image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8110 - Unimog U400  (Lida 9632 vezes)

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
[Review] 8110 - Unimog U400
« em: 17 de Junho de 2011, 14:24:44 »
Review do set 8110 - Unimog U400


Referência: 8110
Nome: Unimog U400
Tema: Technic
Ano de Edição: 2011
Número de Peças:
Preço LEGO®: desconhecido
Preço por peça: desconhecido
Instruções: 5 livros A4
Autocolantes: Sim
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Até ao momento, apenas troca de acessórios
Lista de peças: Sim, no ultimo livro


Vídeo



Vídeo 2

Depois de mostrar o primeiro, no Eurobricks manifestaram o desejo de saber como se comporta o guincho frontal numa rampa. A melhor resposta que encontrei foi gravar um segundo vídeo onde mostro o guincho em funcionamento numa rampa variável.

Link para o vídeo:



Mais imagens no Flickr do Tito

Mais imagens no Flickr da Comunidade 0937


Esta review será actualizada com novos dados assim que possível. Por agora fica o vídeo.
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 01:35:45 por Tito »
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2011, 16:46:48 »
 
As peças

9/10

AS novas peças vieram trazer um novo mundo de possibilidades para as construções do tema Technic.







Além da variedade de peças que o conjunto traz, destaco as novas peças que permitem uma jogabilidade enorme e uma robustez ao modelo que dá mesmo vontade de o colocar no meio da terra e brincar com ele.
É sem dúvida um dos melhores modelos que alguma vez montei e que algumas vez tive oportunidade de mexer no tema Technic.
A adição da nova cor (Cor-de-laranja tom normal,não brilhante) faz toda a diferença o que torna o modelo ainda mais interessante fugindo do padrão de cores que a LEGO tem utilizado nos últimos anos. É sem dúvida  mais uma das novidades que os Tecnicistas terão em conta na compra deste modelo.

AS novas peças que permitem fazer os eixos em forma de Portal, vieram ajudar em muito,não só pelo desenho mas também pela robustez e fiabilidade, utilizando também muitas menos peças.
Tenho curiosidade em saber o preço unitário destas novas peças e a que preço vão aparecer as primeiras no Bricklink, por exemplo.
Podem ver algumas imagens e outras formas de o fazer no modelo que o Pedro Agnelo desenhou e que também utilizei no meu Unimog 83.


Galeria do Unimog do Pedro Agnelo


É motivo de destaque aquilo que vou dizer. As rodas são mesmo enormes e a LEGO apesar de estar a trabalhar a alguns anos nas mesmas escalas, também conseguiu fugir a isso, aumentando assim a possibilidade de aparecerem mais set´s nesta escala, com mais potencialidades e mecanismo e quem sabe um UCS :)
Certamente que depois da saída destes novos pneus, aliados às novas peças, atrevo-me a dizer que teremos autênticos monstros a aparecer para as corridas de "Truck Trial", novos projectos Technic, e certamente novos MOC´s no tema da construção civil e maquinaria pesada muito em breve  ;D


A construção
9/10

A construção é extensa e algo complexa. Claro que seguindo todos os passos com atenção e com alguma prática montamos sem grandes dificuldades o set, visto que houve preocupação em colocar figuras explicativas nas instruções para que fosse dada atenção a alguns pormenores que poderiam passar ao lado.
Confesso que fui enganado na utilização dos diferenciais ( :facepalm: ), mesmo tendo lá a imagem a dizer para utilizar a versão antiga dos mesmos.
Não é uma construção para demorar 2 ou 3 horas, mas sim uma construção para nos levar à volta de 4 a 5 horas sem grandes paragens.
Montar todo o chassis do modelo requer alguma prática e tenho algumas dúvidas que uma pessoa que não esteja habituada a montar modelos Technic, monte sem problemas o modelo.
Penso que em alguns momentos terá algumas dificuldades em perceber como devem encaixar as peças, mas nada que com um pouco de atenção não ajude a perceber como funciona.

