image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 9474 - The Battle of Helm's Deep  (Lida 908 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 9474 - The Battle of Helm's Deep
« em: 24 de Agosto de 2012, 14:51:03 »
Review do set 9474 - The Battle of Helm’s Deep


Referência: 9474
Nome: The Battle of Helm’s Deep
Tema: The Lord of the Rings
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 1368
Preço LEGO®: €154,99
Preço por peça: 11,3 cêntimos
Dados de compra: Amazon, Agosto de 2012
Instruções: Sim, 4 livros (+-) A4 com 64, 44, 52 e 48 páginas
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 8 mais um cavalo
Modelos alternativos: Não, mas tanto as instruções como a caixa sugerem a utilização conjunta com o 9471.
Lista de peças: Sim, no fim das instruções


As peças
10/10

Para já este é o conjunto deste tema com o PPPwiki mais baixo. Apesar de ser um castelo com algum tamanho (mas mais pequeno do que eu estava à espera), a verdade é que utiliza relativamente poucos paineis (10 60808 e 4 87421) e muita peça básica para a elevação das muralhas. Aponto como peças interessantes, principalmente pela quantidade disponível, as 21  54200 em Dark-Green, as 40 98283, as 33 85984, as 36 87620 em Light-Bley e as 24 3069b em Sand-Green.
Os acessórios de minifig são muito interessantes, desde o armamento dos Uruks-Hai (onde destaco as espadas e capacetes) ao armamento utilizado pelos defensores que possuem uma pequena reserva extra no salão nobre do castelo.
A quantidade apreciável de minifigs é uma mais valia do conjunto.. apesar de mesmo assim parecerem poucos para quem viu o filme e para a cena representada. No entanto a qualidade das impressões tanto nos próprios minifigs como nos acessórios é ilustrativa da própria riqueza dos filmes e livros. Pessoalmente estou mesmo perto de considerar que a minifigura do Rei Théoden é a mais bonita da série e quiçá do todos os minifigs LEGO que conheço.
De notar que no meio das peças é incluído um dos novos Brick Separator em laranja.

King Théoden by lbaixinho, on Flickr

A construção
9/10

A construção está dividida em 9 saquetas sendo a maior parte delas não são completamente independentes. Apenas as duas últimas, que constituem o salão nobre, é que podem ser consideradas completamente separadas do resto do conjunto. A construção apesar de simples e utilizar poucas técnicas avançadas (apenas algum SNOT e paredes curvas com recurso às 2429c01 e 3830c01) é muito interessante porque utiliza muitas peças, sendo algumas com um “ar” de aleatório para efeitos estéticos, e apenas uma das fases é que poderá ser considerada “repetida” (a segunda parte da muralha curva que é praticamente um espelho da outra).
Um ponto que achei interessante foi a divisão dos minifigs por algumas das saquetas, quase que servindo com um parênteses na construção do castelo

O desenho
9/10

Acho-o mais pequeno do que estava à espera, tem alguns erros de proporção, a saída do curso de água está demasiado perto do portão.. mas no entanto considero que o conjunto está muito bem concebido, visto que o castelo de Hornburg é facilmente reconhecível e possui as principais características vistas no filme. Assim os os miúdos podem simular as aventuras ocorridas no local. Apesar de uma construção relativamente simples (e bem resistente, exceptuando uma zona que é abordada mais à frente), existem alguns pormenores que engrandecem a construção dos quais destaco o esquema de cores utilizado, a inclusão de portões construídos por peças simples em detrimento dos portões de peças específicas, as slopes nas ameias, a possibilidade de explodir parte da muralha, a entrada curva para o portão, as guarnições em madeira por cima do portão com a possibilidade de deixar cair “pedras”, a porta lateral do castelo e o interior mais ou menos detalhado do salão.
Como pontos negativos aponto que a zona da muralha acima do curso de água é demasiado frágil quando utilizada para colocar os minifigs, claro que isto é compreensivo para o gadget da muralha ser destruída. Aponto também como um ponto fraco a parte interior das muralhas curvas que são feias por causa da utilização de painéis 1x2x2 e 1x2x3 com que faz que a muralha tenha em alguns locais 2 studs de espessura sem qualquer cuidado estético.
Poderia salientar o fato de apenas ter 8 minifigs, mas já se sabe que isso iria influir no preço final (na verdade, os AFOLs sabem.. mas na realidade as crianças não tem que o saber). Isso é um pouco colmatado com a possibilidade de por apenas 8 contos podermos adicionar o 9471 com mais 6 minifiguras.
Interessante também alguns pormenores: a única maneira de subir à muralha é apenas pela escada dos invasores; o bocal da “corneta” estar ao nível do anão Gimli e não dos humanos por quem aquela fortaleza foi construída; e a principal cena do salão é quando o Rei Théoden é equipado para a investida, mas não há um único minifig além do rei para fazer a cena :)

Jogabilidade
8/10

Apesar de estar lá praticamente tudo que pode ser lembrado do filme, acho que a falta de grande quantidade de minifigs influí muito na qualidade da jogabilidade apresentada pelo conjunto. Claro que ter a muralha que “explode”, ter a mini-catapulta para lançar o Gimli contra o bando de Uruks-Hai que estão junto ao portão (no filme o anão é lançado pelo Aragorn e não por uma mini-catapulta..), a presença da escada de invasão, a mini-catapulta, uma boa coleção de armas e uma estrutura relativamente fiel ao filme faz com que a jogabilidade tenha bastantes pontos fortes.. mas mesmo assim um pouco despedida de personagens para uma grande representação da batalha de Hornburg (ou como batizada pela LEGO, batalha de Helm’s Deep).


Conclusão
9/10

É um grande conjunto que traduz perfeitamente a batalha para o mundo LEGO de forma compreensível. Apesar do número reduzido de minifigs, estes são de uma qualidade surpreendente. O preço é o esperado dentro dos temas licenciados. É o conjunto principal da primeira série do LEGO The Lord of the Rings e de certeza que será lembrado por isso durante muito tempo.

Mais imagens no Flickr

Pequeno vídeo: http://www.flickr.com/photos/lbaixinho/7850981472/in/photostream
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 15:19:18 por LBaixinho »