MOC do Mês de março de 2014: Messerschmitt Bf 109

O MOC do Mês de março de 2014 é o avião ultra-realista criado pelo MReizinho. A apresentação do modelo encontra-se neste tópico, onde também pode ser encontradas as instruções. Segue-se o habitual artigo sobre o MOC.
Pequena descrição do MOC:
É um avião de caça monoposto Alemão, o Messerschmitt Bf 109, utilizado pela Luftwaffe durante a segunda guerra mundial
A razão deste MOC:
Começou com um kit da Airfix que misturava os kits tradicionais com LEGO. Alguma da montagem requerida são partes com studs que encaixam umas nas outras, não necessitando assim de cola. Tudo muito semelhante a LEGO. Lembrei-me de fazer o mesmo mas em LEGO. O ponto de partida foi o cockpit. Como tentar fazer algo com a mesma forma mas em LEGO?
Maiores dificuldades:
Obter o perfil e a forma correcta. Passei muito tempo a olhar para as peças e para as blueprints e fotos do avião. Foi feito e refeito muitas vezes até me dar por satisfeito. Mesmo assim o avião ainda devia ser mais comprido um ou dois bricks.
Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
A entrada de ar com o offset de meia plate por debaixo do motor. Era um pouco complicado, pois no espaço de 2 bricks de altura por 4 de largura tinha de ter studs para todas as direcções. Não tinha muito espaço de manobra. A solução foi encontrada em Paredes de Coura depois de muitas tentativas diferentes.
Farás alterações / melhoramentos?
Não. Já fiz o que queria fazer depois de ter apresentado o MOC: algumas modificações estruturais e aplicação de autocolantes de vinil. Está acabado.
Inspirações (se existem):
A inspiração foi essencialmente os kits antigos da Airfix e da Revell da minha adolescência. Também consultei muitas publicações e livros de história para o design do MOC e dos seus autocolantes. Foi recompensador ver o resultado final mas sinto que tira um pouco a liberdade tentar reproduzir fielmente um objecto real. Gosto muito mais da liberdade de assumir: isto é um brinquedo! se quiser que seja incoerente, não tenho nada que me impeça. É aquela velha questão das naves de LEGO com “buracos” por onde pode sair o ar… 😛

Publicado

em

,

por