image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8051 - Motorbike  (Lida 2489 vezes)

real_life

  • ...
  • **
  • Mensagens: 164
[Review] 8051 - Motorbike
« em: 05 de Abril de 2011, 05:14:23 »
Review do set 8051 - <Motorbike>


Referência: 8051
Nome: Motorbike
Tema: Technic
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 467
Preço LEGO®:  US availability/price  05 Aug 10 - now $39.99, UK availability/price 03 Jul 10 - now £35.99
Preço por peça: 7.707p / 8.563c
Dados de compra: Comprada na Toys'R'Us - 42€
Instruções: Modelo A - 1 livro, Modelo B - 1 livro
Autocolantes: Sim
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Modelo B - Chopper Motorcycle
Lista de peças: num dos livros, e aqui http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp?S=8051-1


 
Boas, na falta duma review para esta bela "maquete" ( >:D revolta  >:D ) decidi por as maos na massa e dar a minha opinião sobre este set...
Sendo o primeiro review... se tiver algo mal, avisem, ou alterem, e desculpem qualquer coisinha  ;D

Pah... Eu e os acentos não somos os melhores amigos, e este vosso verificador ortografico esta a dar uma de ingles... Logo que chegue a casa, trato da ortografia  ;)

As peças
9/10
Sendo o meu segundo set technic que compro desde que voltei a tomar o gosto pelos lego, foi no intuito de aumentar a minha colecção de peças, nomeadamente, suspensoes,  engrenagens e pistons (motores  :-DP love them )
Entre este, o 8041, o 8046 e o 8048... escolhi este pelo conteudo mais a vista.
As partes que mais me interessam neste set:
2 6542,
3 32270,
2 3648, adorei o facto de so serem necessarias no Modelo B
3 2850,
3 4185,
5 4019,
1 3649,
4 3743,
1 32269
1 731c04,
2 2909c03
2 88517 surprendenderam-me logo pelo tamanho
1 47844pb03 esta peça é a unica com desenho, provavelmente porque os stickers não colariam bem na superficie curva, mesmo não sendo apreciador de stickers, fica bem na mota


A construção
Quando olhei para o numero de peças que este set continha... nem me dei ao trabalho de as separar, como adoro puzzles, tudo misturado em duas caixas sem ser ao pormenor, peças grandes e eixos numa, conectores noutra, so as rodas ficaram de fora  ;D. Resultado: 3 horinhas nas calmas, construção bastante acessivel por acaso, apesar de haver situações em que se tenha de ter cuidado com os encaixes devido a estrutura diferente... habituado aos paralelipidedos (carros, camioes e afins) 
O modelo B aparenta ser um pouco fragil, com umas peças extra reenforcei ao meu gosto, sem comprometer o design.
A corrente é outro dos pontos fracos deste set, pelo numero de elos que no livro pede para por, deixa-a com muita folga, tentei tirar um a ver se resolvia, mas esticava muito, não funcionando... a minha solução passou por... Um esticador  ;D
7/10


O desenho
O melhor desta mota em ambos os modelos, olhando para os sets do passado... 8291 Dirt Bike e 8420 (este era-me desconhecido)
Gosto bastante do caracter despido deste modelo (apesar dos pistons a trabalhar não estarem a vista), e de ambos os modelos conterem um motor diferente (Modelo A - Em linha, Modelo B - Em V) o que é uma experiencia bastante enriquecedora (pelo menos para mim  ;D).
8/10


Jogabilidade
Mencionei acima o facto de a corrente apresentar bastante folga, ainda mais no modelo B, que sao duas correntes, o que ao fazer a mota andar, salta bastante, e por vezes prende (resolvido com esticador no modelo A) enquanto que no modelo B para além de o problema piorar, a mota é bastante fragil (a estrutura onde se situa o deposito esta muito solta) por isso para brincar, o modelo A sem alterações não apresenta problemas muito serios, agora com o modelo B esqueçam, mais vale porém numa estante, como eu fiz.
3/10


Conclusão
Mesmo não sendo apreciador de motas, o seu desenho é bastante apelativo, e a chopper fica bastante bem numa estante.
Ao construir o modelo A,. fiquei surpreendido por deixarem como extras duas 3648 que complementam o modelo B, o que gostei bastante que o modelo B não se restringa as peças que constituem o modelo A. Tal não aconteceu no modelo B do meu set anterior, o 8052.... Não sei se é regra geral, mas por este motivo, acho este set uma boa compra.
7/10


Mais imagens no Brickshelf


Algumas fotos que tirei:

Motor, desculpem la a desarumação  ;D


Mota, com a caixa de pilhas a servir de base, e motor M ligado a roda de tras (com a roda dentada maior, o motor ganha bastante velocidade, o que me deu bastante gosto em ver)

nesta imagem na zona da corrente, acrescentei duas peças, de maneira a esticar a corrente, que resolveu bastante o problema da folga.





