image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] NRC02 - Urban Train  (Lida 4579 vezes)

Americo Verde

• ......
  • Old School. Gang member.
Re: [MOC] NRC02 - Urban Train
« Responder #15 em: 13 de Março de 2011, 23:34:53 »
Parabéns pelo trabalho, é digno para ser um símbolo da cidade 0937 e percorrer os seus carris para todo sempre.

Tendo a certeza que a pequena estrela brilha cada vez que vamos falar sobre este comboio, eu tenho uma proposta a fazer.
Pegando na ideia do Baixinho:

Este comboio deveria ser a partir de agora um dos comboios que percorre as cidades da Comunidade para sempre.

Como tenho a certeza que a pequena estrela vai andar sempre ao lado deste comboio e vai-nos acompanhar em todas as exposições, este passa a ser um símbolo da Comunidade 0937 em homenagem ao pequeno João.

Enquanto membro desta Comunidade, o orgulho é todo meu em ter este moc dedicado também a nós.

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

nuno2500

• Visitante
« Responder #16 em: 13 de Março de 2011, 23:50:54 »
Abraço, mecco.

Tito

• Moderador
« Responder #17 em: 14 de Março de 2011, 13:00:12 »
Este comboio deveria ser a partir de agora um dos comboios que percorre as cidades da Comunidade para sempre.

110% de apoio!
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #18 em: 14 de Março de 2011, 14:05:45 »

110% de apoio!
Completamente!

É um comboio com elevado valor, seja a nível de construção, imagem e estética, seja a nível sentimental, e podes ter a certeza que vai ser "acarinhado" por todos nós Nuno ;)
Nuno Ferreira

nuno2500

• Visitante
« Responder #19 em: 03 de Abril de 2011, 01:05:16 »
Já tem luzes pessoal...e 4 pares que acendem e apagam de acordo com o sentido do andamento...

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #20 em: 03 de Abril de 2011, 17:11:18 »
Já tem luzes pessoal...e 4 pares que acendem e apagam de acordo com o sentido do andamento...

Quer dizer que quando ele anda as vermelhas acendem na traseira e a branca na frente?

nuno2500

• Visitante
« Responder #21 em: 03 de Abril de 2011, 17:24:07 »

Quer dizer que quando ele anda as vermelhas acendem na traseira e a branca na frente?

Sim. Agora que terminei a montagem, verifico que o contacto com os carris e as passagens nos desvios, provocam pequenas correntes que fazem que os leds que deviam estar apagados acendam um bocadinhi. Já estou a tentar resolver. Funciona com diodos para que só acendam quando recebem a polaridade correcta. Assim que puder, actualizo. Se ficar a funcionar bem, mantenho (porque o efeito é lindo) senão coloco apenas branco num extremo e vermelho no outro. Vamos ver. Esta noite vou-me a ele...

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #22 em: 03 de Abril de 2011, 17:32:36 »

Sim. Agora que terminei a montagem, verifico que o contacto com os carris e as passagens nos desvios, provocam pequenas correntes que fazem que os leds que deviam estar apagados acendam um bocadinhi. Já estou a tentar resolver. Funciona com diodos para que só acendam quando recebem a polaridade correcta. Assim que puder, actualizo. Se ficar a funcionar bem, mantenho (porque o efeito é lindo) senão coloco apenas branco num extremo e vermelho no outro. Vamos ver. Esta noite vou-me a ele...
É pá, isso é mesmo porreiro. Várias dessas a andar num display escuro deve ficar mesmo fixe. Hummm, era fazermos como os italianos, que há uns anos desligavam as luzes todas na exposição a horas certas para se verem as luzes dos MOCs.

Pedro Pinto

• .....
  • Pedro ... ESQUECE ...
« Responder #23 em: 03 de Abril de 2011, 20:43:31 »
Excelente trabalho Nuno... recreação fantastica :-)d

nuno2500

• Visitante
« Responder #24 em: 03 de Abril de 2011, 23:18:27 »
Mais uma vez obrigado pelos comentários e opiniões.

Vamos lá então ao ponto da situação:

Neste momento abandonei temporariamente a funcionalidade de acender as luzes de acordo com o sentido da marcha. Tentei com vário diodos e com uma ponte rectificadora integrada mas o fenómeno acontece sempre.

Alguma corrente que devia ser bloqueada pelos diodos passa no sentido indesejado para os leds que deviam estar apagados. Assim com o comboio a nadar para um sentido, acenderiam as luzes brancas no sentido da marcha e as vermelhas na traseira em relação a esse sentido. Mas com o problema que descrevi as que deviam estar completamente apagadas vão dando uns tremeliques e fica tudo com um ar mal acabado.

Assim, neste momento montei uma ponte rectificadora e as luzes brancas acedem sempre do mesmo lado (sentido da marcha) e as vermelhas também. Apesar de mais simples, não tem falhas. Fica giro pois os leds de alto brilho dão baile aos PF.

Para melhor compreensão da parte electrónica deste post: CLICK e CLICK