Autor Tópico: Peças... como errar repetidamente!  (Lida 4372 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Peças... como errar repetidamente!
« em: 18 de Agosto de 2006, 14:25:29 »
Há dias, adquiri um lote de peças directamente à LEGO. Tinha enviado uma listagem, que me foi confirmada, e depois procedi à encomenda telefonicamente.
Qual não foi o meu espanto, ao receber as peças, quando uma delas estava equivocada (era uma versão nova da peças, incompatível com a antiga), e a outra vinha numa cor indesejada (reddish brown em vez de vermelho).
O que fazer? Ligar e reclamar.
Problemas:
  • O número de telefone que vinha com a nota de encomenda estava errado; tive de recorrer ao número normal de atendimento.
  • O horário de atendimento estava também ele errado.
  • Como habitualmente, precisei duns dez telefonemas para conseguir finalmente falar com alguém.
Como não estava a conseguir a ligação, mandei um e-mail, a explicar que as peças tinham vindo equivocadas: a em vez de A, b em vez de B. Simples.

Entretanto, num golpe de sorte, lá consegui ligação. Expliquei à menina o problema (ela foi super atenciosa: que a LEGO tenha os seus quês, pelo menos o atendimento é seis estrelas!), e ela lá me respondeu que as peças que eu tinha pedido já não se fabricavam (e a referência antiga tinha sido atribuída à versão nova, um erro quanto a mim crasso) ou pura e simplesmente tinha havido uma confusão nas cores (a segunda peça não havia em vermelho, e por isso veio em REDdish brown).

Ok, paciência.

O que eu não podia era imaginar que hoje me ia chegar a casa um novo envelope: novamente a primeira peça, novamente na versão errada (e agora já tenho DEZASSEIS destas!), e a segunda peça, desta vez em... laranja!
Terá sido consequência do e-mail? Eu até me tinha esquecido, pensei que ficasse anulado com o telefonema.

:)

Há confusões engraçadas, cuja resolução realmente não é fácil... eu arrisco mesmo dizer impossível!

Alguém mais tem histórias de confusões deste género? Não posso dizer que tenha ficado muito chateado com o que se passou, só perdi foi um bocado da confiança que tinha no sistema de inventariação interno da LEGO  :P

Pedro

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Peças... como errar repetidamente!
« Responder #1 em: 18 de Agosto de 2006, 23:40:04 »
Boas

Só encomendei três vezes e em todas as peças vieram direitinho. Talvez pq eram todas relativamente básicas e fáceis de identificar.

Claro que as coisas vão melhorar gradualmente com a identificação das peças no final dos livros de instruções. Pena ainda não haver nenhuma tabela de conversão "Sistema Peeron" -> "Sistema LEGO".

LBaixinho

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #2 em: 19 de Agosto de 2006, 01:33:41 »
Suponho que a conversão não saia assim tão simples: os códigos LEGO incluem a cor da peça, e não seguem um formato coerente (por exemplo, algumas peças têm 4 dígitos iguais ao peeron mais dois de cor, outras peças têm 5 dígitos diferentes do peeron, outras ainda têm códigos de cor "inesperados").
Já tentei uma conversão destas peças - mas é demasiado exaustivo para uma só pessoa!

Pedro
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 08:31:28 por El_gordo »

tânia

• Fundador
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 19 de Agosto de 2006, 11:06:35 »
Tenho a impressão (pelas recentes mudanças) que a LEGO está a estudar; de uma forma quiçá um pouco aleatória; a solução mais eficaz para catalogar as suas peças.
Com a introdução do novo sistema de encomenda de peças é natural que todo o processo caminhe para uma solução satisfatória.
Só acho estranho que não tenham estudado tudo antes de arrancar..acredito que a comunidade AFOL tenha feito muita pressão para o início desta nova forma de acesso a peças e que a LEGO tenha decidido experimentar ao mesmo tempo que procura o melhor resultado.
a ver vamos... ;)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2006, 14:01:35 por El_gordo »
tânia
boas construções!