image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17  (Lida 1962 vezes)

nuno2500

  • Visitante
Aqui fica a minha participação na categoria veículos (91 peças). Peço desculpa pelo tamanho do texto mas não podia deixar de ser. Espero que gostem.

Lançada a 26 de Julho de 1971, a missão Apollo 15 (Scott, Irwin e Worden) foi a primeira das três missões Apollo que utilizaram o Lunar Roving Vehicle (LRV). Construído com o propósito alargar a área de exploração em torno do módulo lunar, o LRV constituiu talvez o último grande desafio técnico das missões Apollo. Van Braun, referiu-se à necessidade de um veículo lunar em 1964. Em 1969 foi anunciada a constituição de uma equipa destinada a construir o LRV e em 1970 a Boeing iniciou a construção do veículo. O LRV teve à partida duas grandes condicionantes: o peso e o seu volume. O peso era um factor importantíssimo no módulo lunar pois cada quilo a mais aumentava o consumo do precioso combustível necessário quer à alunagem quer à descolagem da lua. Para que isto se entenda plenamente, há que lembrar que quando a Apollo 11 alunou, tinha apenas combustível para mais alguns segundos! O volume era outra condicionante pois era necessário colocar o LRV no já existente e testado módulo lunar. Numa época em que a ciência era “feita à mão” a solução encontrada para enfiar o LRV num pequeno canto livre do módulo lunar foi criar um veículo desdobrável que viajaria até à lua meio enrolado e que após a alunagem seria desdobrado pelos astronautas e colocado em funcionamento. Várias soluções foram testadas para as rodas recaindo a opção final em rodas tecidas numa teia de cordas de piano zincadas, fornecendo assim, amortecimento e tracção na fina poeira lunar. Duas baterias de 36v alimentavam os quatro motores instalados nos cubos das quatro rodas, que eram todas direccionais (o que se mostrou uma mais valia pois houve uma missão onde apenas um dos eixo funcionou ao nível da direcção). Esta solução também eliminou a necessidade de uma transmissão mecânica. O controlo do LRV era feito através de uma consola central e de uma manete em forma de T. O equipamento incluía cameras de filmar e TV, uma polaroid, assentos dobráveis de tiras de nylon, estojo de ferramentas e espaço para recolher amostras. O Lunar Roving Vehicle foi um dos muitos feitos alcançados pelos milhares de pessoas que participaram numa das maiores e mais corajosas aventuras da espécie humana – os projectos Mercury, Gemini e Apollo.



Video da "desdobragem": CLICK







« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, 00:39:21 por nuno2500 »

dcanotilho

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1014
  • O Carrasco de Dead Gulch
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2012, 00:38:12 »
 :-DP :-DP :-DP :-DP :o :o :o :o

Meu deus :O ta brutal.... o detalhe...
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche

nunofilipe72

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1343
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2012, 14:06:50 »
Eu sabia que havia de vir aí um grande trabalho  ... mas conseguiste surpreender !!  :-)d
Mais uma prova de que és o melhor construtor destas bandas !!

...e já agora ... a Susana sabe que gastaste a farinha dela a fazer a lua ??  ;D


LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #3 em: 07 de Novembro de 2012, 14:21:58 »
Parabéns, Nuno. Está um Rover muito bem conseguido e com um detalhe excepcional para a escala utilizada!  :-)d

Pedro Pinto

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1193
  • Pedro ... ESQUECE ...
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2012, 15:06:00 »
Esta sem duvida espectacular, excelente imaginação, os pormenores estão fantásticos, parabéns.

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #5 em: 07 de Novembro de 2012, 15:57:26 »
Peço perdão aos entendidos na matéria lunar mas o que eu gostei mais foi mesmo destas fantásticas fotografias! Parabéns, Nuno!!!

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9372
  • My avatar is back!
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2012, 16:08:56 »
Não gostei da farinha! Toda a gente sabe que a lua é feita de queijo!  ;)

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #7 em: 07 de Novembro de 2012, 16:10:54 »
Não gostei da farinha! Toda a gente sabe que a lua é feita de queijo!  ;)

É de queijo ralado, pá!  >:D

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #8 em: 07 de Novembro de 2012, 16:22:20 »
Obrigado pessoal. A farinha já voltou para dentro do frasco. A Susana nem deu por isso  :? (é para cozer por isso fica desinfectada).
Confesso que a minha admiração pelos programas Mercury, Gemini e Apollo não me permitem avaliar esta construção de forma isenta mas fico contente que tenham gostado.

nunofilipe72

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1343
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #9 em: 07 de Novembro de 2012, 16:28:12 »
Confesso que a minha admiração pelos programas Mercury, Gemini e Apollo não me permitem avaliar esta construção de forma isenta (...)

Um pouco de modéstia fica sempre bem  ;D ... mas podes te babar à vontade...ficou um bom trabalho (não espero outra coisa de ti) e boas fotos  :-)d


nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #10 em: 07 de Novembro de 2012, 16:36:11 »
Confesso que a minha admiração pelos programas Mercury, Gemini e Apollo não me permitem avaliar esta construção de forma isenta (...)

Um pouco de modéstia fica sempre bem  ;D ... mas podes te babar à vontade...ficou um bom trabalho (não espero outra coisa de ti) e boas fotos  :-)d
Mas é verdade, pelo gosto que tenho sobre o tema e alguma pesquisa extra que fiz (pois algumas coisas não tinha de cabeça)  ;)

hfpsc27

  • ...
  • **
  • Mensagens: 194
  • Lego - que bela invenção
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #11 em: 08 de Novembro de 2012, 21:49:29 »
Uau... adorei a ideia, a concretização e o cenário  :-DP
Excelente

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #12 em: 09 de Novembro de 2012, 09:20:09 »

Mais uma prova de que és o melhor construtor destas bandas !!

Diria mais... destas bandas e ARREDORES!!! A malta aqui constrói, não expõe sets!  :P

nunofilipe72

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1343
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #13 em: 09 de Novembro de 2012, 09:25:07 »

Mais uma prova de que és o melhor construtor destas bandas !!

Diria mais... destas bandas e ARREDORES!!! A malta aqui constrói, não expõe sets!  :P

Realmente, subaproveitado !!

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOC] [Concurso 1ª Série de Minifigs] [Veículo] Homage to Apollo 15/16/17
« Responder #14 em: 09 de Novembro de 2012, 09:27:49 »

Mais uma prova de que és o melhor construtor destas bandas !!

Diria mais... destas bandas e ARREDORES!!! A malta aqui constrói, não expõe sets!  :P

Realmente, subaproveitado !!

Fim de off-topic!