Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

Comunidade 0937 no Twitter

Agora já podem acompanhar as novidades da Comunidade 0937 também no Twitter em @0937.

Novos artigos na Wiki 0937

Alex criou novos artigos na Wiki 0937 onde são abordados cinco temas lançados pela LEGO. Os temas são os Vikings (2005-06), Pirates of the Caribbean (2011-12), The Lone Ranger (2013-14), Pharaoh’s Quest (2011) e Dino (2012).
Como em qualquer wiki, poderá editar e melhorar estes e outros artigos!

MOC do mês de maio de 2015: Kid’s Room

Para o mês de maio de 2015, a Comunidade 0937 elegeu a construção Kid’s Room do César “CesBrick” Soares. Esta construção saí fora do tema com que o César nos habituou, no entanto com a mesma qualidade. Fiquem a saber mais sobre esta construção nas seguintes linhas:

Descrição:
Esta construção consiste na recriação de um quarto de uma criança de cerca de 10 anos e foi muito baseado no meu próprio quarto de infância, onde abundavam os livros de banda desenhada, os brinquedos espalhados por todo o lado, alguns gadgets da época e, obviamente, muito LEGO. A mobília tem um desenho tradicional e simples e as paredes estão cobertas de posters e desenhos. Uma
janela grande com um parapeito largo era também uma das características do meu quarto.

Razão:
Não houve nenhuma razão específica para este MOC a não ser o fato de querer variar um pouco as minhas construções e desviar-me do tradicional tema de Fantasia/Medieval.

Maiores dificuldades:
A maior dificuldade com que me deparei foi sem dúvida conseguir dar ao quarto um ar de desarrumado e desorganizado sem parecer caótico e irreal. Uma espécie de caos organizado. Para isso tive de ter em atenção pormenores como as cores utilizadas nos diferentes objetos, o seu posicionamento e o seu tamanho.

Pormenor a destacar:
Existem diversos pormenores que poderia destacar, mas na minha opinião pessoal, o micro Imperial Shuttle, o pote de flores pendurado na parede junto à janela em que uso o capuz da Minifigura colecionável do guerreiro egípcio e o Jack-in-the-box são os que prefiro. O uso de Modulex a imitar Lego System é também um pormenor interessante.

Alterações:
Não serão efetuadas quaisquer alterações.

Inspirações:
Como já foi referido, o meu próprio quarto foi a maior inspiração.

Nº peças/ peças raras/dimensões:
Julgo que terá cerca de 500 peças e ocupa uma baseplate de 32×32. As peças mais raras utilizadas nesta construção foram os 6 bricks de Modulex.

Votação para o MOC do Mês de maio de 2015

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para maio de 2015. Este mês foram apresentadas um total de 12 construções das quais apenas 9 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 9 nomeados são os seguintes:

 

Arte em Peças 2015 começa já este fim de semana!

O grande evento anual da Comunidade 0937 começa já este fim de semana. A 0937 reúne-se mais uma vez na vila nortenha de Paredes de Coura para mostrar ao público em geral o que sabe fazer. Além de vários displays habituais, irão haver novidades de vários géneros que com certeza irão impressionar o público com a sua qualidade.

Como sempre, entrada gratuita!

Mais informações no página do evento, no Fórum 0937 ou na página do Facebook do evento.

MOC do mês de abril de 2015: Morisledge Cottage

No mês de abril de 2015 a Comunidade 0937 volta a eleger um excelente trabalho de César Cesbrick Soares como MOC do Mês. Fiquem a saber mais sobre este trabalho no seguinte texto.

Descrição:
Este é mais um MOC para o Display de Floresta encantada e será inserido na aldeia que vai ficar situada junto ao BlueWater Castle. Consiste em mais uma casa, com um telhado curvo e onde predominam algumas cores vibrantes. Optei pelo lime green no landscape pois achei que combinava bem com o amarelo do telhado.

Razão:
Como já referi, esta é mais uma construção que será inserida num Display de Fantasia que está a ser trabalhado para o Arte em Peças do próximo mês de junho.

Maiores dificuldades:
Embora já tenha feito alguns telhados com curvas e com alguns efeitos menos vulgares, este foi particularmente difícil. Primeiro porque queria que a curva, de um dos lados,  fosse o mais suave possível mas que ao mesmo tempo fosse acentuada o suficiente para se notar. Do outro lado a curvatura tinha de ser em forma de gancho para acomodar um espaço para lenha. Conseguir estes objetivos fazer com que não houvesse grandes falhas ou espaços no telhado e ao mesmo tempo fosse robusto foi um desafio complicado

Pormenor a destacar:
O “compartimento” que o telhado forma para albergar lenha é o meu pormenor favorito. Destaco também o efeito de pedra gasta conseguido através da utilização de jumpers para conseguir o “off-set” da pedra. A extensão do telhado com o pequeno pátio por
baixo é também na minha opinião um pormenor engraçado.

