Onde comprar peças LEGO

No hobby desde cedo que qualquer AFOL necessita comprar peças avulso, seja para os coleccionistas que desejam substituir alguma peça inutilizada ou para os que gostam de construir construções originais e necessitam de aquelas peças para acabar um trabalho.

A solução mais natural, que foi única durante muitos anos, era a compra de conjuntos para aproveitar as peças. Mesmo actualmente por vezes utilizo essa solução quando a relação entre o número de peças que me interessa e o preço é satisfatória.

A LEGO durante anos disponibilizava alguns folhetos nos conjuntos com instruções de como comprar algumas peças. Actualmente esse folheto deixou de existir e foi substituído pelas compras através da Internet. Na loja on-line da LEGO facilmente se compra peça a peça (http://shop.lego.com/pab/) . A LEGO oferece outro método que é o próprio cliente criar a sua construção através do computador e depois comprar as peças necessárias (http://designbyme.lego.com/en-us/default.aspx). Está previsto que o novo jogo LEGO Universe tenha as mesmas potencialidades.

Mas o local de eleição dos AFOLs é mesmo o Bricklink (http://www.bricklink.com/). Gigantesco “centro comercial” on-line, possui neste momento 4162 lojas distribuídas por dezenas de países com mais de 100 milhões de itens (tanto peças como sets entre outro tipos de objectos ligados à marca LEGO). Em Portugal posso aconselhar a loja do Proença (http://www.bricklink.com/store.asp?p=ztp) onde já fiz várias compras.

Claro que na Internet também se pode recorrer a site de leilões genéricos. Sites como o eBay ou mesmo o português Miau são vulgarmente utilizados pelos fãs. Muitos dos lotes de peças encontrados nesses sites tem origem em “vendas de velharias”, feira da ladra e até mesmo em oportunidades que aparecem em jornais como o Ocasião. No entanto as soluções deste parágrafo tem um carácter demasiado aleatório para ser considerado aquando de compra de peças específicas.

Por norma nos grandes eventos da Comunidade 0937, por vezes até em pequenos encontros, estão presentes lojas que vendem peças a avulso, óptima oportunidade para encontrar aquela peça muito necessária.

A LEGO no último ano desenvolveu um programa há muito pedido pelos membros da 0937. Esse programa chama-se LUGBULK e dá acesso a compra de grandes quantidades de peças periodicamente (duas vezes por ano). Essas compras estão reservadas a membros das LUGs e possuem várias regras.

ps. Se alguns dos termos o confunde, utilize a Wiki 0937 para aprender vários factos sobre LEGO.


Publicado

em

, ,

por