image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] All In The Bag - Rov  (Lida 3497 vezes)

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
[MOC] All In The Bag - Rov
« em: 03 de Julho de 2012, 12:05:32 »
Boas, venho apresentar mais um moc, este foi inspirado no submarino e nos carros de choque que estavam na aep3.
Consiste num ROV em que a única particularidade é que os componentes power functions estão todos dentro de um único saco hermético incluindo os motores. Não sei se já foi feito algo do género mas lembrei-me dessa ideia e tive que a construir.
Tecnicamente a rotação dos motores é transferida para as helices através de uns íman´s numa estrutura triangular. fiz a ligação com 3 ímans pode ser feita com mais ou com menos.  Esta ligação tb pode ser usada como um "clutch" com força variável consoante a aproximação e a quantidade de íman´s utilizados.

Fica a nota que falta um motor e um receptor, mas considerei um moc e não um wip porque não estou perto de adquerir estes elementos por enquanto e a funcionalidade está toda ai e o lugar para estes elementos tb estão já preparados.

Espero que gostem.

Brevemente irei fazer um video com o teste em água, por agora ficam umas imagens e um video de apresentação.





Video: http://www.youtube.com/watch?v=pZ64E7b_B7Q

Mais fotos: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=506934
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 12:12:46 por alexis »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2012, 12:29:50 »
Ideia muito interessante de passar a rotação através do saco utilizando imans. Já agora, funciona bem?
Pelo que percebi no vídeo mostras as hélices em funcionamento, numa altura que não tens a parte central envolta num saco. O que me "assusta" é o saco dobrar na zona da rotação e entalar os imans.

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2012, 12:37:31 »
Funciona na perfeição, realmente só quando editei o video é que reparei que não filmei com o saco mas testei isso tb. só falta mesmo o teste em água. Em relação ao saco enrolar-se nas hélices tb tive esse receio mas sendo o saco é bastante rígido ele fica perfeitamente liso nos lados onde estão os íman´s e como disse funciona perfeitamente, a pressão da aguá nessas partes é a única coisa da qual ainda tenho um certo receio mas penso que funcionara bem.


Vão ter que esperar que enche a banheira.... ;)

joaopedro

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 644
  • I love LEGO
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2012, 12:57:19 »
Está espectacular. Tenho andado a pensar em fazer um submarino e talvez tente utilizar a tua ideia se permitires.
Adorei a espectacular ideia que tiveste e está super   :-DP.
Agora, espero pelo vídeo.
Outra coisa a apresentação está 5*
...ou para oferecer ao miúdo que quer estar entretido com algumas peças de LEGO...nem quer saber.

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2012, 14:06:12 »

Não tenho patente sobre a ideia...  :D , e o objectivo da comunidade é partilharmos ideias e se usares uma d´algum moc meu só tenho a ficar orgulhoso porque fiz algo interessante não só para mim mas aos olhos dos outros tb.

Também podem adoptar a ideia para barcos, eu pessoalmente pensei nisso mas só tenho este casco bfloat2c01pb02 e é demasiado pequeno para tantos elementos.
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 14:09:38 por alexis »

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2012, 14:14:42 »
Ideia muito interessante de passar a rotação através do saco utilizando imans. Já agora, funciona bem?
Pelo que percebi no vídeo mostras as hélices em funcionamento, numa altura que não tens a parte central envolta num saco. O que me "assusta" é o saco dobrar na zona da rotação e entalar os imans.


Esqueci-me de referir que existe um espaço entre os conjuntos de íman´s de aproximadamente 1,5 cm que deixa muito espaço de manobra para o saco.

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2012, 14:39:08 »
Não sei o que está melhor, se a apresentação ou se a ideia. Parabéns.  :-)d

Também se nota uma construção muito cuidada. Agora é meter isso na água  :)
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2012, 15:18:23 »
Bom ta visto que logo a noite em vez do habitual duche vou ter que aproveitar e tomar um banho (depois de testar o rov claro) é que não tenho acesso a nenhuma piscina aqui na redondeza e penso que nas piscinas municipais não iriam achar muita piada.  :-\

mmp029

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 978
  • mmp029 = Sérgio :)
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #8 em: 03 de Julho de 2012, 15:28:13 »
Estou incrivelmente surpreendido :o :o :o!!!

