O NSC1 foi o primeiro veiculo lunar para uso particular a ser comercializado. Lançado em 3023, o NSC1 foi construído na base lunar da FIAT-S com o propósito de facilitar as deslocações individuais e de lazer dos colonos. De características e manutenção muito simples, não se trata de um verdadeiro rover lunar dado que está vocacionado para se deslocar em zonas em que o relevo já foi aplanado. Movido por 4 motores eléctricos instalados nos cubos das 4 rodas direccionais, o NSC1 era alimentado por 8 baterias de hidreto de tungsténio instaladas por baixo do veículo, a cada uma das quais correspondia uma unidade de controlo. O aquecimento das baterias durante a recarga, levou a que os modelos de produção como este tivessem instaladas grelhas laterais de dissipação de calor. Das oito baterias apenas 6 eram usadas para alimentar os motores, ficando duas como reserva, sendo recarregadas com energia da travagem. Isto constituia um problema pois a comutação para as baterias de reserva só podia ser feita nas unidades de controlo individuais, situadas 4 à frente e 4 atrás, o que obrigava o condutor a sair do veículo para activar as baterias de reserva. Hoje objecto de colecção, foi muito criticado por apresentar um design demasiado retro, semelhante aos primeiros veículos do século 20 mas a FIAT-S nunca se importou muito com isso, argumentando que o aspecto do carro se devia à sua simplicidade. Com uma autonomia de 500 milhas lunares, o NSC1 foi um sucesso de vendas.
Galeria do BS:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=473896




