbusters

O conjunto 21108 LEGO Ghostbusters foi apresentado pelo LEGO Designer, Marcos Bessa, hoje na LegoWorld Copenhaga. O vídeo com a apresentação pode ser visto na página do Facebook da Comunidade 0937 neste Link. Vídeo realizado por hugosantos e mreizinho que estão na LegoWorld como expositores.

MOC do Mês de Janeiro de 2014: OutroMundo – W2 Torpsen

A Comunidade 0937 elegeu como MOC do Mês de Janeiro de 2014 um veículo do tema que o LBaixinho anda a desenvover há já alguns anos. Segue-se o habitual artigo escrito pelo autor do MOC.

Pequena descrição do MOC:
Este MOC é um veículo de exploração submarina situado no OutroMundo, tema inventado por mim.

A razão deste MOC:
Quando criei a página de descrição do W1 Explorer em 2009 (dois anos depois de o criar), referi a existência de um segundo veículo. Foi uma questão de tempo até ter a ideia bem cimentada e passar à ação.

Maiores dificuldades:
Foi um projeto relativamente rápido e sem grandes dificuldades. Devo referir que necessitei da ajuda do MGuerreiro por causa de algumas peças que não tinha na cor certa; que a última parte que construí foi o corpo porque demorei até conseguir ter o efeito que queria e que por fim tinha que implementar uma solução para “forçar” a que as duas peças do globo ficassem fechadas.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Gosto muito de como consegui fazer as patas, dão o ar que pretendia. Também gosto do globo e dos tubos que o forçam a estar fechado.

Farás alterações / melhoramentos?
Não. A menos que estenda o landscape submarino.

Inspirações (se existem):
O ponto principal de inspiração foi mesmo o modelo anterior, o W1 Explorer. A utilização de peças relativamente pequenas para algumas soluções (como as patas) pode advir do meu atual livro de cabeceira, o Building the Future do Peter Reid e Tim Goddard.

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais): -
Não consigo estimar o nº de peças, mas a base mede 33×34 studs e o veículo tem cerca de 20×20 studs. Não sei se tem alguma peça rara, mas os globos são relativamente incomuns e as anti-tiles em tan e os clips em dark-bleys só os tenho em grande quantidade devido a encomendas.

Concurso de Carnaval da Comunidade 0937

Mais um concurso de construções LEGO na Comunidade 0937. Desta vez a temática é o Carnaval, saiba todos os pormenores neste tópico o Fórum 0937.

Page 1 of 5912345...102030...Last »