Confirmo essa questão.
Isto deve-se de facto à largura reduzida das escadas que eram construídas condicionadas pelas larguras de fachada das casas antigas, que normalmente só tinham duas frentes (a de ligação à rua e a das traseiras para zona de logradouro ou miolo dos quarteirões).
Antigamente o nível económico das famílias fazia-se notar pela largura de fachada que as casas onde habitavam possuíam, logo a maioria das edificações eram feitas com áreas de implantação pequenas, mas com grandes alturas. O preço dos terrenos era cotado sobretudo pela largura de frente de rua.
Relembro que a maioria dos prédios a que me refiro tinham utilização mista com serviços no R/C e Habitação nos pisos superiores estando a entrada para as casas condicionada logo à partida.
No Porto essas larguras nas zonas antigas são sobretudo de 6 e 9 metros (normalmente múltiplos de 3) sendo a profundidade dos terrenos enorme, tendo ainda zonas de logradouro (jardim) bem generoso nas suas traseiras. Para terem noção há lotes no centro do Porto em que o prédio tem 6 metros de frente e 24 de profundidade e esta mesma área em logradouro nas suas traseiras, ou seja, lotes com 6 metros de largura de frente e quase 50 ou mais de comprimento.
Voltando ao assunto inicial.
Nestas casas antigas pode observar-se que na base da platibanda (normalmente em alvenaria de pedra resistente) estão cravadas argolas/anéis em ferro para que fossem elevados os mais variados materiais, utilizando cordas. Estes "apetrechos" eram úteis não só durante a fase de acabamentos (cerâmicos, argamassas, entre outros), mas também na fase "pós-venda" quando as pessoas pretendiam içar os seus móveis ou outros objectos de grande volume para os andares superiores das suas casas.
Engraçado é que este problema ocorria mesmo nas casas mais nobres onde as escadas até eram ligeiramente mais largas e os móveis até passavam nas entradas, mas depois não se conseguia dar a volta com esses objectos nos patamares, quando estes existiam.
Não consegui encontrar nenhuma fotografia esclarecedora, mas logo posso colocar aqui um exemplo se assim o desejarem.