Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

Concurso de Natal 2014

A Comunidade 0937 mais uma vez organiza um concurso de construções LEGO durante a época natalícia. Esta é a nona edição deste concurso que mais uma vez desafia os utilizadores do Fórum 0937 a construirem algo relacionado com o Natal.

Para saber mais sobre este concurso, lê este tópico no Fórum 0937!

MOC do Mês de outubro de 2014: The Old Watermill

Mais uma vez, a Comunidade 0937 elegeu um MOC do César Cesbrick Soares como o MOC do mês. A construção segue a tendência dos últimos MOCs do autor é retratada uma cena medieval onde a originalidade e qualidade dos pormenores aliada a um esquema cromático geral de excelencia torna a construção arrebatadora. Segue-se o habitual artigo feito com a ajuda do autor.

Descrição: Este MOC é um moinho situado numa das florestas encantadas de Vanhorn, uma localização fictícia do Guilds of Historica no Eurobricks. O moinho de água é movido pela força de um ribeiro e do lado esquerdo da construção principal tem uma barraca para armazenamento de material e mantimentos. Existe também um poço para o rápido fornecimento de água.

Razão: Esta foi mais uma construção realizada para o mundo virtual de que falei em cima. Esta em particular foi para a categoria “freebuild” que abrange qualquer coisa dentro da temática Medieval/Fantasia e que depois no final do prazo é submetida a uma votção e permite ao construtor arrecadar pontos para a sua fação.

Maiores dificuldades: O telhado foi sem dúvida a maior dificuldade devido ao seu tamanho, mas principalmente à forma que lhe quis conferir: curva e angular, ao mesmo tempo que teria de ter um ar desgastado. As paredes da casa principal também deram alguns problemas, mais uma vez devido aos ângulos pretendidos. Acabei por utilizar diversas dobradiças e o efeito foi conseguido.

Pormenor com dificuldade: O pormenor mais difícil de conseguir foi o moinho. Queria que ele tivesse um aspeto pouco maçudo pois como o ribeiro era pequeno teria de ser facilmente movido pela água. Com as peças limitadas que tinha para este tipo de construção, tive de arranjar uma solução que fosse ao mesmo tempo estável e esteticamente agradável. Se fosse hoje, teria feito o moinho maior, pois acho que ficou um pouco pequeno para o tamanho da casa.

Alterações: Como esta construção foi para o mundo virtual, não se pode fazer alterações.

Inspirações: Já queria ter feito um moinho de água há bastante tempo, mas nunca se tinha proporcionado e ao ver este desafio em que praticamente podia construir o que quisesse, não hesitei. Como gosto de linhas curvas e desalinhadas, foi fácil idealizar esta construção e fui fazendo consoante a minha imaginação ditava.

Nº peças/ peças raras: Não sei ao certo quantas peças utilizei mas julgo que talvez por volta das 5000. As peças mais raras desta construção talvez tenham sido os tiles e plates
1×2 em sand green. As medidas são difíceis de calcular pois a base é irregular, mas deve rondar cerca de 72×64 studs.

Exposição de construções LEGO em Leiria

Como já vem sendo costume, este ano teremos novamente uma exposição de LEGO na cidade de Leiria.
A Câmara Municipal de Leiria, em colaboração com a Comunidade 0937, apresentam  uma exposição inteiramente dedicada ao LEGO, a decorrer no Banco de Portugal de Leiria, no Centro da Cidade.
Venha deliciar-se com centenas de construções originais de LEGO, elaboradas por alguns dos melhores construtores de LEGO em Portugal, dentro de diversas temáticas.
Uma cidade gigantesca, um diorama medieval, display Western e display TECHNIC serão alguns dos temas presentes
Venha visitar a exposição que faz as maravilhas dos miúdos e dos graúdos em Leiria!

Os eventos da Comunidade 0937

A Comunidade 0937 irá estar em mais dois eventos este ano.
Durante o mês de Dezembro vamos organizar, em conjunto com a Camara Municipal de Leiria, a Fábrica do Pai Natal no belíssimo museu nas antigas instalações do Banco de Portugal dessa cidade.
Três membros da Comunidade 0937 vão também participar no Brick 2014 e na AFOLCON em Londres, mostrando assim um dos nossos displays em terras de sua majestade.
A Comunidade 0937 não está envolvida em mais nenhum evento LEGO durante os últimos dois meses deste ano.

Votação para o MOC do Mês de outubro de 2014

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para outubro de 2014. Este mês foram apresentadas um total de 32 construções das quais apenas 5 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 6 nomeados são os seguintes:

 

Lusitanis, as primeiras apresentações

Nos últimos dias foram apresentados vários personagens que irão percorrer os territórios de Lusitanis, atividade organizada na Comunidade 0937. Seguem-se as personagens apresentadas até ao momento!

CesBrick

LBaixinho

sagh

MReizinho

alexis

Moyalmas

MOC do Mês de setembro de 2014: Grey Beard Wizard Cottage

César “CesBrick” Soares volta a ser galardoado mais uma vês com o título de MOC do Mês. Desta vez com mais uma construção inserida num dos desafios de uma atividade do site Eurobricks que mistura LEGO com RPGs. Um género de atividade em que a Comunidade 0937 dá os seus primeiros passos neste tópico do Fórum 0937.

