image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Auto-reverse  (Lida 1382 vezes)

nuno2500

  • Visitante
[MOC] Auto-reverse
« em: 03 de Janeiro de 2012, 14:01:40 »
Na sequência deste tópico, aqui ficam as fotos mais detalhadas da solução que encontrei. É funcional mas fiabilidade necessária para o uso que lhe queria dar, bem como o tamanho, levaram a abandonar este projecto em detrimento de outro, electro-mecânico, que será apresentado brevemente.

Video aqui:CLICK








Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2012, 14:09:29 »
Tu és grande! :)

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

chasplas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 509
  • Que as peças te acompanhen
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2012, 18:43:48 »
 :-DP

Tiven que ver o video 5 veces para entender o mecanismo, mas acho que ja esta. E simplemente genial !

De esta forma podese fazer um movemento de avance e retroceso sem negum tipo de control adicional

Acho que tenho todas a peças, se nao te importa vou tentar facelo.

Obrigado!

joaopedro

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 644
  • I love LEGO
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #3 em: 03 de Janeiro de 2012, 18:49:18 »
Obrigado... EXCELENTES fotografias.. Parabéns tanto pelo moc como pela qualidade das fotos. Vou tentar fazer este bicho.. Obrigado... És feito para isto.. Podes ir para a lego e fazer um gabinete de motorização e de ideias...  :?
...ou para oferecer ao miúdo que quer estar entretido com algumas peças de LEGO...nem quer saber.

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2012, 18:58:19 »
Obrigado pelas vossas palavras. Apesar de não ter utilizado esta solução por temer a sua fiabilidade, fiquei muito contente com o resultado. Quero lembrar, que como tantas vezes acontece, este trabalho é o resultado  das ideias e experiências de várias pessoas, como podem ver, relendo todo o tópico onde o desafio foi proposto (aqui) e consultando esta ideia (CLICK) do Sariel para uma caixa automática de duas velocidades.

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2012, 19:01:54 »
Uma dica para quer for construir ou desenvolver mais: Deixem folga entre as gears móveis e nada de dentes bem alinhados. O mecanismo precisa de alguma "liberdade"  ;)

ricavida

  • ..
  • *
  • Mensagens: 60
  • Renascido das Cinzas
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #6 em: 08 de Janeiro de 2012, 18:26:42 »
Este sistema é capaz de ser bom para usar num brinquedo feito em lego em que o resultado seja este

http://youtu.be/sfo0nEa0CQA

é só para deixar ficar uma ideia que pode dar que pensar...

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #7 em: 08 de Janeiro de 2012, 18:46:47 »
Este sistema é capaz de ser bom para usar num brinquedo feito em lego em que o resultado seja este

http://youtu.be/sfo0nEa0CQA

é só para deixar ficar uma ideia que pode dar que pensar...

O sistema usado nesses brinquedos é muitíssimo mais simples do que o mecanismo do Nuno.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #8 em: 08 de Janeiro de 2012, 19:10:51 »
Este sistema é capaz de ser bom para usar num brinquedo feito em lego em que o resultado seja este

http://youtu.be/sfo0nEa0CQA

é só para deixar ficar uma ideia que pode dar que pensar...

O sistema usado nesses brinquedos é muitíssimo mais simples do que o mecanismo do Nuno.
Não é para me gabar, mas é mesmo  ;)

ricavida

  • ..
  • *
  • Mensagens: 60
  • Renascido das Cinzas
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2012, 19:21:28 »
Acham?

Para mim não serve para muito mais que isso..., mas já agora gostava de ver criações funcionais...

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Auto-reverse
« Responder #10 em: 08 de Janeiro de 2012, 22:15:57 »
Acham?

Para mim não serve para muito mais que isso..., mas já agora gostava de ver criações funcionais...
Funcionais de quê Ricavida? Deste sistema? Tens que esperar  ;)  Está pronto e inserido num MOC. A versão final é electromecânica pois esta era muito grande e a fiabilidade punha em risco o objectivo do projecto - dar uma nova máquina ao Sr. Andrade pois ele trabalhou os dias inteiros no AeP I e II.