Alterações:
Não serão efetuadas quaisquer alterações.

Inspirações:
Como de costume tirei inspiração de algumas imagens que encontrei na internet, nomeadamente na plataforma deviantart.

Nº peças/ peças raras/dimensões:
Julgo que terá cerca de 3000 peças e ocupa uma baseplate de 48×48. Não foram utilizadas peças particularmente raras nesta construção.

Votação para o MOC do Mês de abril de 2015

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para abril de 2015. Este mês foram apresentadas um total de 10 construções das quais apenas 4 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 4 nomeados são os seguintes:

 

Review do set 70413 – The Brick Bounty

Hugo.tx analisou o novo barco dos piratas que a LEGO lançou este ano. Podes ler toda a review neste tópico do Fórum 0937. Neste outro tópico do Forum 0937, podes aceder a outras reviews de conjuntos históricos da LEGO.

MOC do mês de março de 2015: BlueWater Castle

Para o MOC do mês de março de 2015 a Comunidade 0937 elegeu o colossal BlueWater Castle do CesBrick. Esta enorme construção foi erigida propositadamente para um novo display que irá ser revelado no próximo Arte em Peças. CesBrick revela mais um pouco deste MOC na seguinte entrevista:

Descrição:
Quando planeei fazer este castelo, quis que ele fosse diferente da grande maioria dos castelos que se encontram na comunidade AFOL, ou seja, que não tivesse uma estrutura militar ou tão defensiva. Assim, o BlueWater Castle consiste num castelo de alguém nobre ou importante, com muitas torres, salas e portas. É fechado e tem aproximadamente uma forma hexagonal, característica dos castelos de histórias de Fantasia.  Tem um portão principal, frontal, e uma porta secreta na torre redonda da parte traseira do castelo. O lado direito é ladeado por um rio que passa também junto à ponte de acesso ao castelo.
Razão:
Esta construção será inserida num display de Fantasia que está a ser trabalhado para o Arte em Peças do próximo mês de junho.
Maiores dificuldades:
Numa estrutura desta dimensão surgem imensas dificuldades, desde logo na própria conceção estrutural, que terá de ser modular para facilitar o transporte. Julgo que essa foi a maior dificuldade, uma vez que com as texturas e os ângulos pouco convencionais não foi nada fácil fazer com que tudo “encaixasse” o melhor possível. Todo o castelo é constituído por 10 paredes, 9 torres e mais de 10 módulos (na parte superior) em que tudo teve de ser pensado para que parecesse uma estrutura única e não a junção de várias partes.
Outra dificuldade foi o landscape, que para ficar condizente com o castelo teria de ser rico e com bastante textura. Optei por uma mistura de cores mais básicas, como o verde e o azul (no rio) com cores mais pastel, como o dark green e o dark Orange.
Ainda uma outra dificuldade considerável foi elevar toda a estrutura do castelo bem como o landscape para lhe conceber uma sensação de terreno irregular e com altos e baixos. Para tal foram utilizados bricks básicos de diversas cores que foram posteriormente cobertos com plates de várias tonalidades.
Pormenor a destacar:
Na minha opinião, a construção tem vários pormenores que destacaria, mas o meu favorito são as várias janelas redondas em algumas paredes. Não é fácil fazer janelas redondas em Lego e através da utilização de algumas técnicas de snot e de algumas peças especiais, como os cheese e o tubo flexível castanho, consegui atingir um resultado que me satisfez bastante.
Alterações:
O landscape irá sofrer algumas alterações na vegetação e provavelmente em alguma cores em alguns sítios específicos. O castelo não sofrerá qualquer alteração.
Inspirações:
Para além de centenas de fotografias de castelos que encontrei na internet, uma da maiores inspirações foi o castelo da Cinderella do Parque da Eurodisney, em Paris.
Nº peças/ peças raras/dimensões:
A minha estimativa aponta para cerca de 70000 peças no total. A construção ocupa 4×3 baseplates de 48×48. Não foram utilizadas peças particularmente raras, a não ser talvez os tubos flexíveis castanhos e as várias plates em dark green usadas no terreno.

Votação para o MOC do Mês de março de 2015

Está a decorrer a votação do MOC do Mês para março de 2015. Este mês foram apresentadas um total de 23 construções das quais apenas 15 foram nomeadas para a sondagem do melhor MOC do Mês. O tópico de votação pode ser visitado aqui.

Os 8 nomeados são os seguintes:

 

Page 1 of 6612345...102030...Last »