image/svg+xml

Autor Tópico: [MOD] 8081 motorização simples  (Lida 9416 vezes)

Tito

• Moderador
Re: [MOD] 8081 motorização simples
« Responder #30 em: 13 de Novembro de 2011, 20:32:42 »
É pena que isso tenha que sofrer alterações radicais...
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

nuno2500

• Visitante
« Responder #31 em: 13 de Novembro de 2011, 20:35:10 »
Entretanto já deu para ver pontos fracos aqui... gear da direcção da frente está sempre a saltar... já corrigi isso entretanto, tive de alterar o eixo...

Por acaso nunca me aconteceu.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #32 em: 13 de Novembro de 2011, 22:59:47 »
Talvez possa ser devido ao elástico que estou a usar ser mais forte, porque não tinha aqui elástico LEGO.

Parece-me um pouco que o set não está preparado a 100% para motorização, mas vai ser um bom desafio por este bicho a mexer em condições porque ele com tracção traseira apenas já tem força para subir umas coisas. Com tracção também à frente espera-se que fique mais versátil.

Aspectos que modifiquei:

Mudança do eixo da direcção com reforço de ligações e inserção de batente na frente do eixo para a gear da direcção não saltar fora
Motorização com Motor M, XL, caixa de pilhas versão nova, IR
Fixação do motor XL como o nuno2500 indicou
Reforço da fixação do motor M, IR e caixa de pilhas

Fecho manual para trancar as portas laterais
Elevação do para-choques inferior da frente 1 brick
This is Comunidade 0937!!!

nuno2500

• Visitante
« Responder #33 em: 13 de Novembro de 2011, 23:42:22 »
Talvez possa ser devido ao elástico que estou a usar ser mais forte, porque não tinha aqui elástico LEGO.

Estive a pensar no que poderia estar a acontecer com o teu e pode ser que o elástico esteja fixado de forma a puxar o axel da direcção para trás. O meu empurra-o ligeiramente para a frente e o axel até sai um ou dois mm para fora da gear que vai ao rack da direcção.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #34 em: 14 de Novembro de 2011, 00:03:23 »
Sim, isso acontecia, mas após ter ajustado várias vezes e ter acontecido o mesmo, mudei o eixo e troquei-o por dois axels unidos por um conector e à frente da gear meti uma bucha e resolvi o assunto.

Noto que a brecagem do carro não é grande coisa, é do elástico ou de usar knoob wheels que lhe dá mais folga? Meter o motor M directo no eixo da direcção poderá melhorar ou vai força a direcção?

Acho que em relação à brecagem passa um pouco por mudar a peça dentada que faz virar as rodas quando tiver a introduzir a tracção à frente, neste carro essa peça é muito curta 6574, talvez uma 87761 resolva.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #35 em: 15 de Novembro de 2011, 10:30:02 »
Aqui fica a minha motorização do 8081, muito simples, com retorno da direcção e (quase) sem alterar o modelo:

Vídeo aqui: CLICK

Para quem ainda não se tinha apercebido do vídeo criado pelo nuno2500 aqui fica. Também fiz um da minha motorização baseada na do nuno, mas ando as voltas com o formato do ficheiro de vídeo e não o consegui por aqui no fim de semana.

nuno2500

• Visitante
« Responder #36 em: 13 de Dezembro de 2011, 23:10:01 »

nuno2500

• Visitante