Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

Paredes de Coura Fan Weekend: falta 1 mês!

Falta apenas um mês para o início da primeira edição do Paredes de Coura Fan Weekend, onde mais de centena e meia de AFOLs irão reunir-se neste evento de características únicas no sul da Europa.

De 10 a 12 de junho, Paredes de Coura será o centro do hobby LEGO reunindo AFOLs de 17 países diferentes que participarão em várias atividades. A exposição, com trabalhos oriundos de vários países, estará aberta ao público com entrada gratuita!

MOC do mês de abril de 2016: Byblios

Para o mês de abril de 2016, a Comunidade 0937 elegeu a construção Byblios de Luís Baixinho como o MOC do Mês. Poderemos saber mais sobre esta construção, inserida no tema Lusitanis, nas seguintes linhas.

Descrição: Byblios é uma construção que representa uma grande biblioteca “perdida” no meio de um deserto na região sul de Lusitanis. A sua arquitectura é uma mistura de vários estilos, mostrando que foi sendo construída ao longo do muito tempo e por variadas culturas. O seu aspecto envelhecido tenta ilustrar a passagem do tempo e dos rigores do deserto na sua estrutura.

Razão: A ideia original seria a utilização da Byblios como MOC para o 4ª desafio do Lusitanis (uma construção onde colocasse a nossa personagem fora do seu meio habitual). No início seria uma biblioteca situada numa cidade do sul, mais pequena e com algumas casas a circundar. No entanto depois de ver uma imagem (falo dela a seguir) desloquei a construção para um deserto para ficar isolada, mas no entanto continuei com a ideia de utilizar cores “quentes”.

Mais tarde apercebi-me que havia limites às dimensões da construção para o desafio, portanto tive que construir uma pequena construção (que serviu de introdução a esta) para o desafio e Byblios foi apresentada mais tarde.

Maiores dificuldades: Não tive grandes dificuldades a construir mas poderei destacar a falta de espaço durante a construção na minha LEGOficina e o desafio de tentar colocar todas as ideias que tinha no edifício (o que não consegui).

Pormenor a destacar: Penso que a construção é tão rica em pequenos pormenores e tão imponente que só dá para perceber isso vendo-a ao vivo. Por exemplo, a construção tem apenas 7 minifigs.. Mas nas fotos que fiz só dá para ver quatro. Pessoalmente gosto da confusão de estilos, do livro em alto relevo por cima do portão principal, das janelas junto ao telhado, etc, etc.

Alterações: Como qualquer outra construção que tenho, até posso ter ideias de fazer uma ou outra modificação, mas o mais provável é nunca mais tocar nela 🙂

Inspirações: Apesar de ter uma ideia geral do que queria, principalmente na questão da mistura de estilos, a imagem que fez o “clique” para eu começar foi a que eu referi neste post no Fórum 0937.

Nº de peças/peças raras/dimensões: Não faço a mínima ideia do número de peças nem se contém peças raras. Ia construindo sem estar a pensar muito no que utilizava. Presumo que tenha mais de duas mil peças e que provavelmente contenha peças raras lá pelo meio 🙂

Quanto Às dimensões, a base do deserto tem um pouco mais de um metro de frente por uns 80 cm de profundidade e a estrutura deve ter pouco mais de 50 cm de altura.

Workshop: Construção de vitrais com peças LEGO

VitralEstão abertas as inscrições para o próximo workshop na Caixa de Brinquedos em Paredes de Coura onde, desta vez, o tema é a construção de vitrais com peças LEGO. Existem duas sessões abertas, uma no dia 14 e outra no dia 15, ambas das 15h Às 17h.

As inscrições podem ser feitas na própria Caixa de Brinquedos ou por mail para centrocultural@cm-paredes-coura.pt.

Mais informações no evento criado pela CM de Paredes de Coura no Facebook.

Votação para o MOC do Mês de abril de 2016

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para março de 2016. Este mês foram apresentadas um total de 28 construções das quais apenas 18 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 18 nomeados são os seguintes:

 

Vídeos da inauguração da Caixa de Brinquedos

Ficam aqui os discursos do Presidente da CM de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração da exposição “mil anos me separam de amanhã” sobre o poeta Mário de Sá Carneiro e da Caixa de Brinquedos. O Ministro, durante o seu discurso, faz várias referências à Caixa de Brinquedos, à Comunidade 0937, às peças LEGO e até ao Arte em Peças!