Segue-se a habitual entrevista ao autor:

– See more at: http://comunidade0937.com/portal/#sthash.AiVP7bVM.dpuf

César “CesBrick” Soares volta a ser galardoado mais uma vês com o título de MOC do Mês. Desta vez com mais uma construção inserida num dos desafios de uma atividade do site Eurobricks que mistura LEGO com RPGs. Um género de atividade em que a Comunidade 0937 dá os seus primeiros passos neste tópico do Fórum 0937.

Segue-se a habitual entrevista ao autor:

– See more at: http://comunidade0937.com/portal/#sthash.AiVP7bVM.dpuf

César “CesBrick” Soares consegue este mês um feito inédito, ter quatro títulos de MOC do Mês seguidos! A construção volta a estar dentro da temática medieval, ambiente onde o Cesbrick domina as atenções nacionais.
Segue-se a habitual entrevista ao autor:

Descrição: Esta construção é uma casa de um feiticeiro/alquimista, localizada numa floresta e ladeada por um lago de água esverdeada. Sendo uma casa de um feiticeiro, tentei conferir-lhe uma série de características muito próprias, como o ar desgastado e as linhas não lineares das paredes e do telhado. Tem ainda um pequeno pátio com uma mesa onde ele pode ler, fazer poções e estudar feitiços. Existe igualmente uma zona rural, com uma pocilga para porcos e galinhas. Por último a vegetação é abundante, para dar a ideia de que é no meio de uma floresta.

Razão: Este foi mais um MOC foi realizado para o mundo virtual de tema Medieval/fantasia num fórum estrangeiro. Esta construção em particular estava inserida num desafio onde o objectivo era construir numa área profissional específica, de várias à escolha, sendo neste caso na área “Astrólogos, feiticeiros e alquimistas”.

Maiores dificuldades: Foram várias, na verdade. Em primeiro lugar não foi fácil fazer uma casa relativamente sólida com o aspeto desgastado e velho que lhe pretendia dar ao usar várias técnicas. Em última análise, tive de utilizar um maior número de peças para lhe conferir mais robustez. Em segundo lugar, a torre arredondada revelou-se um verdadeiro desafio. Como queria, mais uma vez, conferir o aspeto gasto com uma textura saliente e variada, tive de usar uma enorme quantidade de peças pequenas, como round plates 1×1, plates 1×1 e round bricks 1×1 para lhe conferir uma forma circular e ao mesmo tempo o tal aspeto gasto.

Pormenor com dificuldade: O pormenor mais difícil de conseguir foi o telhado para a torre. Depois de várias tentativas e experiências optei por uma opção relativamente simples, ao utilizar wedges presas com dobradiças, cobertas com tiles pretas. O efeito atingido não é completamente circular como queria, mas o efeito final foi satisfatório.

Alterações: Como esta construção foi para o mundo virtual, não se pode fazer alterações.

Inspirações: Esta construção foi inspirada numa fotografia que encontrei na internet ao pesquisar por construções do tema medieval/fantasia. Como sempre, também retiro inspiração de diversas construções de alguns membros daqui da comunidade e também de alguns estrangeiros.

Nº peças/ peças raras: Não sei ao certo quantas peças utilizei mas julgo que talvez por volta das 6000. Não foram utilizadas peças particularmente raras nesta construção. As medidas são difíceis de calcular pois a base é irregular, mas deve rondar cerca de 72×72 studs.

Imagens do Mini Arte em Peças em Lisboa

Mini Arte em Peças 2014 - Casa Courense - Lisboa

Ricardo “Biczzz” Prates criou uma galeria no Flickr com fotografias do evento organizado em Setembro pela Comunidade 0937 em Lisboa. Essa galeria pode ser visitada aqui.
Mini Arte em Peças 2014 - Casa Courense - Lisboa
Mini Arte em Peças 2014 - Casa Courense - Lisboa
Mini Arte em Peças 2014 - Casa Courense - Lisboa

Votação para o MOC do Mês de setembro de 2014

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para setembro de 2014. Este mês foram apresentadas 14 construções das quais 6 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 6 nomeados são os seguintes:

Alex

Alex

alexis

Reekardoo

Adolfo

CesBrick

 

Lusitanis, o início de uma grande aventura!

À semelhança de outros fóruns sobre LEGO, a Comunidade 0937 iniciou uma atividade onde os membros poderão criar construções e personagens para habitarem um mundo fantástico comum, Lusitanis.

O tópico com as regras e que serve também de inscrição e apresentação de personagens pode ser encontrado aqui. Pode-se conhecer melhor as regiões nos tópicos dedicados a cada uma delas. Portolária, Centuris e Elgarvel.

A génese desta atividade, em que o César “CesBrick” Soares tem grande responsabilidade, pode ser seguida aqui. O tópico geral onde podem ser tiradas todas as duvidas sobre a dinâmica desta atividade pode ser encontrado aqui.

 

Page 1 of 6212345...102030...Last »