Grande MOC, Grande apresentação, vídeo muito bom, apenas falta o "banho"!!!

Fora as partes técnicas, que eu não entendo, a ideia dos ímanes :o :o :o e adorei o pormenor como a "tampa" abre!!!


Parabéns Alexis, tiro o chapéu ao teu fabuloso trabalho!!!

« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 15:47:38 por ePombo »

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2012, 18:02:08 »
Mais umas fotos sem tratamento:

   

   

 

chasplas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 509
  • Que as peças te acompanhen
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #10 em: 03 de Julho de 2012, 21:13:30 »
Parabens!  :-)d Muito interesante!   8)

Fico curioso pelo funcionamento das helices, atraves da bolsa. ¿Ja fixestes algum teste? ¿Se transmite bem o binario do motor as helices?

É contente por ter mais um technicista con grandes ideias  :-)d

Ricky Silva

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2950
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #11 em: 03 de Julho de 2012, 22:11:30 »
Parabéns pá! Está muito porreiro, a ideia realmente é muito interessante.
Agora quero vê-lo na água  :-)d

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #12 em: 03 de Julho de 2012, 22:33:02 »
Já testei em aguá, e aqui fica um resumo:


- Hermeticidade 10/10


perfeita, nem uma gota de aguá, nada mais fácil que fechar um saco (ou 2, sim porque eu pus dois só para prevenir, só tenho um conjunto pf e não quero abdicar dele já... :-\


- Transferência de rotação 10/10


Funciona as mil maravilhas, o único cuidado que verifiquei é ter em atenção em pôr os polos idênticos em cada triangulo ( não existir polos alternados no mesmo triangulo), de resto se for bem construído a rotação é perfeitamente sincronizada isto na velocidade do motor M, velocidades maiores ainda não testei.O torque é perfeitamente aceitável no que toca a resistência em relação a aguá.


- Equilíbrio e Peso 5/10


A bolsa de ar criada pelo saco tem muita flutuabilidade, não deixando o veiculo afundar por completo, assim vou ter que enchê-la com lego o máximo que conseguir tanto para acrescentar peso como para reduzir o volume de ar que ela cria, o equilíbrio tb tem de ser modificado, a frente do rov é demasiado leve, mas vou esperar que venha o motor e o receptor que estão em falta para nivelar o rov.


- Propulsão 5/10


Estou a usar 4617 e não tem força nenhuma, fartam-se de rodar e o rov mal mexe, ainda troquei algumas pelas 6041, que tb tenho aqui em stock, e melhorou, acho que vou troca-las todas.
Quem tiver 2952 penso que seja melhor em termos de propulsão.




Conlusão:


O sistema é perfeitamente viável, no caso do meu moc ele precisa de alguns ajustes e investimentos mas em geral a ideia principal funciona o resto precisa de mais umas horas.
Encorajo-vos a tb fazerem testes e a construir melhores versões, mais aerodinâmicas.


Amanha ponho o vídeo dos primeiros testes.



« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 22:43:35 por alexis »

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #13 em: 03 de Julho de 2012, 23:05:13 »
 :-)d Gravaste algum vídeo?

Sem dúvida que as 2952, quando usadas aos pares, são as melhores. Uso 4 dessas no meu barco e ele navega muito bem.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] All In The Bag - Rov
« Responder #14 em: 04 de Julho de 2012, 10:05:28 »

Primeiro teste, desculpem ficou um pouco desfocado a primeira parte.

http://www.youtube.com/watch?v=blNdg6RexaU


e agora vou deixar este projeto em stand by, não posso encher a banheira sempre que quero fazer testes  :facepalm: .
Tentem explorar mais a ideia, alguém que tenha uma piscina sempre a mão de preferência .