A parte mais demorada e complexa é mesmo o chassis, mas também a parte mais interessante do modelo, como é lógico. A suspensão do Unimog e a maneira como funciona vai fazer com que apareçam vários MOC´S ou MOD´S bem interessantes nos próximos tempos.

O mecanismo do braço, a Cabine e a caixa do Unimog, não tem nada de complicado mas são partes apetecíveis construídas a uma escala que não estamos habituados a ver nem a montar.

Apesar de ter havido algum cuidado nisso, acho que os tubos ficam algo apertados quando acoplamos o mecanismo do braço penumático ao chassis do Unimog. Pode ser só sensação minha, mas parecia-me que fazia muita força.
O Mecanismo eléctrico do braço pneumático funciona sem problemas e sem esforço como se pensava. Acrescentar aqui um tanque de ar  e um switch para parar o motor depois do tanque estar cheio será sem dúvida uma das alterações a fazer.

O desenho
10/10



O Desenho do Set está soberbo.
Penso que houve uma preocupação enorme em manter o set o mais idêntico possível aos modelos reais o que veio trazer mais interesse ao modelo. É um set que fica bem em qualquer mesa ou em qualquer estante. Qualquer amante de viaturas TT irá querer ter um.
Durante o evento, algumas pessoas referiram-se ao modelo dizendo mesmo que queriam ter um e que não se importavam nada de gastar algum dinheiro por ele.
É sem dúvida um set muito bonito e apelativo mesmo para as pessoas que não gostam de LEGO como os AFOL´S.

Na minha opinião, um dos set´s com melhor aparência que a LEGO lançou no tema Technic.

Jogabilidade
10/10

Quando acabamos de montar o set é mesmo um daqueles que nos apetece ficar ali a brincar e andar com ele de um lado para o outro. Este set com algumas alterações e adicionando os PF´s ficará um verdadeiro "monstro".
Penso que não serão necessárias grandes alterações ao modelo em si, mas serão necessárias pequenas alterações para podermos acoplar dois ou três motores para a direcção e tracção do veículo.

A direcção parece-me algo pesada, mas bastante fiável o que poderá ser uma vantagem neste modelo para o podermos motorizar. Quanto à tracção este modelo apresenta uma fluidez normal e que dá mesmo vontade de passarmos uns largos minutos a experimentar o modelo e imaginar como este será com um ou dois motores na tracção e colocá-lo no meio de um terreno "pesado" :)


Conclusão
10/10

Este set leva para mim a pontuação máxima por aquilo que conseguiu trazer nesta altura.
O set veio quebrar as escalas que apareciam até agora(1/20 e 1/17 aproximadamente), a introdução dos pneumáticos até porque se pensava que os Actuadores lineares vinham para os substituir,  a colocação de novas peças e sem dúvida um piscar de olhos às pessoas que gostam deste tipo de veículos.

Este set é um must have a todos os tecnicistas e claramente este set está muito direccionado aos AFOL´s e aos amantes do Truck Trial. Foi um piscar de olhos feito pela equipa TECHNIC ao pessoal que andava a pedir há muito tempo um modelo deste género.


É sem dúvida um set a ter e se possível em repetido ou triplicado :)
O dinheiro não abunda para ninguém, mas este set além de uma variedade apetecível de peças, traz novas peças que permitem trabalhar e explorar melhor temas que até agora, começavam a ficar algo limitados pelas peças que traziam.
O desenho e a jogabilidade que o Unimog traz estão extremamente bem representados neste set que a LEGO lança agora e que certamente servirá como uma viragem e uma nova aposta na equipa Technic da LEGO. Espero que continuem a trabalhar nesta direcção  ;D

Estou mortinho por lhe pôr as mãos em cima e poder fazer com ele o que me apetecer. Fiquem à espera de ver um "monstro" :)

Mais imagens no Flickr
Flickr da Comunidade 0937

Como podem ver... acho que não vale a pena dizer mais nada  ;D :