MOC do Mês de março de 2016: Blacktron II – Advanced Outpost e Spectral Observer

A Comunidade 0937 elegeu dois MOCs do Mês para o mês de março de 2016, o Da Mecha do hugo.tx  e o Blacktron II – Advanced Outpost e Spectral Observer do Sagh. Segue-se o habitual artigo onde conhecemos melhor a construção, desta vez o Blacktron II – Advanced Outpost e Spectral Observer do Sagh.
Descrição:
Trata-se um posto avançado Blacktron II, sendo que este em especial é destinado ao armazenamento de células de combustível para os diversos equipamentos desta facção. Podemos ver também o Spectral Observer, um veículo multifunções.
Razão:
Estávamos em Fevereiro/FebRovery e quis construir um Rover para cada uma das facções Space que tinha quando era miúdo. O landscape surgiu da necessidade de enquadramento do pequeno veículo.
Maiores dificuldades:
Conseguir manter o veículo pequeno e no entanto garantir que tivesse algumas das características do 6933-1. Não uma dificuldade, mas sim um desafio… foi o uso de peças Technic na estrutura do carro. Quis usar neste MOC peças que geralmente ficam postas de parte, tendo sido um exercício interessante.
Pormenor a destacar:
No seguimento do ponto interior, ao usar peças que geralmente não utilizo, fiquei bastante contente com resultado do uso das 10247 na porta do “rés-do-chão”.
Alterações:
A única coisa que penso mudar (tal como foi referido no tópico de apresentação do MOC pelo pessoal) é o chão. Definitivamente precisa de relevo. Neste momento parece algo construído, um lindo pavimento polido, no entanto eu estava a querer representar “terra”.
Inspirações:
A inspiração veio dos sets antigos deste tema. O meu rover teria que ser um irmão mais pequeno do 6933-1 Spectral Starguider. Quando iniciei o MOC defini que teria que usar as rodas 2515 e que manteria a vertente terrestre e aérea.
Nº de peças/peças raras/dimensões:
Peças raras não terá, apenas algumas não tão abundantes provenientes dos sets antigos de Blackton II. O MOC ocupa uma base irregular de aproximadamente 33x24cm. A contagem de peças andará por volta 950/1000.

Concurso do melhor MOC/display no Paredes de Coura Fan Weekend

Aproxima-se a data limite, 30 de abril, para a inscrição de MOCs para o Paredes de Coura Fan Weekend.

Entretanto foi anunciado um pequeno concurso onde os participantes do evento decidirão o melhor MOC/Display em exibição no espaço. O vencedor ganhará um 10234 Sidney Opera House, um enorme conjunto LEGO com quase 3000 peças!

Inauguração da Caixa de Brinquedos

A Caixa de Brinquedos, um projecto da Comunidade 0937 e da Câmara Municipal de Paredes de Coura será inaugurada no próximo dia 21 de abril pelo ministro da educação, Tiago Rodrigues.

Este espaço situa-se no centro da localidade de Paredes de Coura, mais propriamente no largo Hintze Ribeiro. A Caixa é dedicada aos brinquedos, nomeadamente aos jogos de construção da LEGO e aberta a todos, sejam crianças, jovens ou adultos. No local estão disponíveis peças para construções livres, desde Duplo, passando por City e até Technic, atraindo crianças de vários pontos do norte do país. Existe uma pequena exposição permanente com conjuntos LEGO e construções originais e os próprios visitantes poderão construir conjuntos disponibilizados na recepção. Regularmente ocorrem workshops onde os participantes poderão aprender, por exemplo, a desenhar minifiguras, motorizar construções, criar mosaicos e diferentes técnicas de construção.

Venham conhecer este espaço, aberto aos sábados e domingos das 14h às 18h e com horários especiais nas férias escolares!

 

MOC do Mês de março de 2016: Da Mecha

A Comunidade 0937 elegeu dois MOCs do Mês para o mês de março de 2016, o Da Mecha do hugo.tx  e o Blacktron II – Advanced Outpost e Spectral Observer do Sagh. Segue-se o habitual artigo onde conhecemos melhor a construção, desta vez o Da Mecha do Hugo.

Descrição:

Sempre quis fazer um Mecha no estilo steampunk pois combina dois temas que gosto bastante. Tive o cuidado de ver a altura dos Mechas que a Lego tem vindo a lançar em diversos temas para poder expor ao lado dos que já tenho.

Razão:
A principal razão, como sempre,  foi pelo prazer de construção e também porque tinha esta ideia em mente para futuramente usar num display maior.

Maiores dificuldades:
Não tive grandes dificuldades com este MOC mas demorei um pouco até chegar ao design de umas pernas que me agradassem.

Pormenor a destacar:
Destaco a utilização das peças com o sprue, é daquelas coisas que surgem de repente, e por vezes acabo por deixá-las coladas para utilizações diferentes, como foi o caso.

Alterações:
Não fiz alterações. Apenas fui acrescentando peças. A dadas alturas pensei numa grelha frontal cheguei a colocar mas retirei logo pois ficava com um ar muito pesado.

Inspirações:
A ideia já há algum tempo que estava na minha mente até ter construído o  70601 e ter adorado a forma como fizeram os motores. Já tinha feito algo parecido com os baús, mas nunca me tinha lembrado de colocar as janelas a servir de grelhas.

Nº de peças/peças raras/dimensões:
O numero de peças deverá rondar as 250/300. Penso não ter peças muito raras, talvez o ice cream scoop 6254 que é um pouco difícil encontrar em grandes quantidades

Workshop: Mosaicos LEGO

Estão abertas as inscrições para o próximo workshop na Caixa de Brinquedos em Paredes de Coura onde, desta vez, o tema é a criação de mosaicos com peças LEGO. Existem duas sessões abertas, uma no dia 16 e outra no dia 17, ambas das 15h Às 17h.

As inscrições podem ser feitas na própria Caixa de Brinquedos ou por mail para centrocultural@cm-paredes-coura.pt.

Mais informações no evento criado pel CM de Paredes de Coura no Facebook.

Página 1 de 7212345...102030...Última »