image/svg+xml

Autor Tópico: [Fala com a LEGO] Perguntas para os LEGO Designers presentes no 2º Arte em Peças  (Lida 5337 vezes)

Tito

• Moderador
Este tópico destina-se a compilar uma lista de perguntas que queiram fazer aos LEGO Designers que vão estar no 2º Arte em Peças, no próximo mês de Junho em Paredes de Coura.

Se possível, coloquem as perguntas em português e inglês.

Na medida do possível, as respostas serão colocadas neste mesmo tópico.

Novas peças. Como é que os LDs podem adicionar novas peças ao sortido LEGO? Existem algum limite (tanto de nº como de preço da peça) por set, tema, etc? É necessário uma autorização? - lbaixinho

Há alguma directiva/orientação da LEGO para as construções serem ou não "studless"? - Monforte

Esta é uma questão que me é cara, no entanto não tem directamente a ver com os processos de criação. A questão é que existe uma separação divisão entre a divisão de educação da LEGO e a restante oferta da empresa.Pelo menos na optica do consumidor final.  Falo a nível de acessibilidade e de preço. Não faria sentido aproximar o tema Power Fuctions (enquanto oferta ao consumidor generalista) dos produtos oferecidos pela divisão de educação, quer através da oferta quer do preço? - Nuno2500

Quais os passos seguidos na concepção de uma linha licenciada? Normalmente o que acontece mais é a LEGO propor parcerias com as entidades que detêm a patente ou o contrário? - Hugosantos

Quantas séries de minifigs coleccionáveis se esperam produzir? Acham que o lançamento de colecções seguidas num espaço curto de tempo poderá saturar o mercado ou até ser incomportável para muitos dos clientes que as comprariam em outras circunstâncias. Por exemplo, caso fosse lançada uma colecção por semestre? - Hugosantos

A redução do tamanho das caixas dos sets irá com certeza agilizar a forma de transporte usada pela LEGO. Esta questão irá reflectir-se no preço final do set ou no PPP? Perguntava se compensariam a optimização sets por caixa numa maior quantidades de peças existente por set, atendendo aos preços praticados por nº de peças de cada set. - Hugosantos

Quando a LEGO baixa os preços?? - Nunofilipe72

Se afinal é possível produzir as peças gold do PotC, porque é que a LEGO não as colocou logo nas caixas? É que uma grande parte dos clientes não utiliza o serviço ao consumidor.. e portanto nunca terão as peças corretas. - LBaixinho

Por norma o PPP dos conjuntos licenciados são mais altos que os restantes conjuntos. A justificação tem sido tanto os custos do licenciamento como dos moldes/minifigs novos. No entanto o 8200 fica a mais de 20 cêntimos a peça, sensivelmente o dobro de outros sets licenciados. Tanto a licença como os moldes novos não me parecem uma justificação suficiente. As peças são utilizadas em outros conjuntos além de ser facilmente previsível que seja um sucesso de vendas. Há outra justificação ou é mesmo greed?

Para quando uma loja LEGO em Portugal? - mmp029

A Lego vai ter Tintin como tema licenciado? - Monforte

Há algum tipo de critério para a numeração dos sets? - Monforte

Gostava de perceber porque abandonaram o sistema de id de peça molde+cor. Era muito mais simples.
Fiz a pergunta a um técnico na fabrica, o gajo também disse que não percebeu a ideia e que o sistema antigo tinha muito mais lógica. - Ups

Talvez esta pergunta seja mais indicada para o Jan, mas de qualquer modo fica já aqui. Já li várias pessoas a queixarem-se que não receberam os brindes da promoção de 4 de maio. Não é um erro por parte da LEGO ter promovido algo que não conseguiu cumprir? Acontecerá o mesmo nas próximas promoções? - LBaixinho

Pelo que me lembro sempre ouvi que os personagens dos Collectible Minifigs Series seriam exclusivos. Mas então o que aconteceu com o 853195 - Brick Calendar?
Se afinal eu estava errado e nunca houve uma exclusividade, há possibilidade de outros minifigs aparecerem em sets? Tipo Spartan ou Elf? ;D - LBaixinho

Catapultas?
Há indicações expressas dadas aos designers para incluir obrigatoriamente em determinados sets catapultas, lança misseis e outros tipos de armas de arremesso?
Ou é mesmo por falta de tempo (vontade) para pensar noutras opções que aumentem a jogabilidade de um set? - rupi

Existe diferenças entre as peças produzidas na China e na Europa, nos minifigs isso é bem claro. Qual é a posição oficial da LEGO em relação a este problema (se é que consideram um problema)?
Quais as linhas/temas que recebem peças vindas da China? - LBaixinho
« Última modificação: 01 de Junho de 2011, 09:24:41 por LBaixinho »
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Perguntas para os LEGO Designers presentes no 2º Arte em Peças
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2011, 14:09:51 »
Novas peças. Como é que os LDs podem adicionar novas peças ao sortido LEGO? Existem algum limite (tanto de nº como de preço da peça) por set, tema, etc? É necessário uma autorização?