Neste review o Hugo Santos e o Marcos Bessa também podem passar algum feedback porque também deram uma preciosa ajuda na montagem do "monstro" :)
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2011, 14:27:38 »
Correm notícias no Eurobricks que o novo Unimog está à venda em lojas alemãs e que as novas peças do Unimog estarão à venda na LEGO Direct a partir de 2 de Julho.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

ePombo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2612
  • Up Side Down!
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2011, 14:50:42 »
Correm notícias no Eurobricks que o novo Unimog está à venda em lojas alemãs e que as novas peças do Unimog estarão à venda na LEGO Direct a partir de 2 de Julho.
Parece-me muuuuuito bem :) LEGO Direct implica ligar para eles certo?
Nuno Ferreira

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #4 em: 26 de Junho de 2011, 14:52:06 »
ou enviar email, normalmente também serve.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2011, 21:43:53 »
ou enviar email, normalmente também serve.

GOSTO!!!
This is Comunidade 0937!!!

kintas

  • ..
  • *
  • Mensagens: 98
  • Fan de LEGO
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2011, 23:52:36 »
Quanto é que acham que vai custar este monstro ???

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #7 em: 27 de Junho de 2011, 01:45:53 »
Já está a  €190 numa loja online!
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

ePombo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2612
  • Up Side Down!
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #8 em: 27 de Junho de 2011, 10:00:50 »
Já está a  €190 numa loja online!
Vejo-o à venda mas não na S@H... estou a ver mal?
Nuno Ferreira

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #9 em: 27 de Junho de 2011, 13:13:11 »
Estás a ver bem porque ainda não está à venda na shop!
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2011, 15:38:56 »
Na shop vai rondar os 180€ pelo que tenho ouvido.

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2011, 16:30:34 »
Na shop vai rondar os 180€ pelo que tenho ouvido.

Exactamente, o preço irá rondar os 180/190 euros. É caro, mas parece que justifica.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Monforte

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 851
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2011, 16:55:20 »
Na shop vai rondar os 180€ pelo que tenho ouvido.

Exactamente, o preço irá rondar os 180/190 euros. É caro, mas parece que justifica.

Parece é que não ficaste muito convencido.  :?

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #13 em: 27 de Junho de 2011, 17:06:42 »
Sobre a review!

É motivo de destaque aquilo que vou dizer. As rodas são mesmo enormes e a LEGO apesar de estar a trabalhar a alguns anos nas mesmas escalas, também conseguiu fugir a isso, aumentando assim a possibilidade de aparecerem mais set´s nesta escala, com mais potencialidades e mecanismo e quem sabe um UCS :)

Não percebi nada do que foi dito aqui!  ::)


Acho que também é importante realçar aqui as falhas.

Assim vi as rodas pela primeira vez fiquei muito triste por continuarem a apostar em jantes com Offset negativo. Em modelos pequenos (city e technic pequenos) eu compreendo a impossibilidade de ter jantes semelhantes à realidade mas no caso dos grandes modelos technic eu continuo sem compreender porque razão continuam a ter este problema.

Caso não tenham reparado o ângulo de viragem das rodas do 8110 fica situado a 5 studs do centro da roda, o que faz com que tenha uma direcção extremamente pesada e que o movimento do eixo tenha um grande curso chegando mesmo a bater no guarda-lamas. Claro que isto também afecta o ângulo de viragem como podem ver no final do vídeo que eu fiz.

Esta teria sido uma excelente oportunidade para lançarem o primeiro modelo mecanicamente bem feito com pequenas alterações nesta peça:

"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re: 8110 - Unimog U400
« Responder #14 em: 27 de Junho de 2011, 17:36:32 »
Na shop vai rondar os 180€ pelo que tenho ouvido.

Exactamente, o preço irá rondar os 180/190 euros. É caro, mas parece que justifica.

Parece é que não ficaste muito convencido.  :?

Embora não tenha grande experiência nesta área, pelas peças que tráz, sobretudo as novas e o facto de ser uma nova escala, acho que realmente conpensa...