image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Trial Quadro Truck  (Lida 1395 vezes)

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
[MOC] Trial Quadro Truck
« em: 21 de Outubro de 2011, 16:02:09 »
Depois de ter feito o 4x4 Recovery Truck abri os cordéis a bolsa e comprei o kit para controlo remote e um motor XL na S@H ,
ha e ainda ofereceram-me um artigo a escolha até 10 € porque ficaram sem jetpacks, e escolhi um motor M, motores nunca temos demais.

Então depois de ter feito 2 quadros diferentes e ter destruído duas gears consegui fazer algo com a qual estou minimamente satisfeito para o trial truck, no entanto isto é só uma antevisão não está completo, fiquei sem pins 4459 daí alguma peças da carroçaria ainda não estarem bem conectadas mas já os mandei vir e aproveitei para escolher outras peças para fazer de novo a carroçaria.

Por isso aqui fica a primeira versão.
 











Quando tiver mais tempo tentarei fazer um video para mostrar as suas capacidades.
E quando a encomenda chegar atacarei o projecto para a versão 2.


hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13233
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2011, 16:17:41 »
Tem um ar robusto! Para primeira apresentação não está nada mal, amarelo na cabine é o mais habitual porque é o que aparece mais em peças Technic.

A nível de suspensão parece também ter grande capacidade.

Ficamos a espera desse vídeo  :-)||

Bom trabalho!  :-)d
This is Comunidade 0937!!!

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2011, 16:36:28 »
Está com muito bom ar. Vejo aí uns autoblocantes nos diferenciais. Já testaste o seu funcionamento? Fiquei curioso, nunca encontrei uma solução satisfatória na prática .  Venha lá esse video.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13233
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2011, 16:40:26 »
Já agora o que função tem o actuador linear na zona da cabine?
This is Comunidade 0937!!!

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2011, 16:48:01 »
Já agora o que função tem o actuador linear na zona da cabine?


Penso que actua a direcção. Já o tentei fazer mas o espaço que roubava tornou isso impraticável. Com esta largura, isso já foi possível mas está bem concebida e escondida a solução.

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2011, 16:57:47 »
Já agora o que função tem o actuador linear na zona da cabine?


Penso que actua a direcção. Já o tentei fazer mas o espaço que roubava tornou isso impraticável. Com esta largura, isso já foi possível mas está bem concebida e escondida a solução.

Exactamente ele controla a direcção e é bastante robusto, aguenta com grandes pressões laterais e não é afectado pela fricção natural dos pneus. Eu tinha experimentado outros géneros mais comuns de sistemas de direcção mas este foi o mais eficaz. E era diferente, o diferente é sempre mais engraçado de construir.

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2011, 17:03:44 »
Está com muito bom ar. Vejo aí uns autoblocantes nos diferenciais. Já testaste o seu funcionamento? Fiquei curioso, nunca encontrei uma solução satisfatória na prática .  Venha lá esse video.

Fiz alguns testes, mas nunca os puxei ao máximo, não quero partir mais gears.. :facepalm: , no inicio tnha-os feito com duas gears de 24 tooth mas lembrei-me de dividir as rotações assim ao virar a roda exterior roda durante mais tempo sem activar os autoblocantes.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13233
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2011, 17:09:44 »
Já agora para quem não sabia bem o que é um "autoblocante" fica aqui a informação que me pareceu simples e sucinta para complementar o que se está aqui a falar relativo ao funcionamento diferencial+autoblocante.

Citar
O diferencial é o componente mecânico que distribui a potência vindo da caixa de velocidades pelos dois veios de transmissão (um ligado a cada roda). Contudo, o seu funcionamento só é perfeito se a aderência das rodas motrizes for ideal. Se uma das rodas patinar, o diferencial interpreta esse patinar como se a roda estivesse a percorrer uma distância ainda maior e logo fornece a essa roda ainda mais potência. O resultado final é que quando uma das rodas perde aderência, o diferencial funcionará ao contrário do que desejado, levando a que essa roda patine ainda mais. O autoblocante é um componente mecânico incorporado no diferencial que diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar. Ou seja, se uma das rodas motrizes começa a patinar, o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência. São exemplos de diferenciais autoblocantes os diferenciais Torsen e viscosos.

Fonte: autopedia
This is Comunidade 0937!!!

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: [MOC] Trial Quadro Truck
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2011, 18:20:59 »
Bom trabalho!

Quando fiz o meu primeiro veículo de trial (aquele que nunca chegou a ser apresentado) também fiz umas experiências com Limited Slip Differentials mas o slip era mesmo muito limitado e por vezes actuava em curvas apertadas o que dificultava o movimento. Acabei por mudar para bloqueio manual.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"