Monforte

• ....
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2011, 15:04:53 »
Há alguma directiva/orientação da LEGO para as construções serem ou não "studless"?

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2011, 15:16:20 »
Há alguma directiva/orientação da LEGO para as construções serem ou não "studless"?

Tenho suspeitas quanto à resposta :)
Mods e marcos, Pode-se já discutir isso?

marcosbessa

• ......
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
« Responder #4 em: 03 de Maio de 2011, 15:31:43 »

Guardem estes assuntos para o evento!  :D Aqui não dou respostas nenhumas.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #5 em: 03 de Maio de 2011, 15:47:55 »
Não estava a dizer que tu darias já a resposta. Seria o pessoal discutir respostas possíveis :)

marcosbessa

• ......
  • LEGO Senior Designer
« Responder #6 em: 03 de Maio de 2011, 15:53:03 »
Não estava a dizer que tu darias já a resposta. Seria o pessoal discutir respostas possíveis :)

Por mim podem fazê-lo... até acho que terá a sua piada para mim ler as vossas ideias....  :? Mas convém é manter-se algum tópico ou pelo menos o primeiro post com o apanhado das questões. Podes ir fazendo isso?

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #7 em: 03 de Maio de 2011, 16:07:34 »
Já comecei a fazê-lo.

marcosbessa

• ......
  • LEGO Senior Designer
« Responder #8 em: 03 de Maio de 2011, 16:14:44 »

nuno2500

• Visitante
« Responder #9 em: 03 de Maio de 2011, 16:50:54 »
Esta é uma questão que me é cara, no entanto não tem directamente a ver com os processos de criação. A questão é que existe uma separação divisão entre a divisão de educação da LEGO e a restante oferta da empresa.Pelo menos na optica do consumidor final.  Falo a nível de acessibilidade e de preço. Não faria sentido aproximar o tema Power Fuctions (enquanto oferta ao consumidor generalista) dos produtos oferecidos pela divisão de educação, quer através da oferta quer do preço?

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #10 em: 04 de Maio de 2011, 09:39:16 »

Suspeito que na maior parte dos temas a orientação seja que os studs estejam em lugar de relevo. É uma "imagem de marca" da LEGO e acho que a querem proteger.
Aliás, haver studs à mostra faz logo pensar em "jogo de construção", que afinal é o que a LEGO é.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #11 em: 04 de Maio de 2011, 12:06:31 »
Quais os passos seguidos na concepção de uma linha licenciada? Normalmente o que acontece mais é a LEGO propor parcerias com as entidades que detêm a patente ou o contrário?

Quantas séries de minifigs coleccionáveis se esperam produzir? Acham que o lançamento de colecções seguidas num espaço curto de tempo poderá saturar o mercado ou até ser incomportável para muitos dos clientes que as comprariam em outras circunstâncias. Por exemplo, caso fosse lançada uma colecção por semestre?

A redução do tamanho das caixas dos sets irá com certeza agilizar a forma de transporte usada pela LEGO. Esta questão irá reflectir-se no preço final do set ou no PPP? Perguntava se compensariam a optimização sets por caixa numa maior quantidades de peças existente por set, atendendo aos preços praticados por nº de peças de cada set.

Quando me lembrar de mais escrevo :)
This is Comunidade 0937!!!

nunofilipe72

• .....
« Responder #12 em: 04 de Maio de 2011, 12:10:39 »
Quando a LEGO baixa os preços??  >:D

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #13 em: 04 de Maio de 2011, 12:18:43 »
Quando a LEGO baixa os preços??  >:D

Não diria que iria baixar literalmente, mas por exemplo com o ganho no transporte em vez meterem 3 sets conseguiriam colocar 4 numa caixa. Assim num set de aproximadamente 1000 peças = 100 EUR poderiam meter mais peças, sei lá 10 a 30 peças, mantendo o preço habitual ou até outro tipo de promocionais, minifigs, posters, entre outros e ainda ficariam a ganhar. Ficaria descontente se a LEGO não reflectisse no produto final o ganho na optimização do transporte e o transformasse apenas em lucro (claro que tenho noção que teria de cobrir os custos operacionais inerentes à mudança do tamanho das caixas).
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #14 em: 20 de Maio de 2011, 13:27:16 »
Se afinal é possível produzir as peças gold do PotC, porque é que a LEGO não as colocou logo nas caixas?
É que uma grande parte dos clientes não utiliza o serviço ao consumidor.. e portanto nunca terão as peças corretas.