O modelo B com minifigs para comparação de tamanho, o motor não funciona muito bem neste modelo, a caixa de pilhas não tem como se segurar como deve de ser, a peça que serve de esticador na corrente pequena, apesar de "desenrascar" não fica bem esteticamente. as pecas que compoem o banco desci-as um stud e troquei as cores numas peças so para por a meu gosto. 


Deixo aqui o link para o meu brickshelf, caso tenham interesse nos MOD's que fiz deste set.
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=468140

Abraços

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Review do set 8051 - Motorbike
« Responder #1 em: 09 de Abril de 2011, 11:07:46 »
Review interessante e bastante elucidativo!  :-)d

Já agora, não percebi essa do verificador ortográfico!!?

kurtSoares

  • ...
  • **
  • Mensagens: 127
    • Lego Technic Motorcycles
Re: [Review] 8051 - Motorbike
« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2011, 17:00:14 »
Parabéns "real_life" pelo review!  :-)d

Desculpem vir desenterrar este tópico, mas é um set que gosto bastante e há um ponto a meu ver fundamental que não foi dicutido e gostaria de dar a minha opinião.

Infelizmente o problema da corrente é usual nas motas da Lego Technic. A Lego podia propor um esticador, mas isso não me aborrece muito, o que me chateia é haverem tão poucos sets Technic de motas de grande escala. acho boa a solução que propões para o o modelo A, mas para o modelo B  :-X ...

Gostava de referir que o mais gostei logo quando vi as primeiras imagens deste set foi o motor. tanto do modelo A como do B. tal como dizes é porreiro serem diferentes, mas para mim não é isso. O melhor é mesmo a proporção do motor em relacção à mota!

Se formos ver, os motores de todos os outros modelos de motas da Lego Technic  (à excepção do 857-1: Motorbike with Sidecar) são soluções em V tipo moto-guzzi ou boxer porque "enchem" bem o espaço. estes motores são desenhos super semelhantes aos dos supercars e outros carros technic, que só nesta disposição ficariam bem em motas deste tamanho.

QQ das soluções de motor em V dos outros sets montado na posição modelo B ficaria rídiculo (pequeno e desproporcional).
O motor do modelo B é a primeiro motor em V da Lego (motas) que não é do tipo "moto-guzzi".

Ou seja, tanto no modelo A como no B a biela dos cilindros é mais comprida que em qq outra, isto levou a uma total reformulação do desenho do motor, e por isso é que acho que este modelo deu um salto em frente nas motas de Lego Technic!

Espero que em 2012 a Lego não falhe com uma nova mota Lego Technic.  :-)||

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: [Review] 8051 - Motorbike
« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2011, 18:28:26 »
Segundo os rumores de 2012... Technic não irá ter nenhuma mota.

As motas por muito engraçadas que sejam, nunca trazem muito de novo, infelizmente até.

Mas também o tipo de construção não permite a facilidade nem a mobilidade que os set´s "normais" de 4 rodas dão. Esta é a opinião de um tecnicista que aprecia muito motas, mas que prefere os veículos de 4 rodas, tanto na vida real como no Technic :)
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

kurtSoares

  • ...
  • **
  • Mensagens: 127
    • Lego Technic Motorcycles
Re: [Review] 8051 - Motorbike
« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2011, 00:21:19 »
Segundo os rumores de 2012... Technic não irá ter nenhuma mota.

As motas por muito engraçadas que sejam, nunca trazem muito de novo, infelizmente até.

Mas também o tipo de construção não permite a facilidade nem a mobilidade que os set´s "normais" de 4 rodas dão. Esta é a opinião de um tecnicista que aprecia muito motas, mas que prefere os veículos de 4 rodas, tanto na vida real como no Technic :)

Não trazem muito de novo?! Então a construcção destes motores com bielas compridas?!  :-\ ok... és capaz de ter razão, trazem pouco de novo... e concerteza que os carros vendem mais que as motas....

Pois... do que tb espreitei dos rumores para 2012, motas Technic.... nada  :'( Podiam fazer uma nova dirt bike com um motor mais parecido com os reais e que usualmente são usados neste tipo de motas, ou melhor, uma mota de Baja (tipo Dakar...). Ou uma nova Motorbike com sideCar... sei lá... mas para o ano... nada...

pxcastro

  • ..
  • *
  • Mensagens: 78
Re: [Review] 8051 - Motorbike
« Responder #5 em: 07 de Outubro de 2011, 12:50:30 »
Uma mota famosa como a Ducati, MV, VMax e outras tantas, de certeza que vendia bem. Mas para isso é preciso uma licença.
Já agora, quais são as novidades de 2012?

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: [Review] 8051 - Motorbike
« Responder #6 em: 07 de Outubro de 2011, 14:04:53 »
Uma mota famosa como a Ducati, MV, VMax e outras tantas, de certeza que vendia bem. Mas para isso é preciso uma licença.
Já agora, quais são as novidades de 2012?

Terás de procurar na blogosfera... se já não apagaram tudo.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"