MOC do mês de março de 2015: BlueWater Castle

Para o MOC do mês de março de 2015 a Comunidade 0937 elegeu o colossal BlueWater Castle do CesBrick. Esta enorme construção foi erigida propositadamente para um novo display que irá ser revelado no próximo Arte em Peças. CesBrick revela mais um pouco deste MOC na seguinte entrevista:

Descrição:
Quando planeei fazer este castelo, quis que ele fosse diferente da grande maioria dos castelos que se encontram na comunidade AFOL, ou seja, que não tivesse uma estrutura militar ou tão defensiva. Assim, o BlueWater Castle consiste num castelo de alguém nobre ou importante, com muitas torres, salas e portas. É fechado e tem aproximadamente uma forma hexagonal, característica dos castelos de histórias de Fantasia.  Tem um portão principal, frontal, e uma porta secreta na torre redonda da parte traseira do castelo. O lado direito é ladeado por um rio que passa também junto à ponte de acesso ao castelo.
Razão:
Esta construção será inserida num display de Fantasia que está a ser trabalhado para o Arte em Peças do próximo mês de junho.
Maiores dificuldades:
Numa estrutura desta dimensão surgem imensas dificuldades, desde logo na própria conceção estrutural, que terá de ser modular para facilitar o transporte. Julgo que essa foi a maior dificuldade, uma vez que com as texturas e os ângulos pouco convencionais não foi nada fácil fazer com que tudo “encaixasse” o melhor possível. Todo o castelo é constituído por 10 paredes, 9 torres e mais de 10 módulos (na parte superior) em que tudo teve de ser pensado para que parecesse uma estrutura única e não a junção de várias partes.
Outra dificuldade foi o landscape, que para ficar condizente com o castelo teria de ser rico e com bastante textura. Optei por uma mistura de cores mais básicas, como o verde e o azul (no rio) com cores mais pastel, como o dark green e o dark Orange.
Ainda uma outra dificuldade considerável foi elevar toda a estrutura do castelo bem como o landscape para lhe conceber uma sensação de terreno irregular e com altos e baixos. Para tal foram utilizados bricks básicos de diversas cores que foram posteriormente cobertos com plates de várias tonalidades.
Pormenor a destacar:
Na minha opinião, a construção tem vários pormenores que destacaria, mas o meu favorito são as várias janelas redondas em algumas paredes. Não é fácil fazer janelas redondas em Lego e através da utilização de algumas técnicas de snot e de algumas peças especiais, como os cheese e o tubo flexível castanho, consegui atingir um resultado que me satisfez bastante.
Alterações:
O landscape irá sofrer algumas alterações na vegetação e provavelmente em alguma cores em alguns sítios específicos. O castelo não sofrerá qualquer alteração.
Inspirações:
Para além de centenas de fotografias de castelos que encontrei na internet, uma da maiores inspirações foi o castelo da Cinderella do Parque da Eurodisney, em Paris.
Nº peças/ peças raras/dimensões:
A minha estimativa aponta para cerca de 70000 peças no total. A construção ocupa 4×3 baseplates de 48×48. Não foram utilizadas peças particularmente raras, a não ser talvez os tubos flexíveis castanhos e as várias plates em dark green usadas no terreno.


Publicado

em

,

por